Semana da Mobilidade conta com diversas atividades em São Paulo

Atividades vão de apresentações musicais a palestras técnicas, com passeios a pé, ações educativas e até um passeio ciclístico no extremo leste da cidade.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

No dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro. A semana que engloba a data costuma ser chamada de Semana da Mobilidade.

Em São Paulo, a administração municipal convidou os cidadãos a inscreverem atividades relacionadas à mobilidade, ajudando a população a refletir sobre as formas de se deslocar em São Paulo. A Semana da Mobilidade na capital paulista vai oficialmente de 18 a 25 de setembro, mas as atividades já começaram no dia 12 (sábado), indo até dia 27 (domingo).

“A lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana divide os usuários do espaço público em cinco modalidades, evidenciando as prioridades no nosso trânsito”, esclarece o site da iniciativa. “Primeiro vem o pedestre, usuário mais frágil e abrangente na via pública; depois, o ciclista, cada vez mais numeroso; o transporte público de todos nós; o transporte de cargas e serviços não deixa a cidade parar e, por fim, tem direito o automóvel particular.”

Com o tema “seja você a mudança na cidade”, o evento pretende promover uma mudança de postura da sociedade em um esforço para a redução de acidentes e por uma mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, que priorize o uso democrático do sistema viário pelos seus diversos atores.

Atividades

A agenda da Semana da Mobilidade paulistana tem atividades ocorrendo desde o dia 12 de setembro (sábado). Entre as atividades, estão as Audiências Públicas do Programa Ruas Abertas, que pretende abrir vias às pessoas em várias regiões da cidade, inclusive a Avenida Paulista.

Há apresentações lúdicas, como as apresentações dos Palhaços sobre Rodas na Av. Paulista e esquetes teatrais em terminais de ônibus; atividades para ensinar a andar de bicicleta, como as oficinas do Bike Anjo; ações educativas realizadas pela CET em CEUs; palestras, apresentações musicais em terminais de transporte coletivo, caminhadas pela cidade e muito mais. Consulte a programação completa.

Haverá exibição gratuita do documentário Bikes vs Carros, em duas oportunidades: na quinta-feira 24, 19h, ao ar livre no Largo São Francisco (Centro); na sexta 25, às 18h30, na UFABC (Campus São Bernardo).

A Faculdade Zumbi dos Palmares também está com extensa programação relacionada a mobilidade. A UFABC também promove atividades: além da exibição do filme, haverá oficina para aprender a pedalar no dia 26, das 14 às 18h, no Campus Santo André; e no dia 27 um passeio ciclístico inter-campi, a partir das 8h. Entre ações realizadas pela iniciativa privada, destaca-se a do espaço de coworking Eureka, na Chácara Klabin, que oferece um dia grátis de trabalho para quem for de bicicleta até o local durante a Semana de Mobilidade (saiba mais).

O Consulado da Holanda em São Paulo realizará uma ação no dia 22 de Setembro, quando se comemora o Dia Mundial Sem Carro. “Queremos dar um toque Laranja na Semana da Mobilidade de São Paulo”, conta Rogier van Tooren, Cônsul Geral em Exercício, em referência à cor que simboliza seu país. Neste dia, entre as 7 e 10 horas da manhã, quem passar pedalando pela ciclovia da Av. Faria Lima, onde o Consulado está localizado, ganhará um brinde holandês. “Sendo a Holanda o país das bicicletas, não poderíamos ficar fora deste importante evento”, afirma van Tooren. O Consulado fica em um edifício no número 1779 da avenida.

No extremo leste da cidade, um passeio ciclístico será promovido pela subprefeitura de Cidade Tiradentes no dia 27, domingo, com saída às 9h do Terminal Metalúrgicos de ônibus (Terminal Velho). Inscrições: 3396-0073 / 3396-0019.

dmsc - dia mundial sem carro

Dia Mundial Sem Carro

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel. Saiba mais.

1 comentário em “Semana da Mobilidade conta com diversas atividades em São Paulo

  1. Boa noite!
    Me chamo Samara e participo da CDL Jovem de Vitória-ES.
    No próximo domingo faremos um passeio ciclístico e encontrei na página de vocês umas matérias super válidas. Gostaria de saber se posso compartilhar essas postagens, dando os devidos créditos a vocês em nossa página que conta com muitas curtidas.
    Desde já agradeço!

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *