Foto: Divulgação

Uma ciclovia que brilha no escuro

Batizado de Starpath, produto em forma de spray absorve raios UV durante o dia, para gerar luz à noite.

Foto: Divulgação
O Starpath absorve raios UV durante o dia, para gerar luz à noite. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A empresa britânica Pro-Teq Surfacing criou um produto para iluminar pavimentos sem uso de energia elétrica. Em forma de spray, o Starpath absorve a energia dos raios ultravioleta durante o dia, para liberá-la em forma de luz durante a noite, fazendo com que as pequenas partículas contidas no material brilhem.

O produto pode ser aplicado sobre qualquer superfície, como se fosse uma tinta, e é antiderrapante. A novidade está sendo testada no parque Christ’s Pieces, em Cambridge, sendo usada por pedestres e ciclistas. A empresa vende a ideia de que a aplicação do material pode ser uma alternativa ecológica e econômica à iluminação tradicional. Será?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Via Casa Vogue

6 comentários em “Uma ciclovia que brilha no escuro

  1. Idéia Brilhante ! KKKK ! Com certeza não substitui a iluminação que é bem melhor inclusive no quesito segurança como já foi dito nos comentários acima. Porém é uma exelente alternativa para trechos de Ciclovias que não possuem nenhum tipo de iluminação.
    Um exemplo bom aqui em São Paulo é a Ciclovia do Parque Ecológico do Tiête que não possue iluminação em nenhuma parte de seu trajeto, neste caso ajudaria bastante aos corajosos que se aventuram percorrer seus 15 kms a noite.
    Mas que dá vontade de pedalar em uma Ciclovia brilhante destas dá sim, eu gostaria de experimentar.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Não sei se é completamente viável, porque a falta de iluminação no entorno pode tornar a região da ciclovia perigosa e propensa a assaltos. Mas ah, eu bem que queria uma dessas em São Paulo! Eu iria pedalar lá sempre!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Bem interessante e bonito, gostaria de pedalar nela rsrss… mas ainda é para civilizações mas desenvolvidas q não precisam se preocupar com os riscos, em virtude de pessoas mal intencionadas.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. É legal. Mas creio que não seja um bom substituto de iluminação que está eficiente hoje em dia. A vantagem que se fosse aplicado na ciclovia Pinheiros, por exemplo, poderia ser aberto para uso noturno.

      Thumb up 1 Thumb down 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *