Presidente da Caloi afirma ser contrário à redução de IPI para bicicletas
Em entrevista à revista Bicycle Online, Eduardo Musa afirmou ser contrário ao movimento que pede redução de carga tributária para bicicletas no Brasil. Entenda o motivo.
Em sua coluna Opinião, na revista Bicycle Online, o diretor de redação Eduardo Santos relata um diálogo entre o presidente da Caloi (na verdade, da Cannondale Sports Unlimited Brasil), Eduardo Musa, e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que esteve no evento e percorreu diversos estandes. Na conversa, Musa teria afirmado ao deputado ser contrário ao movimento que pede redução de carga tributária para bicicletas no Brasil, ameaçando até transferir sua produção de bicicletas para a China caso a medida seja adotada (algo que considero muito difícil acontecer).
Musa também acumula os cargos de diretor da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e similares) e do Simefre (sindicato que representa a indústria de materiais e equipamentos ferroviários, rodoviários e de duas rodas). Em agosto de 2013, a canadense Cannondale Sports Unlimited, um segmento da Dorel Industries Inc., adquiriu 70% da a fabricante brasileira de bicicletas Caloi. O então CEO da Caloi, Eduardo Musa, tornou-se Presidente da Cannondale Sports Unlimited Brasil. Saiba mais.
No momento da compra, a Caloi detinha cerca de 40% do mercado nacional, segundo dados divulgados pela própria empresa. Sua fábrica em Manaus, que já era a maior fora do Sudeste Asiático, se tornou responsável por produzir, além de bicicletas Caloi, marcas como Cannondale, Schwinn, Mongoose e GT, para atender não apenas o mercado brasileiro mas também o mercado mundial por meio de exportações.
Vantagem competitiva
Em 2011, a Caloi já havia se posicionado favorável ao aumento da alíquota de imposto de importação de bicicletas, que em setembro daquele ano subiu de 20% para 35% por decisão do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “Essa decisão representa uma significativa vitória para o País e para a indústria nacional, já que a medida aprovada colabora para a preservação da produção brasileira, para a geração de empregos e para a segurança do consumidor”, justificou a empresa em nota.
Além da vantagem conseguida contra os importados com esse aumento de alíquota, a Caloi/Cannondale tem hoje uma vantagem competitiva também sobre os concorrentes nacionais. Por serem fabricados na Zona Franca de Manaus, seus produtos recebem isenções de ICMS, IPI, PIS e COFINS, que não beneficiam fabricantes menores em outras localidades – por isso o interesse em que a tributação continue como está.
Mas reduzir os impostos para as bicicletas, que hoje sofrem maior tributação que os automóveis, aumentaria as vendas, que vêm se reduzindo nos últimos anos, aumentando consequentemente a arrecadação – além de deixá-las mais baratas. Beneficíos para o país e para os consumidores. Entenda a questão aqui.
Preciso falar com o diretor da Caloi.
Uma pessoa do interior de Minas precisa de uma bicicleta e eu não posso dar de presente porque nao tenho salário que me dê esse prazer. Os filhinhos dele ja estavam acostumados a andar com o pai, mas a velha bike dele quebrou e o irmão não pode comprar ou refazer o serviço do quadro etc.
Quero saber se podem doar ao Elias uma nova nicicleta e nem precisa ser a de luxo da Caloi. A mais simples resolveria. Obrigada se me responderem. E …. papai, não esqueça minha caloi ! Kkkkkkk
Dei muita bicicleta Caloi durante o natal, a meus três meninos.
0 1
Ao contrário do que a maioria pensa, o protecionismo da indústria nacional, através do aumento da tarifa de importações, é extremamente prejudicial ao consumidor, pois sem concorrência as indústrias cobram o quanto quiserem pelos seus produtos. E acontece o que está acontecendo: produtos ruins, caros e os consumidores sem opção.
Comentário bem votado! 12 0
A Caloi tinha de ter vergonha de vender produtos de tão baixa qualidade. Somos um país sem vergonha na cara mesmo!
Comentário bem votado! 5 0
Olha, o Eduardo é um arrogante intragavel, nem de perto tem a educação do pai. Não é surpresa que ele lute para aumentar os impostos sobre bicicletas, ta olhando só o lucro pra empresa que é da familia. Uma pena a Caloi nas mãos de gente desse tipo.
Vamos tomar atitude nas urnas e derrubar os encastelados que atrasam este país, nem que leve 30 anos, mas uma hora a maioria vai entender que é hora de acabar com a farra dos governantes.
Imposto Único de aliquota baixa já !
Governo eficiente não precisa de muito .
Fora MUSA !
Comentário bem votado! 5 0
O de sempre no Brasil: Perpetuamos o atraso da industria e o prejuízo do consumidor sob a desculpa de preservar empregos. Quando na verdade uma verdadeira concorrência traria o contrario: mais oferta, nivelar a industria por cima, opções de qualidade/preço para todas as exigencias e possibilidades do consumidor, empregos. O consumidor não pode continuar sendo refém dos lobbies!!!
Comentário bem votado! 6 0
simples, para de comprar Caloi. Desde que eu me lembro, nos anos 80, a Caloi sempre fez tudo para monopolizar a industria e não deixar niguem produzir. A Caloi é a grande responsavel pelo atraso do ciclismo Brasileiro, tanto ciclismo esportivo como urbano. Agora nem é mais uma empresa Brasileira. Se eles ameaçam sair de Manaus e ir para a Asia, ja foi tarde, eu não dou a minima para empregos em Manaus , eu odeio a Caloi e não me identifico com a politica de marketing nem os preços superfaturados da Cannondale Bicycles no Brasil.
Comentário bem votado! 21 2
Este Sr. é uma piada e deve ter comprado os deputados e senadores (como vários outros que se dizem empresários de sucesso) a taxarem as bicicletas mais e mais…
É uma piada este cara !!!!
Comentário bem votado! 11 1
Comprei uma bicicleta ergometrica ACT CBL 40 Elite no dia 04/11/2015, 5 dias após o uso ela começou a fazer um barulho super alto dentro da bicicleta. Entrei em contato com a Caloi o qual me mandou uma autorização de reparo em garantia com o telefone do técnico que iria em minha casa para os devidos reparos gratuitamente. Entrei em contato com o técnico que não pode ir na semana do contato pois ainda estava abrindo a loja, na semana seguinte entramos em contato novamente e o mesmo agendou um horário e não compareceu, ligamos pra ele novamente e ele disse que ou levaríamos o produto até a loja dele ou ele cobraria R$ 80,00 pela visita. Entramos em contato com a Caloi novamente e eles disseram que essa informação não procede, entrou em contato com o técnico e a própria Caloi agendou um horário com o mesmo na mesma semana, ele ligou garantindo que viria até minha casa e não veio. Enfim, já agendamos com ele 5 vezes, deixei compromissos de lado pra esperar e o mesmo não comparece. Até hoje dia 03/01/2016 nao resolveram meu problema e estou sem usar o produto. Semana que vem entrarei em contato com a Caloi pra devolução do produto e estorno do meu dinheiro. Falta de respeito total. Produto da Caloi não compro nunca mais.
Comentário bem votado! 16 1
Caloi Aluminium Sport. 0km. Pneu/câmera Levorin novamente furada. Ficou mais de 30 dias na Assistência Técnica Caloi de Foz do Iguaçu, para consertá-la (a câmera de ar Levorin!). E não me forneceram nenhum documento, a relatar/comprovar o que realmente fizeram. Desde então não a usei. Ainda não a usei. Disseram-me que consertaram-na/substituíram-na?! Mas o fato é que novamente permanece furada. Cadê esse senhor Eduardo Musa que se atribui o CEO da Caloi Norte S/A? Preocupado com este seu cliente/consumidor tchecomax@yahoo.com.br certamente não está
2 3
Eu comprei uma Caloi Elite 30 na NetShoes no dia 29/10/2014 como consta na Nota fiscal e no dia 08/12 a Suspensão RockShox XC 30 TK explodiu em um passeio no parque do Ibirapuera, provocando um acidente… Então venho alertar para que a Caloi tome providências para o conserto das demais bicicletas que estão com essa suspensão.
Vale ressaltar que numa busca simples na internet você encontra muita gente reclamando que aconteceu igual e com acidentes até piores que o meu, derivados da péssima situação da suspensão Rockshox XC 30 TK.
Se fosse nos EUA ou CANADA ou AUSTRÁLIA teríamos uma atenção toda especial para o nosso problema, mas aqui a Caloi pediu para levar na autorizada e a autorizada abriu um chamado na Caloi e não tem previsão para conserto!!! E isso mesmo que eu falei !!! não tem previsão… Então quando for comprar algum produto pense em pagar por uma marca que de um suporte como as concorrente da Caloi que fazem de tudo para manter o nome da empresa como: incrível, impressionante, fora de serie, e outras mais… Mesmo que em momentos complicados a marca não deixa seus compradores na mão.
Gostaria muito de ter meu problema resolvido rapidamente, mas pelo visto eu vou ter que ficar sem pedalar esse final de ano.
Não ficaria abismado se eu recebesse uma elite carbon entroca da minha, até por que a minha pode a solução dos problemas da Caloi.
Não estou aqui pra falar dos problemas crônicos que a bicicleta apresenta, mesmo quando e montada pela “autorizada” CALOI, como raios soltos, rodas desalinhadas, câmbios com problemas, freio com vazamento e mesmo assim o problemas maior e uma bicicleta que pode provocar uma queda e ter um final que pode ser uma clavícula quebrada, um maxilar quebrado ou ate um traumatismo craniano e por que não um acidente fatal.
Comentário bem votado! 9 0
O presidente da Caloi é contra a redução IPI porque ele NÃO PAGA esse imposto. Mas os outros fabricantes [nacionais ou nao] que produzem fora da Zona Franca são obrigados.
Comentário bem votado! 36 0
SRS. FUI GERENTE REGIONAL DA CALOI POR MAIS DE 8 ANOS,,,CONHEÇO MAIS OU MENOS ESTE CIDADÃO,,,ELE É CONTRA ELIMINAÇÃO DE IPI DAS BICICLETAS,,,POR QUE ELES NÃO PAGAM,,,TEM ISENÇÃO,,,SÃO FABRICADAS EM MANAUS,,,A CALOI FOI PARA MANAUS POR CAUSA DA ISENÇÃO,,,SE ELE É CONTRA,,POR QUE NÃO PAGA O QUE É FABRICADO EM MANAUS,,,A LEI DEVE ATENDER UMA GRANDE MAIORIA,,,NÃO APENAS POUCOS FABRICANTES,,,NO CASO DESTE SENHOR,,,,VAMOS INCENTIVAR A INDÚSTRIA NACIONAL,,,ZERO DE IPI EM BICICLETAS,,,SERIA BOM ELE FALAR QUANTO COMPROU A CALOI,,,PARA FAMILIA CALOI, E POR QUANTO VENDEU PARA CANNODALE,,,,E COMO FOI A COMPRA DA CALOI EM 1998!!!EU ESTAVA LÁ!!!!SE QUISER PEITAR COMIGO,,VAMOS EM FRENTE,,,LEMBRANDO PEITEI A PETROBRÁS,,,DENUNCIEI OS DESVIOS NA REFINARIA,,,TEM VÁRIOS PRESOS!!!!SOU ENGENHEIRO E NÃO SOU CORRUPTO!!!BRASIL EM PRIMEIRO LUGAR!!!POVO TAMBÉM,,FUI PT,,,HOJE SOU INIMIGO DE PT´S,,,,QUANTOS DO PT TEM PRESO???ZERO DE IPI NAS BICICLETAS!!!!
Comentário bem votado! 49 3
Oi, Carlos estou fazendo um trabalho de escola (Unicamp) sobre marcas que estavam falidas e conseguiram resolver seus problemas. Estou pesquisando sobre a Caloi a informação que encontrei foi essa a seguinte:
Solução estratégica para resolver a o problema da Caloi:
1 – A Caloi precisava de financiamento para poder voltar a se desenvolver. O que Edson Moura fez foi investir dinheiro e comprou o controle da Caloi, em 2000. A empresa tinha um faturamento de um pouco mais de R$ 100 milhões por ano e dívidas de mais de R$ 200 milhões, com o fisco, bancos e fornecedores. Foi feita uma reengenharia societária, onde Edson acabou ficando com a Caloi Norte, o qual possuía a marca, todo o comércio e todos os ativos. E a Caloi Bicicletas ficou com todos os passivos. Ficamos com a empresa enxuta, limpa. Negociamos os créditos com fornecedores do Japão e China e com isso a empresa voltou a funcionar.
2 – O canal de vendas é uma dificuldade para a Caloi. Por isso a empresa, hoje, esta apostando na internet, onde podem expor a gama completa de seus produtos.
Se vc quiser me ajudar em alguma informação que eu possa usar para entender melhoer essa compra eu agradeço. Fica meu e-mail pessoal: simaobird@hotmail.com.br
Grato,
Robson
Comentário bem votado! 5 0
Boa!!! Tem meu apoio incondicional!
https://youtu.be/mQ5TfvIbb14
1 0
Veja sobre o que se faz de projeto de lei para as bicicletas:
http://www.votenaweb.com.br/pesquisa?q=bicicleta
E tem para isenção de IPI para as bicicletas e suas peças.
1 0
O presidente da Caloi está pensando na própria empresa e consequentemente no seu bolso. Quer garantir seus lucros sem concorrência. Este foi o pensamento do empresariado brasileiro até 1990. Podemos ver que continua arraigado no DNA e passado de outras gerações para as mais novas. Redução de IPI já. Além de ser um transporte limpo é um grande aliado para a boa saúde.
Comentário bem votado! 7 0
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso. 1 10