Sergio Avelleda, presidente do Metrô de São Paulo. Foto: CicloLiga

Em reunião com ciclistas, presidente do Metrô-SP fala sobre bicicletas e intermodalidade

Membros da CicloLiga se reuniram com o presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda, e com o diretor de operações, Mário Fioratti. Falou-se sobre canaletas nas escadas fixas, ampliação de horário, transporte de dobrável e sobre a expansão da Ciclovia da Radial Leste até o Centro. Confira.

Sergio Avelleda, presidente do Metrô de São Paulo. Foto: CicloLiga

Membros da CicloLiga se reuniram com o presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda, e com o diretor de operações da companhia, Mário Fioratti. O objetivo da reunião, realizada a pedido do próprio Avelleda, era esclarecer detalhes da recente liberação das escadas rolantes, discutir questões relacionadas à intermodalidade e estreitar a relação entre o Metrô e os ciclistas.

Em cerca de uma hora de conversa muito produtiva, foram tratados temas de grande interesse dos ciclistas que utilizam a infraestrutura do Metrô, como a possibilidade de instalação de canaletas para descer a bicicleta pelas escadas fixas, ampliação de horário de uso e transporte de bicicleta dobrável. Falou-se até sobre a expansão da Ciclovia Caminho Verde (Ciclovia da Radial Leste) até o Centro.

Avelleda comprometeu-se a promover um encontro com uma equipe técnica do Metrô, para pensar em melhorias na integração com a bicicleta, além de uma reunião com o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para discutir ações conjuntas entre Metrô, CPTM, ViaQuatro e EMTU. Note-se que quando falamos de EMTU, estamos falando de ônibus. Avelleda citou o suporte para bicicletas que existe nos ônibus de outros países e que “funciona com a maior tranquilidade”.

Veja mais detalhes no site da CicloLiga e assista ao resumo da reunião no vídeo abaixo.

7 comentários em “Em reunião com ciclistas, presidente do Metrô-SP fala sobre bicicletas e intermodalidade

  1. Parabéns a todos os envolvidos nesses diálogos com o metrô! Se me permitem, gostaria de ressaltar que de nada adianta aumentar a ciclovia da Zona Leste até o Pq. Dom Pedro se não houver um aumento e uma preocupação efetiva com a segurança do ciclista. Eu mesmo já fui abordado dentro do terminal de ônibus Pq. Dom Pedro com a minha dobrável encapada muito próximo a um dos seguranças do terminal que simplesmente fingiu que não havia visto nada. Atenção: projetos sem segurança contra os vagabundos não adianta!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  2. Sensacional! Fico até emocionado em notar que as pessoas, munidas de bom senso, boa vontade, educação e organização, podem gerar ideias e soluções uteis a todos. Isso é bonito de se ver! Parabéns à Cicloliga e, principalmente, ao presidente do Metrô que, nesse passo, pode se configurar como o grande interlocutor dessa revolução nos transportes e mobilidade na megalópole que é São Paulo.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Numa escada rolante em movimento, ciclista e bicicleta estão parados em relação aos degraus da escada. Na escada estática, ciclista e bicicleta movimentam entre si e em relação aos degraus da escada. Portanto é mais seguro transportar bicicletas em escadas rolantes.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Parabéns ao pessoal da CicloLiga, realmente esse é o caminho. Entretanto, adaptar as antigas e novas estações requer tempo e muitos testes, de modo a evitar qualquer tipo de acidentes aos ciclistas ou usuários do metrô. Parabéns ao Sr. Avelleda por abrir esse canal, pois além de ser Presidente do Metrô ele também é um ciclista como nós. Sempre o vejo pedalando pela R. Boa Vista em direção ao prédio do Metrô…hehehe
    Ah, e fico muito feliz em saber da interligação da ciclovia da Radial Leste até o Pq. D. Pedro. Como moro na região do Carrão e trabalho no centro isso vai ser uma mão na roda, pois assim não precisamos passar apuros com os ônibus na Radial Leste ou Avenida Celso Garcia.
    Abraços e continuem assim….é um trabalho de formiguinha, mas um trabalho muito bem feito. Parabéns

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Esse é o inicio para a soluções….conversas e acordos! Juntar o conhecimento da prática com o conhecimento das operações que servem o transp. público, para assim ter os melhores resultados. Parabéns!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Muito bom, parece que realmente os diretores estão interessados em avançar nesse quesito. Parabéns pela iniciativa de começar esta conversa saudável entre os usuários e governo

    Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Muito bom o video BIKE+Metrô, que motivou Fioratti a procurar a galera do cicloliga… Apesar de nao oferecerem nenhuma solução a curto/medio prazo, pelo menos mostraram-se interessados no assunto. Muito bacana tb a inteção e o documento feito pelo pessoal da ciclo liga. Vamos que vamos!

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *