Alguns trechos nem parecem São Paulo. Foto: Consórcio Monotrilho/Divulgação

Pista nova da Ciclovia Rio Pinheiros deve ser inaugurada até o início de março

Veja em fotos como estão a via e os acessos que servirão de alternativa à interdição da Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, para obras do Monotrilho.

Alguns trechos nem parecem São Paulo. Foto: Consórcio Monotrilho/Divulgação
Alguns trechos nem parecem estar em uma área tão urbanizada da capital paulista. Foto: Consórcio Monotrilho/Divulgação
A passarela da Ponte João Dias foi cercada por grades. Foto: Pscycle
A passarela da Ponte João Dias foi cercada por grades. Foto: Pscycle

As obras da pista nova da Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, já estão bastante adiantadas, como mostram as fotos desta página (clique para ampliá-las). A nova via pavimentada, na margem oposta do rio, já está praticamente pronta – e os acessos a ela também. Apesar do prazo previsto ser até o final de fevereiro, alguns detalhes que necessitam de ajustes podem demandar alguns dias a mais, adentrando o mês de março. A data oficial deve ser divulgada nos próximos dias.

A ciclovia nova, com cerca de 8 km de extensão, vai da Ponte Cidade Jardim até a Ponte João Dias, servindo desvio para que os ciclistas não sejam impedidos de circular durante as obras do Monotrilho (Linha 17-Ouro do Metrô), que está sendo construído sobre a pista antiga. A nova via não será pintada de vermelho, sendo mantido o pavimento em asfalto.

Acessos

Escadaria da Ponte João Dias, dando acesso à pista antiga da ciclovia. Perceba as canaletas nas laterais. Foto: Pscycle
Escadaria da Ponte João Dias, dando acesso à pista antiga da ciclovia. Perceba as canaletas. Foto: Pscycle

Para acessar o novo trecho, a Ponte Cidade Jardim foi adaptada para que os ciclistas possam transpor o rio, ganhando também acessos externos que permitirão entrar na ciclovia a partir dali. A outra transposição fica na Ponte João Dias, que teve uma passarela de pedestres inativa aproveitada para essa função.

Infelizmente, não foi feito acesso externo na Ponte João Dias e a passarela foi cercada por grades, para impedir a entrada/saída por ali. A preocupação é que os ciclistas fossem colocados em risco ao cruzar as diversas faixas de rolamento para chegar à passarela, que se encontra bem no meio do complexo de pontes. O viário no local é inóspito a pessoas a pé ou de bicicleta e o comportamento dos motoristas é bastante agressivo, pois a quantidade e largura das faixas incentiva o excesso de velocidade.

Apesar dos pedidos dos cicloativistas para que os acessos às pontes fossem em forma de rampa (e, de preferência, pedalável), os ciclistas terão que empurrar a bicicleta em escadas com canaletas nas laterais, tanto na Ponte João Dias quanto na Cidade Jardim. A solução, semelhante à já existente na Vila Olímpia, certamente será motivo de reclamações entre os usuários. Mas ao menos as canaletas foram instaladas com um “respiro” em relação ao corrimão, facilitando o uso. E não há a necessidade de fazer curvas, reencaixando a bicicleta na canaleta a cada lance de escada, como acontece na Vila Olímpia.

Mesmo antes da inauguração, alguns ciclistas e até corredores estão utilizando a pista nova. Algumas das fotos dessa matéria foram enviadas por um de nossos leitores.

Para mais detalhes sobre as soluções adotadas, leia nossa matéria que detalha o assunto.

Para ver tudo que já publicamos sobre o caso, clique aqui.

 

A pista nova, já com o isolamento separando o ciclista das águas do rio. Foto: Pscycle
A pista nova, já com o isolamento separando o ciclista das águas do rio. Foto: Pscycle

 

Nessa outra imagem, um pouco mais antiga, outro trecho da pista nova. A ponte estaiada pode ser vista ao fundo. Foto: Consórcio Monotrilho/Divulgação
Nessa outra imagem, um pouco mais antiga, outro trecho da pista nova. A ponte estaiada pode ser vista ao fundo. Foto: Consórcio Monotrilho/Divulgação

 

Nessa imagem é possível ver as obras do Monotrilho em andamento, na margem antiga. Foto: Pscycle
Nessa imagem é possível ver as obras do Monotrilho em andamento, na margem antiga. Foto: Pscycle

41 comentários em “Pista nova da Ciclovia Rio Pinheiros deve ser inaugurada até o início de março

  1. Sou usuário diarista uso como para trabalho como para lazer dias a dias domingo à domingo sou contra com essa obra por motivo de que do outro lado se vai ter segurança, iluminação e apoio sendo que tem muitos fumantes como vai ter muitos roubos de bikes, e com essa perda de tempo teria que aumentasse os os horários de funcionamentos das 06:00h às 19:30h para quem entra cedo no trabalho (com eu às 06:00h) que tenha dar essa toda volta.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Olá! Eu sou morador do Capão Redondo e estive lá na ciclovia no último sábado. Realmente, acessar a ciclovia pela ponte João Dias é perigoso. Em horário de pico até dá, pois o trânsito fica parado por ali. Eu acessei a ciclovia da Bayer no Socorro. Pedalei até a ponte João Dias, onde fiz um video. Pra voltar, passei por baixo da ponte e subi um morrinho, pulei a mureta, atravessei a ponte de novo e acessei a ponte alta, sentido bairro, na faixa da esquerda. Pra quem tem experiência, dá pra atravessar, desde que tenha a atenção e sinalize pros motoristas. Mais uma vez, no horário de pico fica bem tranquilo. Quem quiser acessar a ciclovia com segurança, sem ter que atravessar o rio, pode faze-lo no Terminal Guido Caloi, junto à estação Santo Amaro do Metrô.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Não, Mário.

    Serão duas pontes. A Ponte Laguna terá uma pista com 3 faixas para veículos motorizados (sentido Parque Burle Marx) e uma faixa larga para o trânsito de ciclistas e pedestres. No link da SP Obras tem ilustrações que mostram como ficarão as pontes: http://goo.gl/fSqTTU.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. OLÁ PESSOAL,
    Então pelo que percebi com relação aos acessos, quem chega de bike pela Estrada de Itapecerica NÃO CONSEGUIRÁ ACESSAR a nova ciclovia pela Ponte João Dias?????? Ou seja, terá que continuar seguindo até Santo Amaro, acessar a ciclovia margem CPTM, fazer o translado na Ponte João Dias para a margem oeste, seguir até a Cidade Jardim, cruzar novamente o rio, retornar até a Vila Olímpia e, somente então, seguir em frente até a Paulista que é o meu destino final… Eu me recuso a acreditar nisto.
    Abraços

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Para quem perguntou, sim, uma das duas pontes que está em construção na região próxima ao Burle Marx terá uma área de passagem de pedestres e ciclistas. A ideia da Prefeitura é criar uma área ciclável que interligará o Parque Burle Marx, Parque Severo Gomes e a ciclovia que ficará na ampliação da Avenida Chucri Zaidan (que ligará a Avenida João Dias ao corredor Berrini/Faria Lima/Largo da Batata).

    Espero que essa nova pista se torne permanente, pelo menos nesse trecho entre a nova ponte Burle Marx e a ciclovia do Pomar Urbano. \o/

    Thumb up 2 Thumb down 0

  6. O problema maior desse trecho será a segurança. São vários pontos fáceis de serem acessados longe das guaritas de entrada, com facilidade para fuga em locais estratégicos. Não houve um reforço com grades altas que pudessem impedir o acesso de pedestres a ciclovia. Pode até ser uma boa ciclovia de passeio, mas eu não levaria aquela MTB boladona pra pedalar nessa ciclovia.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  7. Excelente!
    Willian, será que ainda dá tempo de lançar uma campanha pública para pintarem a Ciclovia na cor VERDE ?? Há tempo defendo isso como um símbolo marcante desse modal de transporte limpo, sustentável e ecológico.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Estive lá no sábado, o percurso completo vai da Ponte do Socorro, até a barragem da Usina (Vila Olimpia), o asfalto está otimo e o espaço suficiente grande para tráfego nas duas vias, o trabalho por lá está num ritmo ótimo, ao meu ver como ciclista, faltam bebedouros e banheiros no local, mas tenho certeza que algo será construído até o fim da obra.

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. Sim, mas com uma volta: indo até a ponte Cidade Jardim, atravessando por ela, e retornando pela ciclovia velha até Vila Olímpia.
      Para efeitos práticos, provavelmente valerá mais a pena seguir por fora, pelo parque do povo e ruas vizinhas. Economiza 3 escadarias.

      Thumb up 3 Thumb down 0

  9. -Achei um avanço o acesso pela ponte velha de acesso a marginal, acredito que pela ponte João Dias, é inviavel pela altura! O espeço é muito pequeno para uma rampa. Lá na cidade jardim só estão fazendo a rampa, porque é uma compensação pela construção do Shopping JK pela construtora W Torre.

    Deveriam colocar uma guarita com um vigilante nesse acesso, ou deslocar a que fica na estação Santo Amaro, já lá há seguranças da CPTM e do Metrô.

    Com relação à travessia que farão nas proximidades do Pq Burlemax, será unica para ciclistas ou será um novo viaduto ?

    E acesso na estação Berrri e na Ponte Estaiada ? Alguma novidade ?

    Abs.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  10. Enquanto a construção ou ampliação de uma ciclovia é sempre uma boa notícia, eu creio que não é só o ângulo da escada que deve gerar reclamação entre os ciclistas. É a não construção do acesso à ciclovia na ponte João Dias também. O local é inóspito sim e o comportamento dos motoristas é agressivo sim (às vezes). Mas qual a alternativa para quem precisa cruzar a ponte?

    Ouvi falar há algum tempo sobre a construção de uma nova ponte perto da João Dias, que daria acesso à ciclovia. Alguém saberia dizer se a informação procede?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  11. Uma correção, um adendo, e um alento:
    – a última foto mostra a obra da ciclopassarela de acesso da ciclovia antiga ao parque do povo; não é obra do monotrilho, que começa um pouco mais à frente, da ponte estaiada até a estação Granja Julieta;
    – a ciclovia aparentemente não terminará na ponte João Dias, mas prosseguirá através da área do pomar urbano até conectar-se à ciclovia recém-inaugurada, com acessos no metrô João Dias, na Bayer e na ponte do Socorro; a primeira foto, divulgada pelo consórcio que constrói o monotrilho, é da área do pomar.
    – bem em frente ao parque Burle Marx estão fazendo uma obra anexa à ciclovia, que o vigia me disse que será uma travessia sobre o rio.

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. é, parece que já faz um tempinho que tem uma entrada na ponte do Socorro mesmo, ja vi uns perdidos pedalando do lado de lá! legal isso, espero que seja bem vigiada!

      Thumb up 0 Thumb down 0

      1. Não Zeca, não é nada vigiada. Existe possibilidade de diversos acessos não “oficiais”, inclusive pode ser visto pedestres caminhando por ela. Não existe nenhum tipo de controle de acesso como ocorre na ciclovia “antiga” que tem controle de acesso e segurança motorizada.

        Thumb up 0 Thumb down 0

  12. Perfeito Willian .. só fica a dúvida referente a segurança sera q terao carros ou motos de patrulhamento rodando no trecho?
    Parabéns mais uma vez … mantendo a todos informados.

    Abraços

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *