Palestra realizada por Carlos Marroquin durante o III Fórum Mundial da Bicicleta em Curitiba (PR). Foto/Rachel Schein

Curitiba recebe oficina de bicimáquinas de Carlos Marroquin

Participantes da oficina poderão transformar bicicletas sem uso em máquinas de lavar, amoladores de facas e até em liquidificadores

Palestra realizada por Carlos Marroquin durante o III Fórum Mundial da Bicicleta em Curitiba (PR). Foto/Rachel Schein
Palestra realizada por Carlos Marroquin durante o III Fórum Mundial da Bicicleta em Curitiba (PR). Foto/Rachel Schein

Entre esta sexta, 21/2, e domingo, dia 23, a CicloIguaçu promove em Curitiba a oficina “Bicimáquinas”, com Carlos Marroquin, da Guatemala. A atividade acontece na ocupação Nova Primavera, Cidade industrial, e tem como objetivo construir máquinas de uso doméstico movidas com a energia de pedaladas. Para isso, a própria comunidade poderá transformar bicicletas sem uso em máquinas de lavar, amoladores de facas e até em liquidificadores. A atividade faz parte de um projeto maior de ciclomobilidade, que pretende estimular o deslocamento por meio da bicicleta entre estudantes e trabalhadores da região.

Bicimáquinas são bicicletas transformadas em utensílios capazes de otimizar o tempo de trabalho de pessoas em pequenas comunidades, de donas de casa a agricultores, facilitando as tarefas domésticas e gerando mais receita a pequenos negócios. Além das bicimáquinas citadas acima, também é possível fazer moedores de grãos e máquinas capazes de captar água em poços.

Marroquin: destaque no III Fórum Mundial da Bicicleta

Carlos Marroquin participou do III Fórum Mundial da Bicicleta realizado em Curitiba (PR), entre 13 e 16 de fevereiro. Sua palestra foi uma das mais inspiradoras, principalmente pelo poder de transformação social do tema abordado. “O painel que eu mais gostei foi do Carlos. A iniciativa dele é muito gratificante e faz com que a gente se motive cada dia mais pra poder ajudar o próximo através da bicicleta”, comentou Helen Brancaglion, moradora de Curitiba que esteve presente no Fórum.

Foi durante os anos 1990 que Carlos Marroquin encontrou a inspiração para criar as bicimáquinas. O objetivo era ajudar as mulheres a realizar com mais facilidade as tarefas domésticas. “Este é o espírito da bicicleta: de transformação, de inspiração e de amor tanto à natureza como ao ser humano”, afirma Carlos.

Oficina de Bicimáquinas

Dias 21, 22 e 23 de fevereiro, das 9h às 18h

Ocupação Nova Primavera, Estrada Velha do Barigui, s/n (continuação da Rua Dr. Mario Jorge, em frente à Fábrica da Toshiba)

Contato: (41) 9223-7040 (Rodolfo) e (41) 9943-7719 (Ivo)

Mais informações aqui.

1 comentário em “Curitiba recebe oficina de bicimáquinas de Carlos Marroquin

  1. Imagine uma academia, bicicletas estacionárias gerando energia na medida em que os alunos pedalam, fazem aulas de spinning/cycling… É tão simples, por que não existe ainda? :/

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *