Agentes da Nittrans passaram a trabalhar utilizando bicicleta. Foto: Reprodução/Niterói de Bicicleta

Niterói multa motoristas usando fotos enviadas por ciclistas

Ciclistas que flagrarem infrações de motoristas poderão enviar fotos do veículo e dados da infração ao órgão de fiscalização da cidade.

Agentes da Nittrans passaram a trabalhar utilizando bicicleta como parte da política de mobilidade por bicicleta da cidade. Foto: Reprodução/Niterói de Bicicleta
Agentes da NitTrans passaram a trabalhar utilizando bicicletas, como parte da política de mobilidade por bicicleta da cidade. Foto: Reprodução/Niterói de Bicicleta
Segundo Código de Trânsito Brasileiro, estacionar o carro em ciclovia ou ciclofaixa é infração grave; já circular com o automóvel por esses locais é infração gravíssima. Foto: Reprodução/Niterói de Bicicleta
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar o carro em ciclovia ou ciclofaixa é infração grave; já circular com o automóvel por esses locais é infração gravíssima. Foto: Reprodução/Niterói de Bicicleta

A prefeitura de Niterói (RJ), em parceria com o programa Niterói de Bicicleta, criou uma ferramenta para que ciclistas possam denunciar motoristas que estacionam ou circulam em ciclovias e ciclofaixas, colocando em risco a vida dos ciclistas, atrapalhando a passagem das bicicletas e infringindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Através do e-mail respeiteociclista@niteroi.rj.gov.br, o ciclista pode enviar os dados do infrator e cabe à NitTrans, órgão de fiscalização do trânsito da cidade, decidir se aplica a multa ou não. É necessário enviar a placa, o modelo do carro, data, hora e local (rua, número e/ou esquina) e, se possível, a fotografia do veículo. A foto não é obrigatória, mas importante. “O proprietário será notificado e terá um prazo para defesa. Com a foto comprovando a infração, a defesa é bem mais difícil”, diz a publicação do Niterói de Bicicleta, no Facebook, postada em 30 de janeiro.

“Esse serviço já existia, mas era muito burocrático, a pessoa precisava ir pessoalmente para fazer a denúncia. Agora pode ser por e-mail”, conta Argus Caruso, coordenador do programa Niterói de Bicicleta.

Questionamentos

Assim que publicamos a chamada para esta matéria em nossa fan page, vários ciclistas locais questionaram o anúncio. “Isso não tem acontecido”, lamenta o leitor Vinicius Ribeiro. “Foi divulgado, mas nenhuma multa foi expedida nestes últimos meses por causa deste novo procedimento”, completa.

Outros leitores concordaram com a afirmação.  “Moro em Niteroi e nunca ouvi falar de alguém que recebeu multa”, afirmou Dhiogo Curis.

O Vá de Bike entrou em contato com a coordenação do Niterói de Bicicleta, perguntando quantas multas foram aplicadas até o momento. Atualizaremos a página com a resposta tão logo a obtenhamos.

Niterói de Bicicleta

O programa Niterói de Bicicleta é uma iniciativa da prefeitura para a melhoria da mobilidade urbana, que estimula o uso da bicicleta como meio de transporte.

O próximo passo, ainda segundo Argus, é colocar em vigor a lei que obriga shoppings e supermercados a terem bicicletários. “Estamos dando o prazo até 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, para todos se ajustarem. A partir daí, iremos cobrar multas previstas nessa lei”, informa Argus.

Outra iniciativa será a II Semana de Mobilidade de Niterói, que acontece de 11 a 18 de maio com diversas atividades e passeios. Para essa semana, materiais gráficos como revistas em quadrinhos para crianças, adesivos e exemplares de bolso do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serão impressos e distribuídos.

No decorrer da semana da mobilidade, os ciclistas também serão instruídos a colaborarem com a NitTrans, enviando fotos de motoristas infratores na tentativa de ensiná-los a respeitar o espaço conquistado pelas bicicletas.

Prática traz risco a ciclistas

Por Willian Cruz

Estacionar ou trafegar sobre uma ciclovia ou ciclofaixa acarreta a mesma punição do que fazê-lo sobre as calçadas (artigos 181 e 193). E isso é justo, por um motivo muito simples: coloca vidas de pessoas em risco.

O “simples” fato de estacionar sobre uma calçada faz com que os pedestres tenham que descer à via para poder passar pelo local. Nesse momento, estão expostos a atropelamentos, principalmente por adentrar o leito carroçável em um local e momento em que não são esperados por quem passa de carro. O mesmo ocorre quando se estaciona em uma via para ciclistas: estes são obrigados e sair dela, entrando em espaço onde não são esperados pelos motoristas justamente por haver estrutura específica no local.

Se um pedestre ou ciclista for atropelado em um caso como esse, o motorista que estacionou em local indevido pode responder criminalmente, por ter criado condições que levaram ao atropelamento.

Não estacione sobre uma ciclofaixa, ciclovia ou calçada. Nem por um minutinho.

22 comentários em “Niterói multa motoristas usando fotos enviadas por ciclistas

  1. Duvido que isso vá funcionar! Niterói (RJ) é uma cidade onde os motoqueiros (não são motociclistas mesmo!) fazem o que querem. Trafegam em alta velocidade nas calçadas e em cima dos pedestres. Há pouco tempo quase a minha filha foi atropelada na calçada por uma moto e com perigo de morte dela. Param na faixa dos pedestres toda hora. Andam na contramão. Avançam todos os sinais. Etc. Enfim, os agentes de trânsito ficam só olhando e fazem nada, e até batem papo com os motociclistas na faixa de pedestre. Por outro lado, se eu estaciono uma roda do meu carro ou se encosto com o meu carro na faixa de pedestre sou multado na hora. Uma desordem e uma injustiça em Niterói, sobretudo no bairro Icaraí, onde moro. Nada é feito para multar esta falange imensa de motoqueiros, que verdadeiramente são quem manda no trânsito da cidade.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *