Audiência Pública discutirá incentivos ao uso da bicicleta em São Paulo
Por Willian Cruz 1 de junho de 2014 (atualizado em 04/jun/2014)
Projeto de Lei pretende compensar impostos pagos na compra da bicicleta e garantir gratuidades para ciclistas e isenção de ISS para empresas do setor.
Uma das propostas é compensar os impostos pagos na compra da bicicleta através de créditos no Bilhete Único. Imagem: Divulgação
Na próxima terça-feira, 3 de junho, às 19h, acontece na Câmara Municipal de São Paulo uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei 11/2014, que cria um programa municipal de incentivo ao uso da bicicleta. O PL é de autoria do vereador José Police Neto (PSD), que por sinal utiliza a bicicleta na maior parte de seus deslocamentos, além de compor a Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana. A audiência está sendo realizada pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente e será no auditório Oscar Pedroso Horta, no 1º subsolo da Câmara (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista).
Audiências Públicas permitem a participação popular. Se você tem comentários ou sugestões sobre o projeto, pode se inscrever para ter a palavra no auditório, após a apresentação do projeto.
A presença dos ciclistas é importante, para demonstrar apoio a propostas que incentivem o uso da bicicleta e esclarecer nossas demandas e necessidades. Compareça!
Justificativa
O vereador Police Neto, se deslocando de bicicleta para o expediente na Câmara, em um dia de chuva da capital paulista. Foto: Facebook/Reprodução
A substituição do carro pela bicicleta em trajetos curtos traz significativa economia para o município tanto em termos de recursos materiais quanto em redução da poluição e do tráfego. Para ampliar a utilização da bicicleta o presente projeto prevê incentivos à intermodalidade entre a rede de transporte público e a bicicleta através da atribuição de crédito equivalente à carga tributária da bicicleta no sistema do Bilhete Único. Com isto também se visa aliviar para o consumidor o elevado peso dos impostos sobre as bicicletas — mais elevado que sobre os carros – incentivando ao mesmo tempo o mercado formal.
Também se busca incentivar o conjunto da cadeia produtiva da bicicleta, em especial com relação aos serviços associados a sua produção e manutenção, isentando os estabelecimentos aderentes ao programa do ISS. Com isto se reduziriam os custos para o consumidor e novamente se incentivaria a formalidade e as garantias ao próprio consumidor associados a ela.
Por fim, o projeto busca assegurar a gratuidade de serviços associados ao uso da bicicleta na rede de transporte público, reconhecendo o modal como elemento importante do sistema de transporte e que deve ser incentivado como alternativa aos veículos motorizados.
Os valores pagos em IPI, PIS/PASEP, COFINS e ICMS ao adquirir uma bicicleta retornarão ao cidadão que a adquiriu em forma de créditos no Bilhete Único, utilizado nos sistemas de transporte público do município (trens, metrô e ônibus). O limite máximo para crédito será de um salário mínimo e os valores deverão ser utilizados dentro de um ano. A comprovação será através da apresentação da nota fiscal, com a qual se torna possível calcular os tributos arrecadados.
Gratuidades e seguro
Usuários do sistema de Bilhete Único da cidade passarão a ter garantida a gratuidade dos serviços de empréstimo de bicicletas e de estacionamento de bikes em áreas internas de estações e terminais de transporte coletivo. Também passam a ter direito a seguro contra roubo ou furto de bicicleta dentro dos bicicletários das mesmas estações e terminais de transporte coletivo.
Isenção de ISS
Estabelecimentos que atuem em algumas áreas relacionadas ao uso da bicicleta passarão a ter isenção de ISS. São elas:
prestação de serviço de manutenção preventiva e corretiva de bicicletas, partes e peças;
comercialização de equipamento e acessórios de bicicletas;
comercialização, montagem e fabricação de bicicletas;
operação de bicicletários.
Onde e quando
Câmara Municipal de São Paulo Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista (veja mapa) Auditório Oscar Pedroso Horta, no 1º subsolo
Terça-feira, 3 de junho, às 19h
Bicicletário
A Câmara Municipal dispõe de bicicletário no 1º subsolo. Entrada pelo estacionamento, na lateral esquerda do prédio (R. Santo Antônio).
Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana
Durante o encontro, a Ciclocidade entregará uma carta-manifesto ao vereador Nabil Bonduki (PT), solicitando que seja inserida inserir no texto final do Plano Diretor Estratégico (PDE) a destinação obrigatória de 10% dos recursos anuais do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano) em obras do sistema cicloviário municipal, viabilizando assim recursos para tornar realidade políticas públicas voltadas à bicicleta como transporte. Entenda aqui. Também foi criado um abaixo-assinado para reforçar essa solicitação.
Pauta da reunião
Apresentação do Plano Diretor Estratégico do Ponto de Vista da Mobilidade Humana – Nabil Bonduki
2 comentários em “Audiência Pública discutirá incentivos ao uso da bicicleta em São Paulo”
Esse PL já passou na câmara? Verdade que existirá um sistema de empréstimo de bikes 100% municipal que cobrará pelo bilhete único? (hoje no bike sampa pegamos com o bilhete mas a cobrança é no cartão de crédito).
Esse PL já passou na câmara?
Verdade que existirá um sistema de empréstimo de bikes 100% municipal que cobrará pelo bilhete único? (hoje no bike sampa pegamos com o bilhete mas a cobrança é no cartão de crédito).
Minha pergunta é de onde virão os recursos para esse reembolso?