Circuito para ciclistas no RS promove turismo rural e cascatas da região

Com extensão de 123 km, divididos em 4 etapas, rota contempla cascatas, rios, montanhas e contato com comunidades locais, em regiões de pouco tráfego e estradões.

Trecho do circuito em Rolantinho. Foto: Reprodução
Trecho do circuito em Rolantinho. Foto: Reprodução

Para fomentar o turismo rural, as cidades de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula, todas no Rio Grande do Sul, organizam em conjunto o Circuito Cascatas e Montanhas, rota cicloturística de 123 km de extensão dividida em quatro etapas.

Para a diretora municipal de Turismo de Rolante, Simone Tadiotto, “o circuito propicia a valorização do ambiente por sua capacidade de destacar a cultura e a diversificação natural de uma região, proporcionando a conservação do patrimônio histórico, cultural e natural”.

Exuberância natural, como o Rio da Barrinha Mascarada, é um dos atrativos do circuito. Foto: Reprodução
Exuberância natural, como o Rio da Barrinha Mascarada, é um dos atrativos do circuito. Foto: Reprodução

O trajeto possui várias elevações e exige certa técnica, porém seu formato permite que até mesmo ciclistas menos experientes percorram a rota. No site do circuito é possível obter informações sobre o tamanho de cada etapa, altitude máxima, nível de dificuldade física e técnica, pontos de interesse e gráfico de elevação.

“O roteiro foi criado em regiões de pouco tráfego de veículos e por estradões de interior onde os ciclistas vão se deparar com os moradores locais – pequenos agricultores em sua maioria”, explica um dos responsáveis por montar a rota, Fabio Stumpf. Caminhantes e amantes de cavalgadas também podem trafegar pelo circuito.

Os ganhos de elevação são de 962 metros, 1430 metros, 696 metros e 1150 metros respectivamente. Cada uma das etapas tem seus desafios, porém com recompensas proporcionadas pela natureza da região.

Sinalização

O circuito foi pensado para uso autoguiado, com sinalização a cada 5 km e em cada bifurcação encontrada, indicando quilometragem e altimetria. “Empresas ficam livres para trazerem grupos, mas o cicloturista que desejar vir só, ou com a família, também pode fazer o percurso, inclusive optando por pedalar enquanto a família aproveita o que os centros das cidades têm a oferecer”, acrescenta o coordenador do projeto, Giancarlo S. Wingert.

Circuito passa pelas três cidades. Imagem: Reprodução
Circuito passa pelas três cidades. Imagem: Reprodução

No trajeto, placas trazem curiosidades ou informações sobre cada local, além de constarem telefones de emergência para eventuais necessidades. Para ciclistas que necessitarem de algum apoio, há lojas de bicicletas nas três cidades. É uma excelente oportunidade para um feriado prolongado e contato com muita natureza.

Para mais informações

WhatsApp/Celular:
(51) 993-878-835
(51) 992-422-559
(51) 996-775-618

E-mail: contato@cascatasemontanhas.com.br

Foto: Adriane Minetto Trindade/Divulgação

2 comentários em “Circuito para ciclistas no RS promove turismo rural e cascatas da região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *