Pontos de apoio trazem estruturas como banheiros, vestiários, local para limpar a bike e até estações para manutenção com ferramentas. Imagens: Prefeitura de Mairiporã/Reprodução, Emerson Zuccherato

Locais turísticos com apoio para ciclistas, no Brasil e em Portugal

Conheça locais turísticos adaptados para receber ciclistas, com estruturas úteis para atender nossas necessidades – em Portugal e no Brasil

Ainda raros no Brasil, pontos de apoio para ciclistas são cada vez mais comuns em locais turísticos ao redor do mundo. Nessa matéria trazemos dois exemplos ótimos, um de Portugal e um do Brasil.

Inscreva-se no nosso canal e ative as notificações para ser avisado dos próximos vídeos!

Em Soajo, no norte de Portugal, os ciclistas contam com uma estrutura de apoio bem completa. Há ponto para carregar bicicletas elétricas, banheiro com vestiário, área para limpeza de bicicletas e uma estação de manutenção, com ferramentas disponíveis. Também ha mapas das rotas e trilhas locais, categorizadas em mountain-bike, estrada e gravel.

Já em Mairiporã, perto de São Paulo, os ciclistas contam com o Ponto de Apoio ao Ciclista, com bebedouro, banheiros, chuveiro, área para limpeza de bicicletas, estacionamento para os carros e até guarda-volumes. O local fica perto da Trilha do Canal, um percurso de mountain bike considerado leve e perfeito para iniciantes, com boa sinalização.

Trilhas e roteiros

O site de Arcos dos Valverdes, município português onde se localiza Soajo, traz inúmeras opções de pedalada. Você pode filtrar os roteiros por tipo de equipamento (mountain bike, estrada e gravel), por localização e até nível de dificuldade. Também há rotas para caminhada.

Em Mairiporã há diversas trilhas, com vários níveis de dificuldade. A mais próxima, a Trilha do Canal, leva até o local conhecido como “Sete Quedas” – uma barragem que represa as águas do Rio Juquery e as águas provenientes do Túnel 5 da Sabesp, que saem da Represa Atibainha, de Nazaré Paulista. Uma ótima opção para sua primeira trilha.

Atraindo mais turistas

Estruturas como essas estimulam o uso da bicicleta, o turismo sustentável e a atividade física ao ar livre. E criam experiências inesquecíveis para os turistas, que indicarão o local a amigos e conhecidos que busquem destinos para suas próximas viagens!

Com isso, mais pessoas passam a recomendar e visitar o local, trazendo visibilidade para a região e ajudando a gerar renda para o comércio local. Incentivar o uso da bicicleta traz benefícios para todos.

Conhece outros locais com boa estrutura para ciclistas? Compartilhe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *