Foto: Marcelo Ulisses/GCM

Guarda Civil começa a atuar nas ciclovias de São Paulo

GCM começou a circular nas ciclovias da cidade, focando na orientação nesse primeiro momento. Treinamento para autuações começa em 8 de setembro.

Foto: Marcelo Ulisses/GCM
Foto: Marcelo Ulisses/GCM

Já comentamos aqui no Vá de Bike que as ciclovias trazem mais segurança às cidades – tanto viária, com maior sinalização e redução de velocidade em avenidas, quanto em termos de criminalidade, com reocupação de espaço público degradado, democratização do acesso à cidade e valorização igualitária de todos os cidadãos (saiba mais). Agora, as ciclovias passam a ser usadas para aumentar a segurança uma forma mais vísivel e, portanto, de percepção mais direta: com rondas e patrulhamento da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

A GCM passou a circular nas ciclovias nesta terça-feira, 2 de setembro. Atuando em bicicletas, 18 agentes da corporação realizam o policiamento nessa fase inicial, divididos em duas equipes de nove guardas por dia, das 6h às 18h, circulando na região central da cidade.

Multas

Por enquanto, o trabalho será um reconhecimento do espaço, focado apenas na orientação dos usuários. Na segunda-feira 8, 160 agentes da GCM iniciarão um curso com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para autuar as infrações cometidas no trânsito da cidade de São Paulo. Esses agentes serão capacitados como multiplicadores e devem transmitir o aprendizado ao restante do efetivo ao longo do mês de outubro. O treinamento, de 40 horas/aula, será realizado na Faculdade Zumbi dos Palmares, das 8h às 17h.

“A lei federal que foi aprovada recentemente autoriza a Guarda a multar”, esclareceu o prefeito Fernando Haddad ao Vá de Bike, durante a inauguração da ciclovia da R. Vergueiro. “Então, mediante convênio da Secretaria de Transportes com a Guarda, vai não só promover [o uso da bicicleta], dar uma sensação maior de segurança, mas também [permitir] fiscalizar. A ideia é chegar até o final do ano que vem [2015] com 1200 guardas capacitados para essa tarefa”, antecipou o prefeito à nossa reportagem.

5 comentários em “Guarda Civil começa a atuar nas ciclovias de São Paulo

  1. Há muito tempo não vejo nenhum GCM fiscalizando as ciclovias. O que aconteceu?
    As ciclovias necessitam dessa fiscalização intensa!
    Só quem usa as ciclovias/ ciclofaixas sabe o que os ciclistas tem que aturar!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Ola senhores, sou integrante da equipe de policiamento ciclístico da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, que atualmente vem realizando o patrulhamento e a fiscalização nas ciclovias e ciclofaixas da região central.
    Referente aos comentários do uso da bermuda,informo aos senhores que existe esse fardamento e é usual, principalmente nos dias de grandes temperaturas.
    Agradeço a solidariedade em promover o bem estar desses profissionais da segurança e, contamos com o apoio dos senhores,assim como na promoção da educação e mobilidade no trânsito, pois quem ganha é a população.Abraços!

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Também sou a favor, Cícero. Aliás, não só pra pedalar, acho que em dias de muito calor tanto PM como GCM deveriam ter a opção de usar bermuda. Já bastam os coletes pesados que eles eventualmente têm que usar, que não devem ser lá muito arejados.

      Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *