Mãe e criança indo para a escola são colocadas em risco por carros estacionados na ciclovia. Na volta, ela terá que circular na contramão com a criança, indo de encontro a carros como o que vemos se aproximando ali ao fundo. Foto: Paulo Preto

Guardas em bicicletas e radares fiscalizarão ciclovias de São Paulo (vídeo)

Motos e carros flagrados circulando ou estacionados nas vias para ciclistas serão multados. Segundo o Gerente de Relacionamento da CET, fiscalização já começou.

Durante a inauguração da ciclovia da R. Vergueiro e Av. Liberdade, o Secretário de Transportes Jilmar Tatto, informou que radares serão instalados para flagrar uso inadequado das ciclovias, além do efetivo da GCM (Guarda Civil Metropolitana) que circulará de bicicleta. A ciclovia foi instalada onde antes havia uma motofaixa, motivo pelo qual muitos motociclistas ainda insistem em utilizá-la passando ao lado dos ciclistas em alta velocidade. Saiba mais.

“A lei federal que foi aprovada recentemente autoriza a Guarda a multar”, esclareceu o prefeito Fernando Haddad. “Então, mediante convênio da Secretaria de Transportes com a Guarda, vai não só promover [o uso da bicicleta], dar uma sensação maior de segurança, mas também [permitir] fiscalizar. A ideia é chegar até o final do ano que vem [2015] com 1200 guardas capacitados para essa tarefa”, antecipou Haddad ao Vá de Bike.

Segundo Antônio Carlos Gambarini, Gerente de Relacionamento da CET, a fiscalização já começou e motoristas e motociclistas já estão sendo autuados. “Se ele for pego por um agente vistor da CET ele já é multado. E a multa é gravíssima”, alertou Gambarini. Mas para isso a CET precisa de ajuda. Tatto reforçou a necessidade de acionar a CET – pelo telefone 1188; postando no Twitter e marcando o perfil da empresa, @CETSP_; ou pelo site do SAC da prefeitura quando for situação recorrente – para que possa ser feita a fiscalização.

De acordo com informação fornecida pelo secretário recentemente, agentes da própria CET também fiscalizarão as ruas utilizando bicicletas. Veja aqui.

8 comentários em “Guardas em bicicletas e radares fiscalizarão ciclovias de São Paulo (vídeo)

  1. E esse caso? alguém sabe como terminou? se alguma providência foi tomada?

    http://tvig.ig.com.br/variedades/videos-da-internet/flagrante-motorista-invade-ciclovia-em-alta-velocidade-em-sp-53fcdd81d8c8cd15b3000248.html

    Com implantação de ciclofaixas e recentemente das ciclovias, alguns motoristas estão enxergando cilistas como inimigos. Vejo em fóruns alguns comentários sobre isso.

    Isso tem que ser combatido e punido agora. Pq se deixarem crescer este sentimento isso poderá causar muitos acidentes.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Rafael por gentileza ajuda em qual seria a opção do SAC pra denunciar estacionamento irregular recorrente.
    Existem alguns pontos como:

    Em frente ao Centro de Diagnosticos.
    https://www.google.com.br/maps/@-23.603693,-46.671785,3a,75y,279.93h,61.38t/data=!3m4!1e1!3m2!1s_fvmiCrti10gBR4klVu4rg!2e0

    Em frente ao Horti Fruti
    https://www.google.com.br/maps/@-23.603428,-46.672109,3a,75y,269.45h,65.26t/data=!3m4!1e1!3m2!1sflRx3sBgr4zSPK8uMtHmnQ!2e0

    Em frente à Padaria Bienal
    https://www.google.com.br/maps/@-23.605378,-46.667917,3a,75y,91.53h,67.51t/data=!3m4!1e1!3m2!1sFdwjLEAaIyZ6IEzjySz-qQ!2e0

    Gostaria de registrar a denuncia ou pedir mais fiscalização ou se for possivel camera na região, que seria melhor ainda.

    Obrigado pelas materias

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. Todo santo dia tem carro na ciclofaixa na Av Pavao, é sem noção. Devia ter guardas da CET percorrendo essa ciclovia o dia todo. O dia todo ia render multas.

      Thumb up 3 Thumb down 0

      1. escreve com a chave de casa no carro “estacionar em ciclovia: multa grave, sujeito a guincho!” Só o estrago vai custar mais que a multa e o vacilão vai entender a mensagem, pra sempre!

        Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *