o código de trânsito e as bicicletas

Paraná distribui cartilha com legislação sobre bicicletas para motoristas infratores

Cartilha escrita pela ciclista Claudiléa Pinto foi aproveitada pelo Detran do Paraná. Serão distribuídos 200 mil exemplares do material a motoristas infratores.

Detran de Pernambuco insere questões sobre bicicletas e ciclistas nas provas para obtenção da CNH. Imagem: Vá de Bike
Detran do Paraná vai distribuir cartilhas educativas a motoristas infratores. Imagem: Vá de Bike

Qual ciclista nunca quis ter na mão os artigos referentes a bicicleta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) durante um conflito no trânsito? “Em 2004, fiz uma síntese dos artigos para uma futura palestra. Mas já pensamos na possibilidade de diminuir o arquivo para que as pessoas pudessem ter acesso, imprimindo e carregando ao pedalar”, conta a cicloativista Claudiléa Pinto.

Com base nesse material, surgiu o CTB de Bolso, produzido com apoio da Transporte Ativo (TA). “Hoje, temos milhares de exemplares publicados em várias parcerias efetuadas pela TA”, diz a ativista. O livrinho deu tão certo que foi adotado oficialmente até em programas de reeducação no trânsito para motoristas infratores.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) tomou a iniciativa que pode ser replicada e expandida: o órgão irá distribuir 200 mil exemplares da cartilha escrita por Claudiléa, com dicas e orientações sobre a convivência com a bicicleta. O material será entregue no final dos cursos de reciclagem obrigatórios para motoristas infratores.

“Em nosso país fazem-se leis. No entanto, pouca ou nenhuma campanha educativa é elaborada. Isso já tornou-se tão corriqueiro, que existem leis que a gente nem sabe que nos amparam nos diversos setores do nosso cotidiano”, diz Claudiléa.

Saiba aqui o que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas

Outras medidas educativas

Nesse sentido, a cartilha se soma a outras medidas no Detran-PR que podem ajudar a mudar esse quadro: passam a ser obrigatórias questões envolvendo bicicletas, com pelo menos uma das 30 questões da prova teórica para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) abordando o assunto. Essa mudança é fruto de negociações da CicloIguaçu (Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu), e deve ser efetivada nos próximos meses. O Detran de Pernambuco também está reproduzindo a iniciativa: 13 perguntas envolvendo bicicleta foram incluídas no banco de questões para o teste teórico.

Para tornar a cartilha mais efetiva, parcerias como a feita com o Detran-PR são mais que bem-vindas. “De acordo com as nossas experiências, observamos o quanto os agentes multiplicadores são fundamentais. A cartilha pode ser direcionada de forma geral a empresas de ônibus, comércios de entregas, autoescolas e, principalmente, como uso educativo para estudantes do ensino fundamental, os futuros motoristas e/ou ciclistas da cidade”, acredita a ativista.

A cartilha do Paraná também será distribuída em ações educativas e eventos em parceria com órgãos como ONGs que trabalham pela segurança no trânsito, e pode ser reimpressa sempre que o órgão precisar. Ao isolar os artigos que envolvem o uso de bicicleta no tráfego, é possível orientar não apenas os ciclistas, mas os motoristas, que têm responsabilidade sobre a segurança de veículos mais frágeis.

3 comentários em “Paraná distribui cartilha com legislação sobre bicicletas para motoristas infratores

  1. Olá, gostaria de ter um, como posso adquirir, vende em algum lugar? Se for gratuito tem como disponibilizar um PDF para que eu possa imprimir?

    Obrigado

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *