Bicicleta cargueira transportando galões de água no Rio de Janeiro. Foto: Transporte Ativo

Bairro de Copacabana tem mais de 11.500 entregas em bicicletas por dia

No bairro carioca, cargueiras, triciclos e bicicletas convencionais são usadas para transportar de remédios a geladeiras, de compras de mercados a autopeças.

Em Copacabana, cargueiras levam até colchões - e vários de uma vez! Foto: Zé Lobo/Transporte Ativo
Em Copacabana, cargueiras levam até colchões – e vários de uma vez! Foto: Zé Lobo/Transporte Ativo
Foto: Transporte Ativo
Foto: Transporte Ativo

Por Aline Souza e Willian Cruz

O bairro de Copacabana tem grande uso de bicicletas para a prestação de serviços, entre triciclos e cargueiras. São padarias, pet shops, correios, pizzarias, farmácias, lavanderias, lojas de colchão e muitas outras. Até o transporte de geladeiras chega a ser feito sobre duas (ou três) rodas.

Durante o 4o Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – BiciRio –, que aconteceu no Rio de Janeiro em 2014, Zé Lobo, da Transporte Ativo mostrou o resultado de um levantamento feito em 2011, que mostrava, já naquela época, um dado impressionante: 11.541 entregas por dia são feitas de bicicleta no bairro (veja o relatório completo).

A TA, como também é conhecida, se tornou referência em estudos e pesquisas sobre o uso de bicicleta como meio de transporte no Rio. Na ocasião do evento, Zé Lobo falou um pouco sobre o uso de bicicletas de carga em Copacabana, bairro que é o projeto piloto para a Política de Incentivo ao Uso de Bicicletas nas Cidades.

A entrega sustentável, movida a energia humana, é muito importante. “Muitos milhões em mercadorias são entregues em bicicletas de carga no Rio de Janeiro. Diversas soluções já foram desenvolvidas aqui, enquanto na Europa somente agora estão evoluindo com esse tipo de uso da bicicleta. Precisamos valorizar isso!”, afirma Zé Lobo.

Copacabana tem mais de 1,3 km de ciclofaixas e faixas compartilhadas, num total de 14 km de infraestrutura destinada à mobilidade por bicicleta em vias internas do bairro. Além da orla, que conta com 4,7 km de ciclovias, permitindo a circulação dentro do bairro e a integração com as estações do metrô (veja aqui).

Infelizmente ainda não há isenção fiscal para as empresas que entregam seus produtos usando bicicleta. Também não há isenção para a compra de bicicletas no Brasil, ao passo que para a compra de automóveis, volta e meia concedem isenção total do Imposto sob Produtos Industrializados (IPI). A longo prazo, o alto número de veículos nas ruas se tornará algo como um tiro no pé. “Não há como voltar à era do carro, o tempo dele já passou”, diz Lobo.

Destaque na Europa

Em 2018 as bicicletas de carga ganharam, pela primeira vez, um espaço exclusivo na Eurobike, uma das maiores feiras de negócios do mundo com foco em bicicletas. As cargueiras conquistaram conquistaram cinco prêmios, num total de 45 categorias do Eurobike Award 2018. Saiba mais no site da Transporte Ativo.

História de amor ao Rio e à Bicicleta

Boa parte da vida de Zé Lobo é dedicada à bicicleta e às melhorias para seu uso na cidade do Rio de Janeiro. “Começamos a fazer o Dia Mundial Sem Carro em 2004. Já em 2009 a prefeitura assumiu, mas a TA sempre apoia a iniciativa”, ele diz.

A Transporte Ativo regulamente integra as equipes que idealizam e operacionalizam eventos de mobilidade por bicicleta na cidade, como BiciRio, Bicicultura e Velo-City, além de atividades e workshops relacionados ao tema. “Qualquer atividade que promova a bicicleta procuramos sempre estar presentes e apoiar, fornecendo conteúdo e informação para que mais pessoas se informem e comecem a pedalar”, concluiu.​​ Não à toa, um dos motes da TA é “por mais pessoas em mais bicicletas mais vezes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *