Foto: Reprodução Facebook

Loja online na Alemanha emprega idosos para fazerem entregas pedalando

Além de gerar emprego para aposentados, loja online potencializa negócios locais, centralizando a venda de produtos de pequenos comerciantes.

Empresa estimula integração social de idosos. Foto: Reprodução internet.
Empresa estimula integração social de idosos. Foto: Reprodução internet.

A bicicleta já ganhou as ruas europeias e usá-la como meio de transporte já não é novidade daquele lado do oceano. Pegando carona nessa realidade, as empresas se esforçam para acompanhar a tendência em duas rodas.

O Kiezkaufhaus é um exemplo da conjunção entre integração social e bicicleta. Desenvolvida pelo estúdio de design Scholz & Volkmerque, a startup é uma loja online que vende produtos de pequenos comerciantes da cidade de Wiesbaden. Além de potencializar os negócios locais, a entrega das mercadorias acontece em bicicletas guiadas por aposentados.

Foto: Reprodução Facebook
Foto: Reprodução Facebook

Conservadora, a cidade alemã é considerada uma das piores do país para se pedalar. Segundo os criadores, se o projeto der certo ali, ele poderá ser implantado em qualquer outro lugar.

Realizados pelo site, cada pedido é entregue de bicicleta por um aposentado da cidade no mesmo dia em que foi solicitado. “Nós queríamos integrá-los na sociedade de uma maneira vital. No Kiezkaufhaus, eles fazem a interface com o cliente e entregam na porta de suas casas”, destaca Nanna Beyer, que liderou o projeto para o estúdio de design.

O modelo proposto pela startup alemã colabora com a criação de oportunidades de trabalho para os aposentados, joga luz sobre a questão da mobilidade urbana, minimiza a pressão que as grandes cadeias exercem sobre os pequenos negócios e diminui as emissões de carbono na atmosfera.

Segundo os criadores, um pequeno produtor não consegue enfrentar a concorrência das grandes redes sozinho, mas em conjunto são capazes de compartilhar um modelo de negócio para disputar de igual para igual com as empresas maiores. E pedalando, o que é melhor!

Quer conhecer? Acesse a página da empresa no Facebook. Ou assista abaixo a reportagem (em alemão) feita sobre a empresa.

1 comentário em “Loja online na Alemanha emprega idosos para fazerem entregas pedalando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *