Contagem na Ciclovia da Av. Faria Lima registrou 193 ciclistas por hora no pico da noite. Demanda que não existe? Foto: Gabriel Ionescu

Com infraestrutura, tráfego de bicicletas cresce 37% na Faria Lima, em São Paulo

Resultado mostra impacto positivo da infraestrutura disponível na Faria Lima, especialmente a ciclovia e, mais recentemente, o bicicletário do Largo da Batata.

Contagem na Ciclovia da Av. Faria Lima registrou 193 ciclistas por hora no pico da noite. Demanda que não existe? Foto: Gabriel Ionescu
Em contagem realizada em meados desse ano, ciclovia da Av. Faria Lima registrou 193 ciclistas por hora no pico da noite. Foto: Gabriel Ionescu

Uma pesquisa feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a pedido da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Paulo (SMDU), mostra que o tráfego de bicicletas na avenida Brigadeiro Faria Lima, zona oeste de São Paulo, cresceu 37% em agosto em comparação a levantamento realizado em abril em dois trechos da avenida.

O primeiro fica entre as ruas Baltazar Carrasco e Cardeal Arcoverde, e o segundo, entre a rua dos Pinheiros e a Diogo Moreira. O número inclui bicicletas compartilhadas, comuns e de carga. O resultado mostra o impacto positivo da infraestrutura cicloviária disponível na Faria Lima, especialmente a ciclovia segregada e, mais recentemente, o bicicletário municipal do Largo da Batata.

Outra verificação realizada pela CET é que o número de empréstimo de bicicletas compartilhadas do Bike Sampa mais que dobrou com a instalação de uma estação próxima ao metrô Faria Lima.

Expectativa de aumento

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Paulo (SMDU) espera que esse número aumente em breve. Em abril, o Vá de Bike mostrou os planos da prefeitura de construir dois trechos de extensão da ciclovia da avenida Brigadeiro Faria Lima.

Serão 11,5 km em dois trechos. O do Parque Villa-Lobos vai começar na altura do Ceagesp e irá até o Largo da Batata, que já conta com uma estrutura provisória que será adequada. Na outra ponta, a ciclovia vai começar onde termina a atual (na altura da avenida Cidade Jardim) e seguirá até a avenida Hélio Pellegrino, na esquina com a avenida República do Líbano, próximo ao Parque do Ibirapuera.

Segundo fontes da secretaria, os dois novos trechos respeitarão o mesmo padrão de tamanho e sinalização do já existente. As obras são parte de uma exigência legal da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, como contrapartida ambiental das obras que foram realizadas na região e estão a cargo da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

Construa o caminho e os ciclistas virão.

4 comentários em “Com infraestrutura, tráfego de bicicletas cresce 37% na Faria Lima, em São Paulo

  1. oi amigos de bike como faço para participa de um passeio para o litoral de bike .pois ja andei mais de 10000 km . 2400 em 15 dias indo e voltando, casa a trabalho

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Ola amigos, como faco pra reivindicar uma ciclovia ni Canteiro da Av Brasil, seria importantisssimo, ligaria o PArque Ibirapuera com a Ciclovia da Sumare, !!! sabem se jah existe projeto pra ciclovia na Brasil !!!?? Grato !!!!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  3. Se o novo trecho for realmente implementado, a ciclovia da Eliseu ficar pronta e a Av. Politécnica ganhasse uma ciclovia descente no canteiro central, essa ciclovia iria bombar, é o verdadeiro corredor viário até o Ibirapuera, relativamente plano e com muitas possibilidades de conexões. Se a prefeitura cuidasse disso com carinho, teríamos uma visibilidade enorme sobre o retorno de bons projetos de ciclovias.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. É… o trecho da av. dr. gastão vidigal (começa perto do centro de distribuição dos correios, passa pelo ceagesp e vai até o pq vila lobos) já está concluído e faz tempo! Talvez falte alguma coisinha na sinalização em alguns cruzamentos, mas já está “pedalável” faz algum tempo… uso esse trecho faz algum tempo e noto que cada vez mais gente está pedalando por lá…. sinceramente, já daria para inaugurar o trecho…. pois ele está muito bom para o pedal!

    O trecho entre o pq vila lobos e a praça pan americana é que tem alguns pontos em obras, com a contrução da segunda pista no canteiro central.

    Ps: a ciclovia ali revitalizou a região do ceagesp! Canteiro central, que antes era largado, agora tem ciclovia, recebeu paisagismo, a mini crackolândia quase sumiu dali, etc… para ficar top mesmo só falta melhorar a iluminação em alguns pontos…

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *