Ciclistas comemoram a conquista da primeira viagem com a bicicleta durante a semana. Foto: RioBikeClub

Metrô do Rio de Janeiro libera transporte de bicicletas durante a semana

Ampliação do horário de transporte de bike no metrô foi conseguida graças à pressão de ciclistas. Saiba como foi a mobilização e veja fotos da viagem inaugural.

Ciclistas comemoram a conquista da primeira viagem com a bicicleta durante a semana. Foto: RioBikeClub
Ciclistas comemoram a conquista da primeira viagem com a bicicleta durante a semana. Foto: Rio Bike Club
Da esquerda para a direita: Luiz Antônio, integrante do Rio Bike Club; Cláudio Santos, presidente da FECIERJ; e Mauro Tavares, da organzação Rio Estado da Bicicleta. Foto: Rio Bike Club
Da esquerda para a direita: Luiz Antônio, integrante do Rio Bike Club; Cláudio Santos, presidente da FECIERJ; e Mauro Tavares, da organzação Rio Estado da Bicicleta. Foto: Rio Bike Club

Usuários do metrô no Rio de Janeiro estão autorizados a transportar bicicletas durante a semana. A novidade, que passou a valer na segunda-feira 29 de setembro, permite que as bicicletas embarquem a partir das 21h e sejam acomodadas no último vagão. Antes da mudança o transporte de bicicletas só era permitido no final de semana e feriados.

“Sempre foi um sonho transportar a bicicleta no metrô durante a semana, diversos amigos que moram em bairros afastados do centro e da zona sul deixavam de participar de pedaladas noturnas pois se sentiam inseguros na volta pra casa”, comenta o técnico em informática Luiz Antônio da Silva, integrante do Rio Bike Club, coletivo de ciclistas cariocas que promoveu uma campanha na internet pedindo a liberação das bicicletas no metrô.

A campanha na internet, que teve como slogan “Bike no metrô de noite: Se em sampa pode, o Rio também quer!” alcançou mais de 700 apoiadores no período de um mês e foi selecionada pelos mobilizadores da organização Meu Rio, ONG que mantém uma página com petições na internet.

“Estou chorando de emoção. Obrigado a todos! Agora vamos pra cima da Supervia, que administra os trens, para igualar aos horários do metrô Rio”, comemorou Luiz Antonio, que aproveitou a noite de segunda para pedalar até Copacabana e voltar para casa, no centro da cidade, levando a bicicleta no metrô. “O centro da cidade está muito perigoso, principalmente durante a noite não dá passar por lá pedalando pois o risco de assaltos é muito grande”, desabafa.

O metrô do Rio de Janeiro possui uma malha de 41 km sendo o segundo, depois de São Paulo, com maior movimento de usuários no país, transportando cerca de 700 mil passageiros por dia. Suas linhas conectam bairros da zona norte, zona sul e centro da cidade. Atualmente o sistema está passando por obras para construção da linha 4 e pretende inaugurar até 2016, ano das Olimpíadas do Rio de Janeiro, mais 16km até a Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

Foto: Rio Bike Club
Foto: Rio Bike Club

10 comentários em “Metrô do Rio de Janeiro libera transporte de bicicletas durante a semana

  1. Me mudei para o RJ tem pouco tempo. Ando de BMX e existem algumas pistas espalhadas pela cidade.
    Prefiro frequentar as pistas durante a semana pela manhã, pois estão mais vazias.
    Falei isso tudo para chegar na parte onde fui verificar que só posso entrar com a bike no metrô à noite durante a semana.
    Me restam duas alternativas, colocar mais um carro na rua para poder chegar nas pistas ou desistir…

    Thumb up 2 Thumb down 0

  2. Eu foi oje teta trabalhar como etregado box de livre e rapi e e Uber mais guarda falo guer não podia isso e uma vegolhar por metro Rio e o Rivel tô se palavras por isso tô atrasado pelo cotresimeto

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Boa Noite!
    Gostaria de saber se há algum movimento para ampliar as leis mais rígidas contra infratores que
    cometem desrespeito as leis de trânsito contra as bicicletas?. Levo fechada e covardias no trânsito,
    sendo desrespeitada e não tenho aonde reclamar. Segundo a Polícia Militar e a prefeitura temos que fazer um abaixo assinado
    para as leis de trânsito serem mais ´rígidas com multas contra os covardes no trânsito.

    Temos que ir a Assembleia legislativa para que as leis sejam postas em prática ou seja, sancionadas .
    Estou disposta a lutar por um direito de ir e vir nas ruas . Sei que o processo é lento.

    Pedalar durante a semana é um ato muito corajoso,pedalo mais aos finais de semana, mas agora estou encarando o trânsito
    durante a semana …..muita falta de respeito com os ciclistas.

    Joana Calmom da GloboNews sempre fala : Chique é pedalar !! Tô com ela e não abro!!

    Att

    Ligia Coran

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Ligia, quem lhe explicou que é preciso mudar as leis está mal informado. A legislação de trânsito protege a vida e só precisa ser aplicada com rigor. Veja nesta página o exemplo da prefeitura de São Paulo, que multou 10.263 motoristas que colocaram em risco ciclistas nas ruas apenas nos seis primeiros meses deste ano. Esse número corresponde a um motorista autuado a cada 25 minutos. É isso que tem que ser cobrado, fiscalização, que é responsabilidade do órgão de trânsito de cada cidade.

      Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *