Imagem: Ojo Ciclicsta/Reprodução

Ciclista impede motoristas de trafegarem em ciclovia

Veja como ocorreu a ação e como reagiram os motoristas, incluindo os passageiros de um táxi que estava em local irregular.

Imagem: Ojo Ciclicsta/Reprodução
Imagem: Ojo Ciclicsta/Reprodução

Nesse vídeo, gravado no México em 2014, um ciclista impede a circulação de carros em uma via onde só podem circular bicicletas e ônibus. Esse compartilhamento, por sinal, acontece em muitas cidades no mundo – e funciona, desde que os motoristas de ônibus sejam treinados, conscientizados e fiscalizados (veja um exemplo nesse vídeo gravado na França).

O rapaz que gravou o vídeo buscou um policial, que passou a ajudá-lo na tarefa, endossando sua atitude. O filme foi publicado na comunidade Ojo Ciclista, de Guadalajara, México.

Clique aqui para assistir o vídeo

(Se o vídeo não for exibido automaticamente, clique aqui para abrir em outra janela.)

Enquanto isso, no Brasil…

Recentemente, cena similar foi protagonizada por uma ciclista paulistana, que impediu que uma motorista prosseguisse sobre a ciclovia e a faz dar ré e desviar pela rua. A motorista foi vaiada pelas pessoas que circulavam a pé pelo local, que apoiaram a atitude da ciclista. Assista aqui.

A ação, entretanto, foi bastante criticada por cidadãos que utilizam apenas o automóvel e que acreditam que a motorista teria o direito de circular sobre a ciclovia (ou ciclofaixa, como queiram) para entrar à direita no cruzamento, mesmo sendo esse um comportamento considerado infração pelo Código de Trânsito e sujeito a aplicação de multa. Veja aqui o que a lei de trânsito diz sobre bicicletas, ciclistas e ciclovias.

3 comentários em “Ciclista impede motoristas de trafegarem em ciclovia

  1. Hehe, isso me lembra quando discuti com um taxista que me fechou em espanhol em Montevideo. Es peligroso? Quieres enseñarme que es peligroso pedalear entonces?

    Thumb up 1 Thumb down 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *