Aula de pedal da Escola Bike Anjo realizada no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Foto: Escola Bike Anjo

Parque Municipal da Pampulha está a um passo de liberar entrada de bicicletas

Parque de Belo Horizonte (MG) tem bicicletas para empréstimo, mas ainda não permite que ciclistas utilizem suas próprias bikes no local.

Aula de pedal da Escola Bike Anjo realizada no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Foto: Escola Bike Anjo
Aula da Escola Bike Anjo, realizada no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), ensina gratuitamente adultos a andarem de bicicleta. Saiba mais. Foto: Bike Anjo

O Parque Municipal da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), está a um passo para liberar o acesso de bicicletas. De acordo com Jorge Espeschit, presidente da Fundação Zoo-botânica, que administra o parque, a intenção é permitir a entrada ainda no tempo das férias escolares. “A liberação já foi definida, alteramos o regulamento interno do parque e estamos aguardando a publicação no Diário Oficial.” Segundo Espeschit, o regulamento tinha um caráter muito restritivo e precisava ser atualizado. “Com o novo documento teremos um pacote de mudanças que permitirão inclusive a realização de espetáculos e eventos culturais.”

Atualmente o parque possui um sistema de empréstimos de bicicletas, mas na opinião do biólogo Gladstone Araújo, que trabalha na Fundação Zoo-botânica,  a liberação vai facilitar a visita para quem pretende chegar ao parque com sua própria bicicleta. “Existe uma ciclovia que passa na entrada do parque e não faz o menor sentido quem chega de bicicleta não ter acesso à estrutura. Eu mesmo gostaria de chegar com minha própria bicicleta. É necessário que a equipe de segurança e fiscalização esteja preparada para acompanhar de perto a movimentação das bicicletas de modo a orientar pedestres e ciclistas no uso compartilhado do parque para que todos possam manter uma convivência saudável.”

Os parques municipais de Belo Horizonte proíbem a entrada de bicicletas particulares de tamanhos grandes. De acordo com a lei municipal 10.285/2011Portaria 0023/2013, somente bicicletas com aros de tamanho 12, 14 e 16 podem acessar os parques da cidade. Na opinião do ciclista Vinicius Mundim, voluntário da associação BH em Ciclo, entrar com a própria bicicleta no parque da Pampulha será um marco importante para quem usa o veículo como meio de transporte e também o primeiro passo para que a prefeitura repense a questão das bicicletas nos parques municipais.

Campanha

Desde outubro do ano passado, a BH em Ciclo vem promovendo uma campanha para a liberação de bicicletas nos parques municipais. Uma das questões destacadas no abaixo assinado eletrônico é que no início de 2014, a prefeitura participou de duas oficinas para construção de rotas cicloviárias em Belo Horizonte e uma das rotas mais solicitadas pelos ciclistas foi a ligação da avenida Afonso Pena com a avenida dos Andradas, trecho que passa por dentro do Parque Municipal Américo René Gianetti. “Não vamos desistir e queremos fortalecer ainda mais a campanha em 2015, de modo que a prefeitura implante mais ciclovias e melhore a estrutura cicloviária da cidade”, afirma Mundim.

2 comentários em “Parque Municipal da Pampulha está a um passo de liberar entrada de bicicletas

  1. “ligação da avenida Afonso Pena com a avenida dos Andradas, trecho que passa por dentro do Parque Ecológico da Pampulha”
    Amigos, por favor façam uma correção na matéria: a ligação destas duas avenidas em BH passa por dentro do Parque Municipal Américo René Gianetti, no Centro da cidade, bem longe da Pampulha…

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *