A tinta da ciclovia da Avenida Paulista escorreu para o asfalto?
Matéria de TV afirmou que o asfalto da avenida foi manchado pela tinta da ciclovia, que escorreu com a chuva. Saiba o que há de verdade nisso.
Uma matéria do jornal SP TV da Rede Globo, no sábado 28 de fevereiro, afirmou que o asfalto da Av. Paulista, em São Paulo, teria sido manchado pela tinta da ciclovia que está sendo construída no local. “A tinta deveria pintar a ciclovia que está sendo feita no canteiro central”, afirma o âncora ao abrir a matéria.
A reportagem mostra então um motorista dizendo ser ridícula a situação e outra moça preocupada com o carro que ficaria manchado de vermelho. A repórter entra explicando que “a tinta é para demarcar a ciclovia que vai funcionar no canteiro central da Avenida Paulista” e afirma que na parte da tarde havia funcionários pintando o trecho mostrado na imagem. “Com a chuva, a tinta escorreu, deixando tudo vermelho”. Mais gente entrevistada dizendo que foi um desperdício de dinheiro, que foi um problema estratégico, que não houve “nenhum tipo de planejamento”. A matéria ainda usa novamente o termo tinta.
O âncora encerra dizendo que a situação é “inacreditável” e esclarece que a CET iria enviar um caminhão pipa com água de reuso para limpar a avenida que a “a pintura vai ser refeita”. E encerra falando sobre o desperdício de tinta.
Mas a moça que se preocupou em estragar o carro pode ficar tranquila: aquela coisa vermelha que pode ter aderido à lataria sai com água sem deixar rastro. Na verdade, sai até com a mão depois de seco. Isso porque…
Não era tinta
A ciclovia da Av. Paulista não está sendo pintada. Nem um pingo de tinta foi aplicado até o momento.
O pavimento está sendo feito com concreto pigmentado, ou concreto tingido. Ou seja, ele já vem na cor certa, não há aplicação de tinta. O pigmento vermelho é aplicado ainda na betoneira, que ao ser misturado ao concreto lhe confere a coloração adequada. O mesmo processo foi utilizado nas ciclovias da Av. Faria Lima e da Av. Eliseu de Almeida.
Na foto que abre essa matéria (registrada um dia antes da reportagem da TV) é possível perceber que o que é vermelho é o próprio concreto. Perceba ainda, ao fundo, parte dele coberta com um plástico, justamente para evitar que a chuva o estragasse. Provavelmente, no dia seguinte o concreto já estivesse em processo de “cura”, não necessitando mais do plástico. Mas como sempre sobra material em forma de pó na superfície ou nas laterais, fora da área da laje, a chuva (que não foi pouca) dispersou esse pó.
O que escorreu para a avenida foi, portanto, pó do concreto vermelho. Não foi tinta. A tinta só será usada em um estágio final da ciclovia, na etapa de sinalização, e nas cores branca e amarela. Esse pó que apareceu sobre o asfalto sai com água, até mesmo com a água da próxima chuva.
E por que então tanto escândalo foi feito em cima disso? Foi um vacilo da repórter, que não soube apurar corretamente a situação no local e acabou fazendo a redação dar essa “barrigada”? Ou a abordagem foi intencional, com a ciência de que não havia tinta alguma ali, com o objetivo de gerar críticas à ciclovia da Avenida Paulista? Você decide. Se quiser assistir ao vídeo, clique aqui.
Vale lembrar que o projeto, disponível na internet há meses e ao qual a emissora também tem acesso, cita que o pavimento é feito de concreto pigmentado.
Concordo como Renato e mais alguns comentários. A emissora escolhe, primeiro plantar a dúvida. Provavelmente até se retrate de forma rápida e/ou colocando mais alguma dúvida. O dia que o jornalista utilize a ciclovia para exercitar os patins, no mínimo vai apoia-la.
Comentário bem votado! 6 2
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso. 6 42
Você está querendo comparar roupas (algodão, linho, etc) com as superfícies de um automóvel? Meu amigo, não confunda maçãs com laranjas.
Comentário bem votado! 8 3
O Cesar Tralli lembra uma gazela rebelde toda vez que tem matéria sobre algo envolvendo a prefeitura
Comentário bem votado! 21 5
Para mim é tão dramático que só falta dizer “Óh, quem poderá nos defender… Chapolin Colorado!”
Comentário bem votado! 11 2
Nesse caso seria mesmo ótimo o chapolim, assim ele não iria reclamar da cor da tinta. rsrs #piadapronta
Comentário bem votado! 9 0
Não acredito nisso, cara que raiva dessa midia e da CET que não procurou esclarecer que não era tinta, aff.
Comentário bem votado! 8 2
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso. 4 12
Ignorancia e desinformação, a gente se vê por ai….
Comentário bem votado! 6 2
Infelizmente ao programar a concretagem, confiamos na previsão do tempo da Globo: “30% de probabilidade de chuva no final da tarde”. Concretagem feita de manhã, só poderia cobrir com a manta 3 horas depois, portanto na hora da chuva começar. Nesta época já é difícil, ainda por cima com estas previsões furadas….
4 1
O negócio é o seguinte. Qto mais sensacionalizar, mais ibope dá. E essa a qualidade da nossa imprensa de hoje, diferente daquela imprensa séria e voltada exclusivamente com a verdade dos anos 70 e 80.
Eu já havia visto essa reportagem no site do G1 poucas horas antes de passar aqui. Sou morador da região e vi os primeiros trechos da nova ciclovia com o concreto pigmentado, o que me deixou muito feliz…”o vermelho” começou a aparecer…
Mas em uma cidade de gente individualista e mesquinha, tem que achar um defeito para meter o pau na ciclovia, só porque não é ciclista, não usa e acha que o dinheiro está sendo jogado fora.
Essas pessoas merecem mesmo se lascar no transito pesado todos os dias!
Comentário bem votado! 32 4
“a CET iria enviar um caminhão pipa com água de reuso para limpar a avenida que a ‘a pintura vai ser refeita'”. Falha da CET também, que corroborou com a falsa notícia ao invés de esclarecer.
Comentário bem votado! 8 0
Isso acreditando que responderam usando esse termo, Rodrigo.
4 2
Fica difícil saber quando nem a CET e nem a Prefeitura se posicionam, né?
Procurei alguma nota deles sobre isso, mas infelizmente não encontrei nada.
1 0
Que dinheiro público foi para o ralo? O pó do concreto seria aproveitado pra alguma coisa? Sobre a chuva, deve ser por isso que na foto alguns trechos aparecem cobertos, né parceiro? Esse jornalismo intencionalmente preguiçoso me cansa, mas pior ainda é ver gente que insiste na versão deles mesmo depois de uma matéria que esclarece fatos – e não pontos de vista – como essa aqui.
Comentário bem votado! 15 4
Depois da matéria deturpada da Veja, depois do método duvidoso que levou a Folha a concluir que “mesmo com ciclovias, numero de ciclistas diminuiu”, depois dessa do SPTV e de tantas outras, cada vez mais percebo que a campanha contra a inserção da estrutura cicloviária na mobilidade urbana paulistana está se tornando um vale-tudo.
Comentário bem votado! 20 5
A Globo está e sempre estará prestando um desserviço à população.
O problema é falar que precisamos ter mecanismos de regulação da mídia, a grande maioria se levanta e confunde tudo.
Liberdade de expressão é diferente de libertinagem de expressão, bem característica dessa emissora.
Comentário bem votado! 16 5
E o que dizer quando o vermelho no asfalto é sangue?
Comentário bem votado! 30 3
Verdade, quando é uma mancha de sangue de um ciclista morto na mesma avenida não vejo tanta gente se preocupar, a não ser com o trânsito causado por isso.
Comentário bem votado! 7 2
Intencional ou não, o jornal tem que se retratar!
Impressionante como o jornalismo brasileiro não é sério!
Uma pena, quem perde com essa total desinformação é só a população…
Comentário bem votado! 17 3
[Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]
Esse comentário não tem feito muito sucesso. 27 44
Foi descaradamente intencional. Repórter: “Hoje a tarde tinha funcionários pintando a ciclovia”! Olha que cara de pau!
Comentário bem votado! 16 3
Será que o jornal irá se retratar? Seja ingenuidade ou má intenção, foi feio.
Comentário bem votado! 10 2
Vai nada…São tudo usuários de carro que acham que bicicleta é só para lazer.
Comentário bem votado! 15 2