Ciclovia da Avenida Paulista durante a fase de obras. Foto: Vera Penteado Borges

A tinta da ciclovia da Avenida Paulista escorreu para o asfalto?

Matéria de TV afirmou que o asfalto da avenida foi manchado pela tinta da ciclovia, que escorreu com a chuva. Saiba o que há de verdade nisso.

Tinta da obra teria escorrido, manchando asfalto. Mas há tinta? E manchou mesmo? Foto: Vera Penteado Borges
Tinta da obra teria escorrido, manchando asfalto. Mas há tinta? E manchou mesmo? Foto: Vera Penteado Borges

Uma matéria do jornal SP TV da Rede Globo, no sábado 28 de fevereiro, afirmou que o asfalto da Av. Paulista, em São Paulo, teria sido manchado pela tinta da ciclovia que está sendo construída no local. “A tinta deveria pintar a ciclovia que está sendo feita no canteiro central”, afirma o âncora ao abrir a matéria.

A reportagem mostra então um motorista dizendo ser ridícula a situação e outra moça preocupada com o carro que ficaria manchado de vermelho. A repórter entra explicando que “a tinta é para demarcar a ciclovia que vai funcionar no canteiro central da Avenida Paulista” e afirma que na parte da tarde havia funcionários pintando o trecho mostrado na imagem. “Com a chuva, a tinta escorreu, deixando tudo vermelho”. Mais gente entrevistada dizendo que foi um desperdício de dinheiro, que foi um problema estratégico, que não houve “nenhum tipo de planejamento”. A matéria ainda usa novamente o termo tinta.

O âncora encerra dizendo que a situação é “inacreditável” e esclarece que a CET iria enviar um caminhão pipa com água de reuso para limpar a avenida que a “a pintura vai ser refeita”. E encerra falando sobre o desperdício de tinta.

Mas a moça que se preocupou em estragar o carro pode ficar tranquila: aquela coisa vermelha que pode ter aderido à lataria sai com água sem deixar rastro. Na verdade, sai até com a mão depois de seco. Isso porque…

Concreto pigmentado foi utilizado na Ciclovia Pirajussara, na Av. Eliseu de Almeida. Foto: Willian Cruz
Concreto pigmentado também foi utilizado na Ciclovia Pirajussara, na Av. Eliseu de Almeida. Foto: Willian Cruz

Não era tinta

A ciclovia da Av. Paulista não está sendo pintada. Nem um pingo de tinta foi aplicado até o momento.

O pavimento está sendo feito com concreto pigmentado, ou concreto tingido. Ou seja, ele já vem na cor certa, não há aplicação de tinta. O pigmento vermelho é aplicado ainda na betoneira, que ao ser misturado ao concreto lhe confere a coloração adequada. O mesmo processo foi utilizado nas ciclovias da Av. Faria Lima e da Av. Eliseu de Almeida.

Na foto que abre essa matéria (registrada um dia antes da reportagem da TV) é possível perceber que o que é vermelho é o próprio concreto. Perceba ainda, ao fundo, parte dele coberta com um plástico, justamente para evitar que a chuva o estragasse. Provavelmente, no dia seguinte o concreto já estivesse em processo de “cura”, não necessitando mais do plástico. Mas como sempre sobra material em forma de pó na superfície ou nas laterais, fora da área da laje, a chuva (que não foi pouca) dispersou esse pó.

O que escorreu para a avenida foi, portanto, pó do concreto vermelho. Não foi tinta. A tinta só será usada em um estágio final da ciclovia, na etapa de sinalização, e nas cores branca e amarela. Esse pó que apareceu sobre o asfalto sai com água, até mesmo com a água da próxima chuva.

E por que então tanto escândalo foi feito em cima disso? Foi um vacilo da repórter, que não soube apurar corretamente a situação no local e acabou fazendo a redação dar essa “barrigada”? Ou a abordagem foi intencional, com a ciência de que não havia tinta alguma ali, com o objetivo de gerar críticas à ciclovia da Avenida Paulista? Você decide. Se quiser assistir ao vídeo, clique aqui.

Vale lembrar que o projeto, disponível na internet há meses e ao qual a emissora também tem acesso, cita que o pavimento é feito de concreto pigmentado.

Veja também
Conheça as 7 novas ciclovias que serão conectadas à da Av. Paulista, em São Paulo
Durante vistoria às obras da ciclovia da Paulista, secretário fala sobre escolha da via e conexões
Com champanhe, arruda e sal grosso, ciclistas comemoram início da ciclovia da Av. Paulista
Sobre a matéria da Veja São Paulo e o custo real das ciclovias na cidade

96 comentários em “A tinta da ciclovia da Avenida Paulista escorreu para o asfalto?

    1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

      Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 4 Thumb down 20

      1. ou de um burro tucanalha como você, que deve votar na gang que nunca investiu em ciclovia, que sucateia e rouba BILHÕES do metrô/CPTM. Eles sim que eram bons, não é verdade? uma simples mancha de vermelho por conta de RESTOS de material de pós pigmentado é motivo de toda essa celeuma. Saco na lua por conta de pseudos éticos e indignados como você…

        Polêmico. O que acha? Thumb up 16 Thumb down 14

        1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

          Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 4 Thumb down 11

          1. Jacques, as moscas já cansaram de tanto roubar e estão procurando outros “pratos”Parece que no momento e m outros momentos o povo já se cansou de ser explorado!! PT NELES!! LULA 2018!!
            LUCIDO SEU COMENTÁRIO QUE AS MOSCAS VÃO MUDAR PORQUE ASSUME QUE A MERDA DOMINAVA!!

            Thumb up 0 Thumb down 0

  1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 14 Thumb down 22

    1. Caro Carlo, a falácia do apelo à autoridade (pior: nem demonstrada foi) e a confusão da inversão da ordem (ninguém questionou o que é pigmento, sim o que é tinta) não surtiram efeito. Tente novamente.

      Gelatina é vendida colorida, com pigmentos, não pintada nem com tinta. Eu poderia usar outros exemplos culinário, mas a gelatina basta.

      Sobre o seu exemplo do Pó Xadrez:
      http://amigonerd.net/exatas/engenharia/po-xadrez-pigmento-para-colorir-concreto-cal-argamassas-gesso-entre-outros

      Comentário bem votado! Thumb up 19 Thumb down 7

  2. É só olhar os comentários dos haters pra ver a decadência que SP virou, a cidade nunca sofreu tanto com problemas climáticos, e parece que nem isso sensibiliza o ser humano. No dia que a cidade virar uma nuvem preta de CO2 sem um pingo de água pode ser tarde demais pra correr atrás do prejuízo, e parece que esse dia não está tão distante.

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 3

    1. São milhões de reais jogados fora com esse terrível crime contra a economia popular! Quem irá ressarcir os cobres públicos da enorme perda de 2kg de cimento pigmentado! Vai levar anos para essa tinta sair do asfalto da avenida sem falar que todo esse concreto vai entupirá as galerias causando enchentes na região! Precisamos protestar na prefeitura pois nenhuma obra civil gera poeira e resíduos! No 1° mundo isso não existe, todas as construção lá são nível cirúrgico, só no Brasil!

      Pessoal, se quiserem ganhar o titulo de Drama Queen é assim que se faz, aprendam! Drama é arte!

      Comentário bem votado! Thumb up 33 Thumb down 5

  3. Na minha opinião, os erros da reportagem foram intencionais. Todo o projeto e discussão foi amplamente discutido e esclarecido a sociedade. Percebam que eles colocam palavras na boca das pessoas. Basta se atentar para o fato do repórter não mostrar a pergunta que faz. Só divulgam a resposta e parte dela.

    Há alguns anos atrás, quando saía da estação do metrô, fui entrevistado pela Repórter Sabrina Simonato: ela me questionou se eu tinha tido problemas para carregar o bilhete único (era uma semana que esse problema ocorria). Mas naquele dia eu carreguei e não havia tido problemas. Disse isso a ela. Resultado: nem saí na matéria; ela procurava alguém que falasse mal. Essa é a nossa liberdade de imprensa: a liberdade de eles falarem e imporem a ideia e filosofia deles.

    E o grande risco às ciclovias é que estão escondendo jogo político por trás dela, já interessados nas eleições municipais do ano que vem.

    A Globo não ama a cidade nem o país. Tanto que nos jogos de futebol se querem mostram o hino nacional. Enquanto ele e tocado, fica passando propaganda. Amam simplesmente seus interesses comerciais.

    Ainda bem que temos a internet hoje para contrapor a essa ditadura midiática.

    Comentário bem votado! Thumb up 33 Thumb down 6

    1. Globo está virando, pouco a pouco, uma Record da vida….daqui a pouco as reportagens vão parecer Datena. É só acompanhar o SPTV 1º edição, o Cesar Tralli está mais “bocudo”, igual o Datena.

      Comentário bem votado! Thumb up 17 Thumb down 3

  4. Ontem passei lá na Paulista e quase não tinha mais resquício da tal “tinta sangue de ciclista” kkkk no meio das faixas, interessante que não vi ninguém reclamando da “tinta branca” da quebradeira do concreto do novo trecho interditado.

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 5

  5. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 14 Thumb down 40

    1. O site é patrocinado pelo Banco Itaú. Difícil acreditar que uma instituição financeira privada seja da “petralhada”, né? Aliás, sempre me intriga que os “haters” critiquem o poder público quando o assunto é mobilidade e passe ao largo que Bradesco e Itaú são os maiores fomentadores do movimento. Não era mais fácil cancelarem suas contas Personalitee e Prime? Não, né? Haters are gonna hate, sem pensar muito à respeito.

      Comentário bem votado! Thumb up 25 Thumb down 4

  6. [Off Topic]

    William, o Bike Sampa está perto de completar 1 milhão de viagens. Vai ter reportagem aqui no VdB sobre este acontecimento?

    [Off Topic]

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  7. “O dinheiro público foi parar na sarjeta…” Quanta bobagem. Essa esperneação contra a construção das ciclovias já está ficando ridícula.

    Comentário bem votado! Thumb up 21 Thumb down 6

  8. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 15 Thumb down 47

    1. Sabe qdo você pinta sua casa e quer uma cor diferente do branco? Pois bem, você compra uma solução (bisnaga) pronta da cor desejada e mistura na tinta, obtendo a cor desejada. Essa cor não sairá mais….O concreto pigmentado é bem assim. Na hora que que é preparado, é adicionado o pó da cor vermelha que é diluido na preparação do mesmo e ai o concreto já vem pronto na cor desejada. Como vai vazar tinta de um concreto da cor vermelha?

      O que ocorreu é o que está escrito no artigo. você não leu até o fim?

      Comentário bem votado! Thumb up 19 Thumb down 7

      1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

        Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 15 Thumb down 35

      2. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

        Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 7 Thumb down 21

        1. Amigo, o que você vê no video não é tinta e nem o pigmento do concreto. Como é explicado no artigo isso é o pó, o resto, o resíduo, a parte que não foi utilizada. Sabe quando você lixa a parede da sua casa e cai um pó no chão? É tipo isso. Ou quando vc chapisca a parede, reboca ou passa massa fina. Sempre cai no chão um pouco não cai? Pois bem, é desse pó que essa agua vermelha que você está chamando de tinta a base de água foi feita. Tenta pintar sua casa com agua e suco em pó para ver se qqr coisa que colore água é tinta. Não é por que a agua está vermelha que é tinta.

          Comentário bem votado! Thumb up 27 Thumb down 7

    2. Você mesmo se contradiz e sugere “rever esses conceito ai”? Pigmento é o que dá cor à tinta, logo não é tinta. Tinta é composta de pigmento, solvente e resina. Logo, se é concreto pigmentado (só recebe pigmento), o máximo que você pode dizer é que ele é colorido, não é “concreto pintado”, nem “concreto com tinta”.

      Concreto não foi jogado fora. Releia:

      Mas como sempre sobra material em forma de pó na superfície ou nas laterais, fora da área da laje, a chuva (que não foi pouca) dispersou esse pó.

      Comentário bem votado! Thumb up 21 Thumb down 4

      1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

        Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 6 Thumb down 16

        1. O tom de sarcasmo serve para camuflar que teu primeiro argumento foi desmontado? Afinal, no vídeo não dá para ver o concreto despigmentado nem a rua inteira “pintada” que você diz. Dá para ver apenas transeuntes respondendo perguntas enviesadas de uma repórter tendenciosa e imagens de carros (e o dedo dessa repórter) passando sobre água colorida que escorre sobre um asfalto preto, como sempre.

          Comentário bem votado! Thumb up 14 Thumb down 5

  9. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 8 Thumb down 34

    1. Você não vai andar, mas centenas irão, assim como já ocorre nas ciclovias da Eliseu de Almeida e Sumaré.

      Caminhando na calçada ou andando de bike você respira poluição da mesma maneira. Inclusive dentro do carro, do onibus, metrô.

      Comentário bem votado! Thumb up 20 Thumb down 4

    2. plantar arvore para as raizes penetrarem as estruturas do metro?

      Voce prefere respirar poluição dentro do seu carro? Por que a poluição está ai para todos, e estudos indicam que passageiros de automóveis tem exposição maior do que ciclistas – ou seja, num carro vc respira mais poluente E nao se exercita..kkk

      Prefiro me exercitar, com minha cabeça protegida pelo capacete, diminuindo emissões de poluentes, economizando uma grana, cedendo meu espaço no metro…

      De nada.

      Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 5

      1. Até daria para plantar árvores no canteiro se quisessem, pois com exceção dos respiros e dos acessos existe uma boa diferença até a laje das estações, na praça do ciclista existe uma bem menor que tem arvores adultas, acho que o maior problema seria o tamanho canteiro a ser aberto e o obstáculos que causariam.

        Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *