Após abaixo-assinado, construção de ciclovia na Av. Teotônio Vilela é anunciada em São Paulo
Obra será feita em etapas e a primeira delas deve ficar pronta ainda em 2015. Outras três ainda não têm verba definida.
Uma demanda histórica da sociedade finalmente vai sair do papel no extremo sul da cidade de São Paulo. A boa notícia veio durante uma reunião com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em 27 de agosto de 2015, quando o coletivo Bike Zona Sul entregou o abaixo assinado com mais de 4.300 assinaturas. Os técnicos da prefeitura disseram que as obras do primeiro trecho começam ainda neste ano e a verba virá do FEMA (Fundo do Meio Ambiente).
“A ciclovia será instalada no canteiro central, que será alargado em alguns trechos. Não haverá a remoção de faixas de rolamento e também não será retirada nenhuma árvore”, conforme comunicado publicado pelo grupo nas redes sociais. A CET informou que a execução das obras se dividirá em quatro partes:
1 – Av. Atlântica até a entrada do Grajaú (Belmira Marin)
2 – Entrada do Grajaú até a Rua dos Mendes
3 – Rua dos Mendes até o Terminal Varginha
4 – Terminal Varginha até o início da Sadamu Inoue
A promessa é concluir o trecho entre a rua dos Mendes e o Terminal Varginha até o final de 2015. “Esse pedaço é um dos mais importantes, pois é onde os carros passam com velocidade mais alta na avenida e o ciclista não tem opções em ruas paralelas por dentro do bairro”, explica Alex Gomes, do Bike ZS, que estava na reunião.
Ele contou que ficou muito feliz com a notícia, mas lembrou que a pressão deve continuar. “Os outros três trechos ainda não têm verba definida e não há garantia de que sairão do papel até o fim de 2016. Por isso, o abaixo assinado continua aberto”. Para assinar, acesse o documento online.
No encontro, a CET também anunciou a extensão da ciclovia da avenida Atlântica até o Largo do Rio Bonito, interligando a rede cicloviária atual à futura via para bikes da Teotônio Vilela, outra demanda dos ciclistas (essa ligação deve ser concluída até o fim de 2016, mas ainda não tem data nem verba definida).
“Os próprios técnicos da CET nos parabenizaram pela iniciativa, já que eles usam esse tipo de mobilização para justificar o trabalho junto à prefeitura. Recomendamos que outros coletivos façam o mesmo em pontos diferentes da cidade”, diz Alex. Segundo ele, isso gera o debate na sociedade e quem assina se torna um participante de um processo de cidadania que deve ser multiplicado.
Essa não é a primeira vez que a mobilização popular resulta na construção de ciclovias. Uma delas é a rua da Consolação, que já está com as obras em andamento nas faixas da direita, nos dois sentidos, entre a avenida Paulista e a praça Roosevelt. A sociedade mais uma vez mostra que tem força e voz ativa e pode ajudar a mudar o cenário caótico de trânsito e acidentes em Sampa.
Veja aqui a importância da ciclovia na Teotônio Vilela e os principais argumentos do Bike Zona Sul.
Alguém saberia me dizer como faço para solicitar a melhora de um trecho de ciclovia? O problema ocorre no trecho de encontro da Rua Candido Espinheira com a Rua Ministro de Godoi, na verdade são dois problemas, o mais grave é que bem no cruzamento dessas ruas os veículos invadem a ciclovia ao fazer a conversão a esquerda para entrar na Rua Ministro (fazem a conversão bem rente a calçada tanto que o trecho já esta até sem tinta) o que pode ocasionar um choque frontal grave entre um carro e um ciclista, o outro problema é que tem uma grade de boca de lobo um pouco antes do cruzamento que está bem abaixo do nível da rua. Tentei o serviço do SAC da prefeitura mas até agora não deu em nada. O problema pode até ser visto no Google Street View no link: https://www.google.com.br/maps/@-23.5310152,-46.6679583,3a,75y,236.95h,66.46t/data=!3m6!1e1!3m4!1sxhvpFV6iwkPU5xD_nFi09A!2e0!7i13312!8i6656
Aproveitei o tópico porque falava sobre implementação da ciclovia. Valeu
Comentário bem votado! 5 0
Não sei Gustavo, mas você tem toda razão. Umas balizas ali cairiam bem para impedir essas invasões de carros.
2 0
Não adianta reclamar nos órgãos públicos, para o prefeito o importante são os números. O importante é fazer 56423768 km de ciclovias,a qualidade não importa.
Essa pintura na esquina é mesmo uma aberração, o cara que pintou deveria estar completamente embriagado.
2 4
Muito bom, os esforços da atual gestão são incriveis, SP está está se transformando numa metrópole pedalavel. Certamente quando a estrutura estiver pronta, precisaremos de bicicletários no terminal, pois a demanda irá aumentar muito, como aconteceu na Eliseu.
2 0
Sensacional, eu sempre imaginei como pode uma Av como aquela com um largo canteiro central, não possuir ciclovia!!
1 0