Você conhece a bicicleta de roda oval, inventada em Portugal?

Não se trata de piada boba com nossos irmãos de além-mar. O inventor levou três anos para chegar ao formato ideal e garante haver vantagens. Veja em vídeo

Rodas ovais garantem maior aderência ao terreno e controle da bicicleta pelo ciclista. Foto: Divulgação
Rodas ovais garantem maior aderência ao terreno e controle da bicicleta pelo ciclista. Foto: Divulgação

Por que uma roda é redonda? Essa foi a pergunta que o português Jacinto Oliveira, de 73 anos, fez a si mesmo há alguns anos. Determinado a provar que nem toda roda precisa ser redonda para ser eficiente, ele criou a ELIP, uma bicicleta com rodas elípticas (ovais), ou seja, que não completam um círculo perfeito.

Foram três anos de desenvolvimento até chegar ao formato imaginado por Oliveira. Graças à tecnologia desenvolvida pelo inventor português, esta bicicleta permite aos seus ciclistas uma experiência de condução semelhante à fornecida pelas bicicletas comuns. Contudo, a excentricidade do movimento é corrigida graças a um cubo desenvolvido especialmente para a ELIP que mantém o eixo sempre estável em relação ao solo independente do movimento da roda oval.

De acordo com Oliveira, em entrevista ao Fantástico, nas bicicletas normais o ritmo da pedalada é sempre igual. Na ELIP o ritmo da pedalada varia ao longo do percurso. Segundo ele, isso contribui para uma redução da fadiga muscular, devido ao esforço variado que ora vai aumentando ou diminuindo.

A bicicleta com rodas elípticas permite ao ciclista um maior controle sobre as rodas da frente e as de trás. Devido à sua forma têm uma maior aderência ao terreno. Essas características, segundo o criador, podem ser úteis para as áreas agrícolas e militares.


2 comentários em “Você conhece a bicicleta de roda oval, inventada em Portugal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *