Propostas cidadãs de conexões cicloviárias são aprovadas e viram projeto em São Paulo

Propostas de conexões para a ciclovia “Ceagesp-Parque Ibirapuera” foram aprovadas por unanimidade e seguiram para detalhamento de projeto e análise

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Por Ciclocidade

Mais do que acompanhar as políticas públicas, é preciso atuar proativamente. E é nesse sentido que cidadãos se mobilizaram para propor novas conexões para a ciclovia “Ceagesp-Parque Ibirapuera” – conhecida como Ciclovia da Faria Lima, mas que hoje já vai muito além da avenida de mesmo nome.

Em 2016, quase 1 milhão de viagens por bicicletas terão sido feitas em apenas um dos trechos por onde passa a ciclovia, segundo estimativa baseada em dados da Prefeitura de São Paulo e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Como o potencial é que tal uso aumente e como existem outros eixos cicloviários no entorno, a Ciclocidade e o GT de Mobilidade do CADES Pinheiros (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) apresentaram no dia 13/9, durante a reunião trimestral do Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, uma solicitação para que importantes conexões cicloviárias sejam realizadas na nova estrutura.

Dentre as propostas, estão:

  • a conexão com a avenida Jaguaré por meio de uma nova ciclovia sobre a Ponte Jaguaré;
  • a conexão com as ciclovias da Universidade de São Paulo por meio de uma nova infraestrutura cicloviária sobre a Ponte Cidade Universitária e via a ciclopassarela ao lado da Ponte Bernardo Golfard, que já foi discutida e planejada;
  • a conexão com a ciclovia da avenida Eliseu de Almeida por meio das obras mencionadas acima e de novas infraestruturas cicloviárias nas ruas Butantã e Alvarenga;
  • conexões até as estações Butantã (Metrô/Ônibus) e Pinheiros (Metrô/CPTM/Ônibus) por meio de novas infraestruturas cicloviárias que cheguem nestes locais e também permitam pedalar no seu entorno;
  • melhorias na iluminação, arborização e sinalização ao longo dessa ciclovia.

O pedido foi aprovado por unanimidade pelo grupo gestor e as solicitações seguiram para detalhamento de projeto e análise. Diversos conselheiros elogiaram os pedidos e a sua fundamentação, bem como a atuação das duas entidades neste grupo gestor e em outros fóruns.

O mapa com as propostas pode ser visto na imagem acima e o documento completo, já com detalhamento financeiro, pode ser visto neste link. O detalhamento do projeto deverá ser analisado e deliberado na próxima reunião do Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, em dezembro.

Na mesma reunião, o GT de Mobilidade do CADES entregou um Plano Conceitual de Corredores Verdes para a Operação Urbana Faria Lima. As propostas do plano também podem ser vistas no link para o documento completo. O plano de corredores verdes contou com o apoio da Ciclocidade e de mais outras 20 entidades.

Tais avanços representam grandes conquistas para a conectividade da rede cicloviária e para a saúde da população. O financiamento está disponível via Operação Urbana, que tem como um dos objetivos promover melhorias estruturais, sociais e ambientais.

7 comentários em “Propostas cidadãs de conexões cicloviárias são aprovadas e viram projeto em São Paulo

  1. Estava trafegando pela Ciclovia Robert Kennedy, Parque Guarapiranga, zona Sul, ida e volta, como parte de meu caminho ao trabalho, pois saio do Grajaú até Sena Madureira, Vila Mariana. Muito esburacada, mal sinalizada, aliás, nenhuma sinalização, e em grande parte, sem iluminação à noite, terreno perfeito para assaltos, que, como não poderia ser diferente, já começam a ser frequentes.Por tudo isso, deixei de frequentá- la, optando por outras rotas.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Bom dia, gostaria de saber se há algum plano para interligar a ciclovia da Radial Leste ao Centro, porque o que parece e que vocês só dão importância a zona sul.

    Obrigado.

    Ronaldo.

    Thumb up 3 Thumb down 2

    1. Bom dia, Ronaldo.
      Na radial, só quando sair o BRT, mas está sendo feita a ciclovia da rua 21 de abril, no Brás, ela fará essa ligação zona leste/centro.

      Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

    2. Ronaldo,

      Esses novos projetos são uma conquista da sociedade civil organizada. Não há discriminação contra nenhum local, evidentemente, mas é muito natural que tenham mais conhecimento de caminhos que estejam mais próximos de seu dia-a-dia.

      Todos contamos com a contribuição que você e todos do Centro e Zona Leste podem dar para apresentar projetos que apresentem sugestões e melhorias para esses locais.

      Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *