Uma banda em que os músicos pedalam enquanto tocam (com vídeo e fotos)

Ensaio de banda holandesa viralizou na internet. Conheça a história da Bicycle Showband Crescendo, com vídeo e fotos.

Ensaio da Bicycle Showband Crescendo. Imagem: RTV Noord/Reprodução
Ensaio da Bicycle Showband Crescendo. Imagem: RTV Noord/Reprodução

Um vídeo mostrando músicos tocando enquanto pedalam, inclusive com grandes instrumentos de sopro, viralizou na internet essa semana. Muita gente quis saber de onde eram as imagens e quem eram aquelas pessoas, cruzando as bicicletas em sincronia enquanto tocavam.

Trata-se de um ensaio da Bicycle Showband Crescendo, uma banda marcial holandesa, em preparação para o Wereld Muziek Concours 2017 (Concurso Mundial de Música). A página do WMC, que acontecerá em julho em Kerkrade, na Holanda, diz que premiará “não mais as bandas que tocam suas peças com perfeição, mas os participantes que mais impressionarem com sua performance completa”. E parece que a Crescendo tem boas chances:


A uma TV local um representante da banda, René Jelsma, disse que de início ficaram um pouco contrariados quando o vídeo vazou, porque mostra partes do ensaio que não deveriam ser divulgadas – afinal, estão ensaiando para uma competição. Mas o descontentamento logo foi superado pela surpresa com o alcance e a repercussão, principalmente em outros países.

O vídeo, gravado  no primeiro fim de semana de abril, foi visto cerca de 2 milhões de vezes em menos de uma semana no Facebook da RTV Noord, com mais de 23 mil compartilhamentos. E esse número não leva em conta compartilhamentos indiretos, como pro exemplo reproduções em outras mídias e envios pelo Whatsapp.

A Bicycle Showband Crescendo começou em 1922, “como uma fanfarra de vilarejo comum”, conta o site oficial. Mas foi só em 1973 que dois de seus membros subiram nas bicicletas com seus instrumentos, dando origem à divisão de ciclistas da banda (Cyclists Corps), tornando a equipe mundialmente conhecida.

Para esse ano, a Crescendo tem apresentações agendadas na Holanda, Alemanha e Reino Unido.

2 comentários em “Uma banda em que os músicos pedalam enquanto tocam (com vídeo e fotos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *