Robôs que pedalam bicicletas

Veja três exemplos de robôs que se equilibram em bicicletas (com vídeos). E um que pedala um monociclo!

O vídeo abaixo mostra um robô que consegue se equilibrar numa bicicleta. Para conseguir o equilíbrio, ele move o guidão levemente conforme percebe uma oscilação de equilíbrio. As imagens foram feitas numa Exposição Internacional de Robôs que ocorreu em Tóquio, em novembro de 2011. As legendas são do Vá de Bike.

O robô, chamado PRIMER-V2, pedala uma bicicleta de roda fixa. Mas ele não sabe frear ou dar um skid: quando precisa parar, usa a técnica do “freio a chinelo”, velha conhecida de quem já precisou pedalar numa bicicleta sem freio. 😉

Veja aqui um vídeo desse robô pedalando no asfalto. Além de tudo, é ciclista urbano. :p

Concorrentes

Robôs que pedalam não são exatamente novidade. Esse outro vídeo mostra um modelo que anda de bicicleta e outro robô que pedala um monociclo! Com um visual caprichado, esses dois fazem o truque de outra forma: uma hélice em seu interior gira para um lado ou para o outro, garantindo que eles consigam se manter em equilíbrio mesmo parados. Há mais informações sobre eles aqui (em inglês).


Pesquisando um pouco mais encontramos mais um, na Tailândia, criado para uma competição local. Não é tão bonito, mas funciona – e com uma bicicleta comum! Mais informações aqui.


E aí, quanto tempo para termos um no Tour de France? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *