Foto: Willian Cruz/VdB

Praça do Ciclista de São Paulo será revitalizada – e você pode participar

A Praça do Ciclista, tradicional ponto de encontro de quem pedala em São Paulo e local histórico de concentração da Bicicletada (Massa Crítica), será revitalizada em breve

Espaço do canteiro central da Avenida Paulista, próximo à Rua da Consolação, é ponto de encontro tradicional de quem pedala na cidade, com uma história relacionada à bicicleta que já chega a quase 20 anos. Foto: Willian Cruz/VdB

A Praça do Ciclista, tradicional ponto de encontro de quem pedala em São Paulo e local histórico de concentração da Bicicletada (Massa Crítica), será revitalizada em breve.

O recebimento de sugestões já foi finalizado

Veja quais serão as mudanças na Praça do Ciclista!

Responsável pela iniciativa, Daniel Moral considera a Praça do Ciclista um símbolo do cicloativismo paulistano e do ciclismo urbano na cidade. Foto: Willian Cruz/VdB

A iniciativa é de Daniel Moral, da Eureka Coworking, que tem uma de suas unidades recém-instalada em um edifício comercial exatamente em frente à Praça do Ciclista. Daniel, que também é um dos responsáveis pelo projeto Bike Tour SP, conta que formalizou um termo de adoção da Praça junto à subprefeitura da Sé. “O subprefeito aceitou e a gente fez um termo já de 3 anos, mas ainda sem o projeto, que será construído colaborativamente”, esclarece.

Para definir os pontos que serão melhorados, foi criado o site PracaDoCiclista.com.br, que receberá sugestões até o dia 28/11. “A gente não quis colocar um projeto da nossa cabeça sem escutar todos que frequentam a Praça, seja o pessoal da Horta, o ciclista, o corredor, o comerciante, todo mundo que passa ali e usa essa praça”, diz Moral.

Guto Requena ajudará a renovar a Praça do Ciclista. Foto: Divulgação

Após a fase de recebimento de sugestões, o projeto ficará a cargo do designer e arquiteto Guto Requena, que já recebeu prêmios, expôs e palestrou em mais de 20 países. Com seu estilo inovador, Requena costuma utilizar a tecnologia aliada à arquitetura para criar espaços interativos e de reflexão, como a obra Empatias Mapeadas, no Sesc Avenida Paulista, e a Meu coração bate como o seu, na Praça da República. “Foi na arquitetura que encontrei minha maneira de fazer ativismo”, declarou recentemente à revista GQ.

O Vá de Bike é um dos parceiros dessa iniciativa. Curta nossa fan page, inscreva-se no nosso canal, siga-nos no Instagram e acompanhe em primeira mão o processo de revitalização da Praça do Ciclista, esse espaço tão simbólico e importante para o cicloativismo paulistano!

Saiba mais em nosso vídeo – e aproveite pra dar aquela moralzinha pra gente, se inscrevendo no canal! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *