Shimano Fest 2024 recebeu 50 mil pessoas, celebrando a paixão pela bike em São Paulo
Estandes, lançamentos, Test-Ride, Arena Kids, palestras, Desafio Mecânico e a Copa do Mundo de XCE agitaram o festival, que movimentou R$ 68 milhões em negócios
O Shimano Fest, maior festival de bicicletas da América Latina, encerrou sua 14ª edição com um saldo positivo de público, negócios e boas energias. Cerca de 50 mil pessoas compareceram ao evento, realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, entre os dias 15 e 18 de agosto. O festival se consolidou como um ponto de encontro para entusiastas, atletas, profissionais do setor e famílias, que puderam vivenciar quatro dias de imersão no universo da bike.
Além de visitar os estandes e acompanhar as atrações, os adultos e adolescentes se aventuraram no Test-Ride, experimentando diferentes modelos de bicicletas e sentindo na pele as últimas tecnologias do mercado. Enquanto isso, a criançada se divertia e aprendia na Arena Kids, espaço dedicado a atividades e brincadeiras para os pequenos ciclistas.
Shimano Fest promoveu conhecimento e debate com palestras diversificadas
Em paralelo às atividades interativas, o Auditório Diversidade se transformou em um palco para palestras e debates sobre temas relevantes para o mundo da bike. Especialistas e personalidades abordaram assuntos variados, como sustentabilidade, cidadania, políticas públicas para a mobilidade urbana, empreendedorismo, saúde, bem-estar, nutrição, cicloturismo e diversidade, promovendo reflexões e inspirando novas ideias.
A programação diversificada atraiu a atenção do público, que lotou o auditório em muitas palestras, demonstrando o interesse crescente por temas que vão além da bike em si e expandindo o debate para questões sociais e ambientais relacionadas à mobilidade urbana sustentável.
Comunicação e engajamento na bike: desafios e estratégias
Em uma das palestras do Auditório Diversidade, Willian Cruz, fundador do portal Vá de Bike, Rachel Schein, do SP de Bike e o responsável pela ONG Transporte Ativo, Zé Lobo, discutiram os desafios da comunicação na promoção da bicicleta. O debate abordou a dificuldade de gerar engajamento em torno da mobilidade urbana, em um cenário onde o público tende a se interessar mais por temas técnicos e esportivos ligados ao ciclismo.
Os palestrantes exploraram a diferença entre engajamento vazio e engajamento com propósito, destacando a importância da construção de reputação, da fidelização do público e da criação de conteúdo relevante. A discussão também abordou os diferentes tipos de postagens, ponderando sobre os prós e contras de conteúdos que repercutem apenas em números e métricas. São resultados que podem atrair patrocinadores pela exposição gerada, mas não trazem necessariamente uma valorização e fidelização das marcas envolvidas.
Desafio Mecânico leva brasileiros para competição mundial
Uma das grandes novidades do Shimano Fest 2024 foi a inédita classificação de três mecânicos brasileiros para uma competição internacional. O tradicional Desafio Mecânico, que coloca à prova a habilidade e o conhecimento técnico dos profissionais da bike, selecionou Caio Vinícius, Gabriel Lara e Ian Gomes para representar o Brasil na Shimano Bélgica, em Mechelen, entre 5 e 7 de outubro.
“Eu realmente me preparei para essa competição. Posso dizer que dormi com o manual Shimano. Agora é representar bem o Brasil na Bélgica”, comemorou o campeão Caio Vinicius, da Flash Bike de Campinas/SP. O vice-campeonato ficou com Gabriel, seguido por Ian.
O trio recebeu troféus e produtos, além da vaga para disputar o título mundial com mecânicos de outros 13 países, com todas as despesas pagas. A iniciativa demonstra a valorização da Shimano por esses profissionais, que desempenham um papel fundamental na manutenção das bicicletas e na experiência dos ciclistas.
Shimano Fest sedia etapa da Copa do Mundo de XCE
O Shimano Fest 2024 também sediou, pela primeira vez na cidade de São Paulo, uma etapa da Copa do Mundo de XCE (Cross Country Eliminator). A modalidade, que tem ganhado popularidade nos centros urbanos, reúne provas curtas, rápidas e eliminatórias, com percursos desafiadores que testam a técnica e a força dos atletas.
O público vibrou com a disputa acirrada, que consagrou a alemã Marion Fromberger e o sueco Edvin Lindh como campeões. Os brasileiros Luiz Henrique Cocuzzi e Iara Caetano Leite conquistaram o segundo lugar na categoria masculina e feminina, respectivamente, demonstrando o potencial do Brasil na modalidade.
“Você tem que fazer uma estratégia, segui-la à risca, ser paciente e calma. E ao mesmo tempo, além de ser arisca, acelerar na hora certa, trocar de marcha na hora certa. Tem que ser muito precisa e calma ao mesmo tempo”, contou Iara, que chegou na cola da alemã, com apenas 57 centésimos de diferença. Luiz Henrique Cocuzzi concorda: ”É uma prova muito de detalhes. Você comete um pequeno erro e já é o suficiente para não passar. Eu não consegui fazer outra ultrapassagem e, no final, perdi o gap. Faz parte do esporte e estou feliz pelo apoio que tive a cada volta aqui.”
Mercado da bicicleta em recuperação
O Shimano Fest 2024 confirmou a tendência de recuperação do mercado de bicicletas no Brasil. A 14ª edição do festival registrou um volume de negócios de R$ 68 milhões, representando um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
A presença de mais de 230 marcas, entre as mais importantes do mercado nacional e internacional, e a participação de lojistas e profissionais de todo o Brasil e também do Mercosul, reforçam a importância do Shimano Fest como um termômetro do setor. O otimismo dos players do mercado foi visível nas ações, ativações e lançamentos apresentados durante o evento, consolidando a sensação de que o mercado da bicicleta está retomando seu ritmo de crescimento no país.
“O Shimano Fest funciona, ao mesmo tempo, como um acelerador de negócios e termômetro do mercado. E, para nós, enquanto empresa que vive da bicicleta e para a bicicleta, é uma alegria e um orgulho constatar, no nosso evento, essa retomada do setor”, celebra Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America. “Conversamos com empresários, vendedores, consumidores e a constatação é uma só: estamos mais fortes.”