Com extensa programação, Prefeitura de São Paulo promove Semana da Mobilidade
Com o tema “Ande, pedale, embarque nessa”, a Semana da Mobilidade terá atividades durante nove dias, em várias regiões da cidade.
Começou nesta quarta-feira (17) a Semana da Mobilidade 2014, iniciativa da Prefeitura de São Paulo que tem como objetivo principal propor discussões sobre o trânsito e os diferentes modais de transporte, aliadas aos desafios impostos pela metrópole. As atividades se estenderão até o dia 25 de setembro. Com o tema “Ande, pedale, embarque nessa”, a Semana da Mobilidade apresenta o pedestre, o ciclista e o usuário de transporte coletivo como protagonistas. A proposta é promover a reflexão e o debate sobre os investimentos públicos em relação ao espaço urbano, à mobilidade e à segurança no trânsito.
Entre as atividades divulgadas está o já tradicional Desafio Intermodal organizado pelo Instituto CicloBR, na quinta 18: uma ação em que os participantes se deslocam da região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na zona sul, até a sede da Prefeitura, no centro, em horário de pico e utilizando diversos modais, como carro, moto, ônibus, trem, bicicleta e até deslocando-se a pé.
A Expo Mobilidade, exposição composta por painéis fotográficos e gravuras que trarão importantes momentos da mobilidade na cidade de São Paulo, acontece por três dias (18 a 20) na Biblioteca Mario de Andrade, no centro. Na segunda-feira 22, a exposição estará no CEU Butantã.
Na segunda 22, Dia Mundial Sem Carro, o prefeito Fernando Haddad receberá de ciclistas um abaixo-assinado a favor das ciclovias na cidade (saiba mais). Segundo a agenda, nesse dia prefeito e secretário irão ao trabalho de bicicleta.
Na quarta-feira, dia 24, dois novos parklets serão inaugurados, ambos na zona oeste. Um deles será instalado na Rua Fidalga, na Vila Madalena; o outro, na Rua Francisco Leitão, em Pinheiros. E o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT) apresentará um balanço das ações voltadas aos pedestres e ciclistas, na quinta 25.
Várias outras atividades ocorrem durante a Semana de Mobilidade, incluindo ações culturais e educativas. Haverá até flash mobs na região central, promovidos pela CET.