Parque Municipal da Pampulha está a um passo de liberar entrada de bicicletas
Parque de Belo Horizonte (MG) tem bicicletas para empréstimo, mas ainda não permite que ciclistas utilizem suas próprias bikes no local.
O Parque Municipal da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), está a um passo para liberar o acesso de bicicletas. De acordo com Jorge Espeschit, presidente da Fundação Zoo-botânica, que administra o parque, a intenção é permitir a entrada ainda no tempo das férias escolares. “A liberação já foi definida, alteramos o regulamento interno do parque e estamos aguardando a publicação no Diário Oficial.” Segundo Espeschit, o regulamento tinha um caráter muito restritivo e precisava ser atualizado. “Com o novo documento teremos um pacote de mudanças que permitirão inclusive a realização de espetáculos e eventos culturais.”
Atualmente o parque possui um sistema de empréstimos de bicicletas, mas na opinião do biólogo Gladstone Araújo, que trabalha na Fundação Zoo-botânica, a liberação vai facilitar a visita para quem pretende chegar ao parque com sua própria bicicleta. “Existe uma ciclovia que passa na entrada do parque e não faz o menor sentido quem chega de bicicleta não ter acesso à estrutura. Eu mesmo gostaria de chegar com minha própria bicicleta. É necessário que a equipe de segurança e fiscalização esteja preparada para acompanhar de perto a movimentação das bicicletas de modo a orientar pedestres e ciclistas no uso compartilhado do parque para que todos possam manter uma convivência saudável.”
Os parques municipais de Belo Horizonte proíbem a entrada de bicicletas particulares de tamanhos grandes. De acordo com a lei municipal 10.285/2011, Portaria 0023/2013, somente bicicletas com aros de tamanho 12, 14 e 16 podem acessar os parques da cidade. Na opinião do ciclista Vinicius Mundim, voluntário da associação BH em Ciclo, entrar com a própria bicicleta no parque da Pampulha será um marco importante para quem usa o veículo como meio de transporte e também o primeiro passo para que a prefeitura repense a questão das bicicletas nos parques municipais.
Campanha
Desde outubro do ano passado, a BH em Ciclo vem promovendo uma campanha para a liberação de bicicletas nos parques municipais. Uma das questões destacadas no abaixo assinado eletrônico é que no início de 2014, a prefeitura participou de duas oficinas para construção de rotas cicloviárias em Belo Horizonte e uma das rotas mais solicitadas pelos ciclistas foi a ligação da avenida Afonso Pena com a avenida dos Andradas, trecho que passa por dentro do Parque Municipal Américo René Gianetti. “Não vamos desistir e queremos fortalecer ainda mais a campanha em 2015, de modo que a prefeitura implante mais ciclovias e melhore a estrutura cicloviária da cidade”, afirma Mundim.
“ligação da avenida Afonso Pena com a avenida dos Andradas, trecho que passa por dentro do Parque Ecológico da Pampulha”
Amigos, por favor façam uma correção na matéria: a ligação destas duas avenidas em BH passa por dentro do Parque Municipal Américo René Gianetti, no Centro da cidade, bem longe da Pampulha…
1 0
Janaina, obrigado pela informação. Devidamente corrigida no texto.
1 0