Ciclistas de Curitiba lançam campanha pelo respeito ao 1,5m
Conheça o “Projeto 1,5m”, uma campanha de conscientização e apelo para que os motoristas respeitem um dos agentes mais frágeis do trânsito: o ciclista.
“Bicicleta não dá lucro pro sistema explorador, eles querem é fazer carro pra sugar o comprador Bicicleta não dá lucro Trecho da canção do músico Plá, |
Um vídeo muito bacana foi lançado recentemente nas redes sociais. Trata-se do “Projeto 1,5m“, uma iniciativa dos curitibanos que fala sobre a necessidade de respeitar o direito do ciclista de compartilhar as ruas com segurança.
“O Projeto surgiu para fazer o motorista respeitar o ciclista”, diz o criador da marca, Robson Reis. Com um material emocionante, a campanha traz depoimentos de usuários da bicicleta na capital paranaense e trechos de músicas do conhecido Plá – cantor que já gravou dois CD’s inspirados na magrela.
Mesmo com a dificuldade instrumental de fiscalizar o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro e punir os infratores, é muito importante que ele seja divulgado e se torne cada dia mais público, para que os motoristas tomem conhecimento da existência dessa lei e entendam a real necessidade de cuidar do ciclista, mesmo sabendo que não há multa.
Parabéns à galera de Curitiba pela ação e pelo excelente vídeo! Aqui em São Paulo também houve uma mobilização bastante forte dos ciclistas no mesmo sentido de espalhar a lei do 1,5m, com vídeos e textos contundentes. Ações da sociedade civil que pressionaram a CET para começar a fiscalizar e multar motoristas que ameaçam ciclistas.
Mais do que leis e sinalização, é preciso respeitar a VIDA!
Falta de respeito à bicicleta multa 3 por dia em São Paulo (Jornal da Tarde)
Saiba por que 1,5m (Vá de Bike)
Ciclistas podem circular em avenidas? (Vá de Bike)
Aos trancos e barrancos, vamos engatinhando rumo a cidades amigáveis, humanas e democráticas! Assistam ao vídeo:
A edição desse video, junto da música de fundo e tudo mais nos dá uma esperança tão grande em ver as cidades brasileiras estruturadas para as bikes e os demais meios de transporte. Estamos realmente engatinhando pra isso mas aos poucos vamos ganhando espaço e, consequentemente, deixando de sermos invisíveis.
Comentário bem votado! 4 0