Por que alguns ciclistas depilam as pernas?

Giovanni Gerbi
Giovanni Gerbi, o Diabo Vermelho, foi o primeiro ciclista a depilar as pernas, em 1903. Sua expectativa era um maior rendimento devido ao suposto ganho aerodinâmico.

Os ciclistas que têm esse hábito o fazem por um ou mais dos seguintes motivos:

Aerodinâmica: Depilar as pernas não muda a aerodinâmica em quase nada, só o suficiente para dar algumas frações de segundo a mais numa prova de velódromo, por exemplo. Um óleo ou creme sobre a perna teria possivelmente o mesmo efeito. No caso de triatletas, acredito que o motivo aerodinâmico seja um pouco mais justo, pois na natação isso pode fazer alguma diferença. Mas no ciclismo, quem alega aerodinâmica geralmente ouviu essa falácia e levou a sério, ou incorre no próximo motivo dessa lista, mas não quer admitir.

Vaidade: Tem ciclistas que acham que a perna fica mais bonita depilada. Eles têm a perna bastante musculosa e querem exibir o corpo, como os fisiculturistas. Acho válido, mas é difícil alguém assumir que depila por causa disso, por receio que coloquem em dúvida sua masculinidade.

Precaução: Há ciclistas de estrada e triatletas que depilam as pernas para facilitar o tratamento de ferimentos. Quando você cai com velocidade no asfalto, ele queima sua pele, fazendo por vezes uns esfolados grandes. A ausência de pelos facilita o tratamento das feridas e diminui um pouco a chance de infecção. Seguindo esse raciocínio, pode ser interessante depilar também os braços…

Massagens: A ausência de pelos facilita o trabalho do massagista, para quem tem esse privilégio depois de um treino ou uma prova.

Eu não depilo e não depilaria minha perna, mas respeito quem faz isso – desde que tenha motivo, não esteja fazendo só porque alguém disse que precisa, ou porque esse ou aquele competidor profissional o faz. Se você quer depilar as pernas, admita seu motivo, não venha com essa de “aerodinâmica”… ;)


8 comentários para Por que alguns ciclistas depilam as pernas?

  • A gestão do “arrasto” é muito mais relevante na natação (água) que no ciclismo (ar), por isso acho que o ganho em aerodinâmica é desprezível ao menos que você pedale a 100, 200km/h durante horas.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Etienne Cabral

    Olá, sou ciclista de MTB e depilo minhas pernas por grudar barro
    depilo tambem pois em altas velocidades incomoda os pelos nas pernas
    a questão da aerodinamica sempre teve essa repercução toda mesmo, mas se for levar em consideração a dedicação e o profissionalismo de muitos pode levar dois fatores que é a aerodinamica e tambem o peso (vale lembrar que investem alto para tirar 10g de uma bike.

    Mas é legal depilar por visual e a questão do incomodo com vento ou barro.

    o importante é para de reclama e pedala

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Eduardo

    Depilo porque costuma grudar umas pelota de barro, ai quando seca fica ruim de sair porque doi

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Danilo

    Perna depilada ajuda na hora do banho, de aplicar protetor solar e de fazer aquela velha massagem caseira com gel de arnica.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Rafael

    Concordo que aerodinâmica é uma desculpa para a maioria, mas para um profissional concorrendo por segundos isso pode ser importante!
    Abaixo um link de um teste realizado em túnel de vento, onde o mais próximo do estilo Chewbacca foi 79s mais lento em 40Km de percurso. Isso represente 15 watts a mais de resistência, o que em uma prova é bastante!

    http://www.megacurioso.com.br/papo-de-bar/46912-depilar-as-pernas-melhora-o-desempenho-dos-ciclistas-video.htm

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Eu sou ciclista e nunca depilei minhas pernas. Todos os outros implicam comigo dizendo que pareço um porco, que é falta de higiene etc. Não sou competidor, faço o esporte porque gosto. E sempre tive muita personalidade se não fosse pra usar e eu quisesse, eu estaria depilado .
    rsrsrsr Abraços!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Eu depilo as pernas sim, porque eu ando diariamente de bike, e pego bastante barro
    Para a limpeza no banho, sem pelos é demais
    Fora a aparencia, q fica ótimo
    Da impressão q nós ficamos mais limpos
    E tem as outras vantagens também
    E depilo o peito e os braços também
    Fica show de bola, pelo menos, as mulheres gostam

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • juliano MTB Paraná

    É porque “sua” menos…..
    quem tem muito pelo se incomoda com o calor maior, por causa disso….
    o atleta pode render mais se estiver sentindo menos calor, vai se desgastar menos…..

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>