Crianças são o inimigo

Crianças são inimigas do seu carro
O elemento, se aproximando perigosamente da propriedade particular que está ocupando espaço público. Rápido, clique nele! (ou, no mundo real, mande um “sai daí, moleque!”)

“Você sabe cuidar de um carro? Clique e descubra”. Foi isso que apareceu numa propaganda na internet, em outubro de 2006. A peça publicitária já dava uma amostra do que estava por vir, com uma perigosa pomba sentada em um muro logo acima de um carro, prestes a destruir o veículo com um simples cocô (como se sentada no muro ela tivesse pontaria e força suficientes para atingir o precioso patrimônio).

Não resisti a um banner com uma idéia tão “inteligente” e cliquei. Caí no hotsite do Ford Ecosport, que apresentava uma campanha em forma de jogo. Para mostrar que você sabe cuidar de seu carro, você deveria protegê-lo de elementos perigosíssimos, a maioria deles crianças!

O jogo apresenta ao todo cinco elementos prejudiciais ao carro estacionado: um motociclista, uma pomba, uma criança jogando bola, outra que vem murchar propositalmente o pneu do carro (coisa que acontece todos os dias, essas crianças são um perigo) e uma que está andando de bicicleta.

Três dos cinco elementos perigosos para o carro são crianças. Gozado, eu achava que tínhamos que proteger as crianças dos carros, não o contrário! Que inversão de valores absurda!

Duas das três crianças estão simplesmente brincando na via pública. Uma joga futebol, a outra anda de bicicleta. Mas o jogo as mostra como elementos que estragam o carro, quando na verdade o carro particular ocupa um espaço público, onde elas deveriam ter o direito de brincar.

Felizmente, o jogo do “utilitário esportivo” (que de Eco só tem o nome) já foi retirado do ar. A propósito: o jogo só mostrava o Ecosport sendo usado na cidade. Ué, mas não era para ser um off-road? Por que o nome Ecosport se é um carro para ser usado na cidade? Para o motorista se sentir amiguinho da natureza, mesmo poluindo?


14 comentários para Crianças são o inimigo

  • Carros são o “acidente” que mais mata crianças em São Paulo | + Vá de bike! +

    […] Crianças são o inimigo […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Sobre a ciclista assassinada na Av. Paulista | + Vá de bike! +

    […] a responsabilidade nas crianças e não nos carros e até em propagandas que as mostram como inimigas dos veículos. A ponto de dizerem que a rua é só dos carros e as bicicletas não devem fazer uso dela, de […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • +crux+

    De Eco, o EcoSport não tem nada. Afinal, ele polui quando posto em funcionamento, sem contar em toda a degradação ambiental causada pela sua fabricação. De Sport, o EcoSport também não tem nada, porque é um meio de transporte essencialmente sedentário. O nome escolhido é um contra-senso.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • djdedi

    Aliás o nome ECO é só para atrair consumidores com simpatia pela ecologia. Porque enquanto a Ford fabrica um carro com nome Ecológico, ao mesmo tempo em contra partida, esta mesma empresa empresa joga seus resíduos nos rios, esgotos e poluem nossa cidade. Affffff

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • gatti

    Cegos pela MIDIA!, ate o ponto de reverterem sua ignorancia pregada pelas tvs radios etc! E é por isso que nao descansaremos de faser o nosso melhor, p abrir os olhos das pessoas p uma vida saudavel sobre duas rodas sem motor!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Lucas Perboni

    Nossa… esse tipo de coisa já passou do limite… Crianças não são tão destrutivas… A ford exagerou dessa vez.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Gilberto Farias

    Não vi a propaganda (o jogo), nem tenho intenção de ver. O que não podemos é ser muito céu ou muito terra (vamos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus). Sou ciclista e motorista. Sei o quanto custa comprar um carro ou uma bike. Rua deixou de ser local para criança jogar bola há muito tempo. Rua é local para tráfego de veículos, sejam eles motorizados ou não. Lugar de pedestre é na calçada, só usando a rua no momento de atravessá-la nos locais adequados e com rapidez e segurança. Via pública não é campo de futebol. Criança sozinha com uma bike na rua é um perigo sim, tanto para ela quanto para os outros. Se elas tivessem o devido discernimento das coisas elas não seriam crianças e sim adultos. Observe que boa parte dos adultos não têm essa atribuição e agem como crianças.
    Assim, o carro não é um demônio como querem que ele pareça. É um objeto altamente útil em mãos hábeis e responsáveis, assim como é uma bike.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Eduardo

    Que ridículo este jogo. Cade o CONAR pra proibir isso. O jogo considera motoqueiros, crianças e pombas como inimigos mortais. Que nojo fiquei da Ford. Como pode um publicitário criar algo assim. Deve ter sido publicitário da causa Nazista, provavelmente trabalhando ao lado de Hitler. Coitados, não sabem o prazer de pedalar, e precisam ficar se mostrando dentro desta porcaria de carro que só parece off-road, mas não aguenta nem metade das trilhas que minha boa Caloi aguenta.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Andre Pasqualini

    Estranho esse comentário do Mario. Eu cansei de ver propagandas do Eco Sport andando em montanhas, na praia. Não consigo me lembrar de nenhuma “onRoad”. Acho que pelo fato de só conseguir ver o carro como OffRoad, coisas do tipo de “afirmação da marca”, especialidade de alguns publicitários, principalmente dos responsáveis pelo Eco Sport.

    Mas o pior foi a demonstração de individualismo desse Mário não sei de onde. Só porque uma criança arranhou seu carro. O meu também já foi arranhado dentro do meu prédio por uma criança. Mas nem por isso o chamei de idiota.

    Acabei de ter um filho e gostaria muito que ele pudesse jogar bola na rua como eu jogava, andar de carrinho de rolemã. Outro dia passei na mesma rua que cresci a 30 anos atrás. Não vi uma criança na rua, só carros parados dos dois lados.

    Agora miopia é você não conseguir enxergar um mundo sem seu carro. Quer apostar quanto que eu vivo muito bem sem o meu? Aliás, saiba o senhor que 70% da população de São Paulo e mais de 90% dos brasileiros sobrevivem sem nunca terem um carro. Agora a Miopia é nossa?

    Acho melhor o senhor repensar seus pontos de vista.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Mario

    Nossa quanta agressividade! Vcs levam tudo ao pé da letra e não conseguem abstrair certos conceitos. Sendo assim, vcs devem provavelmente odiar todas as propagandas que existem na rua! Bricar na rua? Claro que as pessoas brincam…não em SP mas no Brasil todo. E o Eco não é offroad, nunca foi vendido dessa forma. O carro está estacionado em local público? Em eu endereço…essa imagem é igual a frente da minha casa onde inclusive um idiota de bike arranhou meu carro……..E não estava estacionado em local público….OK, acho legal o ativismo de vcs quanto a bike. Mas radicalismo é coisa do passado ou dos clãs xxitas e sunitas. O carro é um perigo realmente mas DUVIDO que vcs vivam sem ele ou que oque vcs precisam para sobreviver possa ser feito sem a ajuda desse transporta…Miopia é dóse…..

    Thumb up 1 Thumb down 2

  • Lilx

    Sem noção a pessoa que criou esse flash meu…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Fourier

    A propaganda é horrível, a idéia é péssima, mas tem um lado bom. Você pode deixar o carro destruido se não tomar os cuidados. Adorei riscar o carro, quebrar os retrovisores e deixar ele todo cagado hahahaha.

    Idiotas esses publicitários!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • luddista

    Caraca! Que nojo! Os caras se superam a cada dia… Em vez do clique, você pode dar um tapa ou um soco nas crianças, um tiro no motoboy e na pomba ou então murchar a perigosa bola. Afinal, onde já se viu brincar na rua?

    Ótima descoberta, belo texto, perfeitas observações!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Fabio N

    Não esqueça que essas propagandas são feitas para potenciais compradores. Pessoas que não tem lá muito bom senso.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>