Denuncie a fumaça preta

Saiba como denunciar veículos que emitem muita fumaça, poluindo o ar que respiramos e prejudicando nossa saúde. É possível denunciar pela internet.

Todo mundo sabe que o ar de São Paulo é poluído, isso não é nenhuma novidade. Mas o que nem todo mundo percebe é que a culpa não é só do clima e que podemos fazer nossa parte pra ajudar a melhorar o ar que vamos respirar. E dessa vez não estou falando sobre deixar o carro na garagem.

Na próxima vez que você vir um veículo vomitando fumaça demais no ar que você também respira, DENUNCIE ao Disk Meio Ambiente.

O serviço da CETESB aceita denúncias apenas de veículos a diesel, mas já é alguma coisa. Na verdade, já é MUITA coisa! Você pode denunciar ônibus, caminhões e principalmente aquelas SUVs ou pickups modernosas movidas a diesel (os veículos a diesel são fáceis de reconhecer: ocupam um espaço enorme, fazem barulho de caminhão e costumam ter só uma pessoa dentro).

Na próxima vez que você vir um veículo desses cuspindo fumaça, faça sua parte e ajude a melhorar um pouquinho o ar da cidade. Todos agradecem, principalmente os idosos e as crianças, que são quem mais sofre com a poluição. Já tem fumaça demais nessa cidade e todo dia um monte de gente passa mal, fica internada ou morre por causa disso. E eu não estou exagerando não, visite os links da seção saiba mais ali embaixo e entenda do que estou falando.

Como denunciar

  • Tenha sempre uma caneta e um papel com você.
  • Anote a placa completa do veículo (município, letras e números), local (rua e número) e horário em que o viu poluindo a cidade.
  • Denuncie pelo telefone 0800 11 35 60 ou pelo formulário no site da CETESB.
  • Esse telefone também recebe denúncias de poluição industrial, áreas contaminadas, lixo em áreas de preservação permanente e emergências químicas.
O que acontece com a denúncia?

  • Você recebe um número de protocolo. Denunciando pelo formulário do site, você pode deixar seus dados para receber retorno sobre a denúncia.
  • O proprietário do veículo vai receber uma notificação para fazer vistoria no veículo e, se não cumprir, leva uma multa de R$ 892,80 (valor em agosto de 2008). Ou ele conserta o carro pra poluir em níveis ditos “aceitáveis” e comparece à vistoria, ou leva multa por não comparecer. Ou ainda pode ser multado na vistoria por estar soltando fumaça demais.
E funciona?

A CETESB e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente têm feito várias fiscalizações na capital paulista. Só neste inverno já foram sete, multando 890 veículos a diesel. Ontem, em 4 pontos de fiscalização, foram multados 219 veículos. Ou seja, há mesmo interesse em realizar esse tipo de fiscalização.

A multa é de R$ 892,80, mas se no prazo de 60 dias o motorista autuado fizer a manutenção do veículo em uma das 120 oficinas credenciadas pela Cetesb, consegue 70% de desconto no pagamento da multa.

Fonte: Planeta Sustentável, atualizado com informações do G1 e da CETESB

Saiba mais

Transportes são responsáveis por 90% da poluição em SP
Instituto Akatu, 2006

Um ano e meio de vida a menos e maior risco de câncer
Revista Espaço Aberto (USP), 2007

Poluição em São Paulo mata 8 por dia
Folha de São Paulo, 2005

Relação entre poluição e saúde
Gilberto Dimenstein (Folha), Mar/2008

SUVs na Mira
Vá de Bike!, 2006

     Todos os dias, 10 pessoas dão a vida para que
possamos andar de carro em São Paulo

Vá de Bike!, 2006

Creminho anti-poluição
Panóptico, Jul/2008

A missa da toalha úmida
Panóptico, Jul/2008

A cidade está podre
Apocalipse Motorizado, Jul/2008

8 comentários em “Denuncie a fumaça preta

  1. O foda (com licença da expressão mas é FODA DEMAIS!!!!!!) é que essa fiscalização só existe no estado de São Paulo. Mas têm vários veículos de outros estados que poluem DEMAIS!!!!!! Pior é quando residem em São Paulo mas licenciam o carro em outro. Não aguento mais o assassino do meu vizinho poluir TANTO e eu não posso denunciar na CETESB sendo que esse babaca reside aqui no estado de São Paulo, mas licencia o calhambeque podre dele em Curitiba!!!!!! QUE ÓDIO!!!!!! Esse país tem que ter um serviço de fumaça preta no país inteiro!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. tenho cá minhas dúvidas a respeito das denúncias de fumaça preta, tenho contribuído com denúncias em rodovias do estado de SP, mas acho que nada resolve não, pode resolver alguma coisa na capital, mas pra nos aqui do interior… acho dificil a CETESB fazer alguma coisa a respeito. Mesmo assim vou continuar a denunciar fumaça preta nas rodovias do interior.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  3. BOM DIA A TDS VENHO ATRAVES DESSE MEIO DENUNCIAR UMA SERRARIA QUE ATUA TODA IRREGULAR NA CIDADE DE ITAPEVA SP PROPRIAMENTE NA ROD PEDRO RODRIGUES GARCIA KM 05 SENTIDO RIBEIRAO BRANCO AGUARDO RESPOSTA DE UM ORGAO COMPETENTE QUE INVESTIGUEM ISSO…

    Thumb up 0 Thumb down 1

  4. Caro Gian

    Em primeiro lugar, não existe um caminhoneiro fechar “sem querer” um ciclista que ele acaba de ultrapassar e que está em velocidade muito menor que a dele. Você sabe bem melhor do que eu que quem faz isso, seja caminhoneiro, motorista de ônibus, de carro ou até de outra bicicleta, não faz isso sem querer, faz de propósito, querendo ensinar ao ciclista que o lugar dele não é ali e que ele não tem direito de estar na rua (mesmo nada disso sendo verdade).

    O motorista que faz isso muitas vezes não tem consciência do risco em que coloca o ciclista. Uma pequena encostada no guidão e a pessoa que está na bicicleta vai parar debaixo da roda do caminhão. Em janeiro de 2009, uma ciclista morreu na Av. Paulista porque um ônibus fez exatamente isso. Ela foi parar debaixo da roda e morreu imediatamente, sem possibilidade de socorro.

    Isso é tentativa de lesão corporal e até de homicídio e deve ser denunciado sim. Nâo à CETESB, que não tem nada a ver com isso, mas à delegacia, em forma de boletim de ocorrência por tentativa de lesão corporal. E se o ciclista for derrubado, a coisa engrossa mais ainda. Vira crime.

    Isso tudo não tem nada a ver com a CETESB. Tem a ver com respeito, educação e saber se colocar no lugar dos outros. Não venha culpar os ciclistas que você encontra nas ruas pelo seu problema com a CETESB. Os órgãos públicos têm mesmo falhas e não são poucas. Essas falhas, muitas vezes, prejudicam bastante o cidadão. Entretanto, as outras pessoas que dividem a rua com você não têm responsabilidade alguma sobre essas falhas. Culpá-las não resolve nada e só vai te trazer problemas. Duvido que você queira ter na consciência a morte de um pai de família como você, que cometeu o único crime de estar no seu caminho pedalando uma bicicleta. Não coloque em perigo a vida de alguém que, como você, tem filhos esperando por ele em casa.

    O que você deve nessa história da CETESB é recorrer a um Juizado Especial Cível (antigo “pequenas causas”). Veja aqui os endereços. Leve CPF, RG e documentos que comprovem sua história. Você pode pedir danos materiais pelo tempo que ficou sem trabalhar e creio que danos morais também. Se o ressarcimento for de até 20 salários mínimos, você não precisa de advogado. A audiência ocorre em 15 dias. No dia da audiência, não se atrase em hipótese alguma, senão o processo é extinto. E não vá com roupas esportivas ou chinelos, senão não te deixam entrar (acho um absurdo isso, mas fazer o quê).

    Boa sorte com a CETESB e espero que reveja seus conceitos. Não distribua ameaças de morte a pessoas que não tem nada a ver com seus problemas. Além de não resolver nada, isso só te traz ainda mais problemas. Imagine se depois de um caminhoneiro me fechar, eu começasse a apedrejar todos os outros que passassem por mim, mesmo os que não me fizeram nada? Não seria justo, né?

    Abraço,

    Willian Cruz

    Thumb up 2 Thumb down 0

  5. fui multado pela cetesb passei meu carro no controlar fui aprovado fui multado de novo passei em oficina da cetesb e fiz texte fui aprovado levei laudo na cetesb fican enrolando e ñ me dão desconto algum tudo lorota ñ a acordo sem dinheiro e tudo lorota para roubar o pai de familia que ganha a vida com caminhão quando um caminhoneiro lhe feichar sem querer denuncie ele pra cetesb e mate seus filhos e sua familia de fome ai eles ñ verão este mundo cheio de verde que a cetesb esta plantando junto com a ajuda de vcs

    Thumb up 0 Thumb down 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *