Cansou da cidade? Sua vida está ruim? Compre um carro novo!

Seus problemas se acabaram-se!
Cansado da sua cidade? Cansado da sua vida? “Seus problemas se acabaram-se!”

É o que diz uma campanha da Renault (a mesma que ganhou do Walter Feldman um evento de primeira pra divulgar sua marca).

Na ação de marketing, que aconteceu de agosto a outubro, foi criado um blog onde eram divulgados depoimentos de personagens como se fossem pessoas reais, dizendo que estavam cansados da cidade. Também havia twitter e comunidades do orkut. Tudo muito bem moderado, claro, divulgando apenas opiniões que condiziam com a lavagem cerebral argumentação da campanha.

Havia personagens de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife. O motivo para estarem cansados da cidade era principalmente a falta do carro (que teria quebrado ou “se matado”). Associado a isso, havia problemas no trabalho, no relacionamento, gripe, o time que perdeu, a chuva, e outros que não têm nada a ver com a cidade. Poucos foram os motivos que poderiam ser realmente problemas “da cidade” (só achei dois: filas e assaltos).

A solução encontrada por eles foi comprar “o novo carro da Renault, o Sandero Stepway”. E no último vídeo postado no blog, que encerrou a campanha, um dos personagens diz, empolgadíssimo, que esse carro “levanta seu astral na hora! Faz assim ó: vupt! Na hora!”

É um carro que te desperta o prazer de dirigir na cidade. E levanta seu astral na hora! Faz assim ó: vupt! Na hora!
Renato, personagem da campanha da Renault

Acho que o tal carro cura gripe, resolve seus problemas no trabalho, acaba com as filas e os assaltos, não ocupa espaço e tira os outros carros da rua, não polui e some com a poluição dos outros carros, se teleporta de um lugar para o outro, etc.

O pior de tudo é que os personagens citavam problemas como o stress no trânsito (havendo até um relato de alguém que teria sido agredido por outro motorista) e a poluição causada pelos carros (reclamando inclusive do gasto com remédios por causa da poluição). Mesmo assim, a solução é comprar outro carro. Deixar de ser parte do problema, nem pensar.

E vejam esse depoimento de um dos personagens, que diz, em desespero: “o que preciso saber é como resolver esse drama da falta de um carro”. Dá a impressão de um viciado com crise de abstinência: como vou resolver esse drama da falta de um cigarro/pó/trago?

Os personagens dessa lavagem cerebral ação de marketing culpam a cidade por seus problemas e apontam um carro novo como solução, mesmo com muitos desses problemas sendo causados pelo próprio carro e seu uso indiscriminado. Quase todos os outros pontos citados eram circunstâncias da vida pessoal dessas pessoas ou fenômenos climáticos eventuais, ou seja, além de não serem problemas “da cidade”, um carro novo não resolveria em nada.

Com inspiração nessa campanha pessimista e consumista, poderia-se lançar, como contraponto, um blog otimista chamado Adoro a Cidade. Um espaço para quem ama sua cidade e, apesar de saber que ela tem muitos problemas, tenta ver o lado bom e faz o possível para tentar melhorar os pontos ruins. Quem topa?

Saiba Mais
O automóvel e o desgaste social
(Vá de Bike!)

Por que a indústria de veículos é criminosa
(Apocalipse Motorizado)

Calcule quantos anos de sua vida você gasta dirigindo
(Vá de Bike!)

“Dirigir é como viver”
(Vá de Bike!)

     Compre nosso carro e seja alguém na vida
(Vá de Bike!)

Mais um comercial nojento
(Apocalipse Motorizado)

Compre uma prisão
(Apocalipse Motorizado)

$olidão
(Apocalipse Motorizado)

3 comentários em “Cansou da cidade? Sua vida está ruim? Compre um carro novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *