Denunciando os donos das ruas

Sabe aquele restaurante que estaciona os carros dos clientes na calçada? Ou aquela loja, que fez da calçada seu estacionamento? Às vezes dá até vontade de descontar naquele carro que está ocupando a calçada e te obrigando a se espremer para passar, muitas vezes fazendo até com que os pedestres tenham que passar pela rua.

Mas, além de ser incorreto, descontar no carro que está ignorando a existência dos pedestres não traria resultados práticos. Primeiro que nem sempre o dono do carro é conivente com esse desrespeito e os manobristas não vão nem ficar sabendo (ou vão ignorar) o que aconteceu. E, mesmo que o dono tenha estacionado ali por vontade própria, riscar seu “patrimônio” não lhe trará a educação que ele precisa ter, pois dificilmente ele associará o risco ao desrespeito que comete (que, para ele, é algo normal).

Talvez passar andando por cima do carro, já que ele está na calçada? Seria poético! Algumas vezes já fiquei morrendo de vontade de fazer car walking, em situações que realmente mereciam, mas isso pode trazer problemas. Vão dizer que você está estragando o carro (mesmo que não estrague nada) e, claro, não vão fazer nada pra tirar o carro dali… É mais produtivo direcionar essa raiva para algo que realmente trará algum resultado prático.

Inspirado por este post no Blog de Ecologia Urbana e também pelo que vejo quando passo em algumas ruas que fazem parte de meu trajeto diário ou eventual, resolvi divulgar uma das formas que temos para relatar esses estupros recorrentes do espaço público.

Quando é algo eventual, como um carro que estacionou em local proibido ou em cima da faixa, não tem nada que possa ser feito mesmo: se você ligar na CET, vão dizer que “não tem viatura pra atender a ocorrência”. Mas se tiver algum agente da CET por perto, aí sim você pode exigir providências. Sim, EXIGIR! É a função dele e ele tem que cumpri-la.

No Restaurante Lilló, (R. Borges Lagoa, 1321), cobram dez reais para estacionar seu carro na calçada (foto de 03/set/08, às 20h26)
No Restaurante Lilló, (R. Borges Lagoa, 1321), cobram dez reais para estacionar seu carro na calçada (foto de 03/09/2008)

Quando é algo recorrente, como o citado nesta denúncia, recomendo abrir uma reclamação no SAC da Prefeitura. Pode até demorar um pouco, mas atendem. Escolha como assunto “CET – Fiscalização”. Na tela seguinte, escolha a opção, que por sinal é nova, “veículos estacionados em cima da calçada ou canteiro”. Na próxima tela, o sistema vai pedir os dias e horários em que isso acontece e pergunta também se há sinalização de trânsito no local. Juro que não entendi isso, já que calçada é calçada e não depende de sinalização, mas enfim. Na tela seguinte, você tem espaço para detalhar sua reclamação.

Vale a pena usar os meios oficiais para denunciar. Imagino que fornecendo dia e horário da ocorrência, a CET se programe para fazer um flagrante, porque afinal não adianta nada passar lá em um horário em que isso não acontece. Se possível, tire uma foto com o celular, suba para algum site (se não tem para onde subir, recomendo este site) e cole a URL na descrição da reclamação. No final do processo você ganha um número de protocolo, que pode ser utilizado para consultar o andamento do processo.

Se você fizer alguma denúncia e quiser colocar o número do protocolo como comentário nesse post, daqui algum tempo eu publico um novo post comentando quais foram as respostas recebidas e se surtiu efeito ou não.

Me parece que a CET tem apertado a fiscalização, o que é ótimo. O Restaurante Lilló, que sempre estacionava os carros dos clientes nas calçadas, parece que não está mais fazendo isso. Passo em frente uma vez por semana e não vejo isso acontecer há pelo menos um mês. E a Rua Amauri agora tem sempre um agente da CET nos horários de maior movimento. É triste terem que sempre destacar agentes para fazerem plantão em uma mesma rua, mas agora não há mais problemas como ônibus incomodando os clientes… Será que o problema era mesmo com os ônibus?

31 comentários em “Denunciando os donos das ruas

  1. Aqui no vargem grande estamos sem calçada temos que passar na rua pq os moradores põe os carros na calçada espero que faca alguma coisa

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. oq fazer quando vc nao é atendido pela cet…a 5 anos tenho problemas onde mora sao carros em cima da calçada …..na sua guia rebaixada virou terra de ninguem aqui…ja chegeui em casa as 2.00 da manhã e tive q pular meu portão por ter carro na minha calçada e meu portao so abrir pro lado de fora…ja fiz 500 chamadas na cet nunca fui atendido vc coloca placa de nao estacione as placas somem…vc pede pra nao estacionarem dizem q a rua é publica ate ameaça de morte ja recebi…por morar no campo limpo e ser um bairro não nobre sinto q a sub-prefeitura ta nem ai pra vc ja fiz reclamação pelo site da sub prefeitura de carro abandonado na calçada a mesma depois de certo tempo q a reclamação estada em estado de indeferido…oq significa isso??? pois o carro continua na calçada 2 anos depois…vivo um inferno num estado de nervos e hiper estressado com isso eu com 51 anos tenho q aturar vizinhos q se acham donos da rua.Oque se pode fazer num caso desses???

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Bom dia,
    Gostaria de solicitar a intervencão do DSV na Travessa Carmelinda Marques Pereira 46, o morador da residencia estaciona regularmente o seu automovel na calçada impedindo a entrada e saida de outros moradores, devido a ser uma travessa estreita. Em uma das casa defronte reside uma idosa cadeirante, com necessidades especiais. Ontem presencie a dificuldade em locomove-la, ja que é impossivel estacionar o carro corretamente para a entrada da mesma.
    OBS. Tentamos conversar com o cidadão mas infelizmente não obtivemos resultado.
    Agradeço a providencia.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Venho através desta fazer a denúncia que todo dia que chego por volta de uma 23hs, tem um carro preto estacionado bem perto de uma garagem e o pior não é só o carro não a calçada não da para passar pois tem um caminhão tbm, fazendo a calçada ficar totalmente fechada, onde é um perigo pois a rua tem muito movimento e passa ônibus, o carro é preto a placa não da para ver direito, mas é um carro preto a placa parece ewx1081, e tem mais um caminhão na calçada, onde a noite os noias se esconde atras deles, para assaltar as pessoas, peço por favor que seja tomadas devidas providências grata. O endereço é na rua mogi guaçú, o numero próximo é 80 a 84, bairro jardim são domigos guarulhos sp 07142210 e vcs vão ver logo em seguida os dois carros na calçadas, muito obrigada

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. travessa estrada mogi das cruzes tem rua pamas cep 03674080 vila frugoli tem uma par de carro em cima das calçadas e continuando essa rua tem a rua professor pinheiros domingues e um absurdo as pessoas tem que andar pelas ruas e as piruas patriarca desce quase levando as pessoas

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. na av; Professora Marta Maria Bernardes no bairro vila natal no numero 30 ate o 300 quase não se consegue andar na calçada , quase todos lugares estão com carro sobre a calçada , não reclamo so por mim mas sim pelas vidas das crianças , porque fico indiguinado em ver estes marmanjos deixando os carros sobre a calçada e as crianças tendo que passar pela avenida muitas vezes proximo aos pneus dos onibus , ao ponto de serem esmagadas sera que alguen pode rezouver isso ates que a desgraça aconteça . obrigado ds de já

    Thumb up 0 Thumb down 3

  7. Olá boa noite!!!
    Moro num caminho fechado, onde tem um “DONO DA RUA” que estaciona seu caminhão no caminho,dificultando a passagem.O que posso fazer??

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Boa tarde. Eu gostaria de fazer uma pergunta. Perto de minha casa tem uma Igreja seu só tenhho essa passagem para carro. Sendo que,na rua eles colocam os carros, ficam conversando parados e não respeitam o direito das outras pessoas. Nesse caso não é calçada e sim rua. O que devo fazer? Tem algo legal (lei) que eu possa fazer?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Bom dia a todos!
    Gostaria de avisar as autoridades de no endereço Rua Jose de Oliveira China em continuação da rua Foz do Douro numero aproximado 460 e 470, no Jardim dona Sinhá, os moradores colocam os carros em cima da calçada tanto os carros que utilizam quanto os carros que faltam peças e nem andam mais, atrapalhando os pedestres e os pontos comerciais, impossibilitando a locação dos galpoes que existem la, pois qualquer interessado que chega para avaliar o local acaba desistindo na hora quando se depara com dezenas de carros impossibilitando qualquer tipo de empreendimento trabalhar neste local. Gostaria de pedir encarecidamente para as autoridades que guinchem esses ferro velho que se encontrem nesse local, pois acredito que dessa forma a vizinhança acabam tendo mais cuidado, pois ficaram com medo em colocar seus veículos na calçada. Muito grato pelo espaço e oportunidade de expressão.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *