Uma viagem para aprender e nunca mais esquecer

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Vinte e seis alunos da Escola Waldorf Aitiara, de Botucatu (SP) estão nesse momento em meio a uma cicloviagem de 300km, em que aprendem sobre história, biologia, meio ambiente e filosofia, num ambiente muito diferente das salas de aula.

Além dos alunos, que têm entre 14 e 16 anos e diversas procedências, situações sociais, culturais e financeiras, participam da viagem três professores, dois pais de alunos e alguns cicloturistas de São Paulo.

Foto: CicloBR

Uma das professoras que acompanha o grupo é Ana Ventura, que, fazendo juz ao seu nome, idealizou e colocou em prática o Projeto CicloAitiara. Os estudantes vinham sendo preparados para a viagem desde fevereiro, quando passaram a percorrer semanalmente 40km de bicicleta, sobre orientação dos professores de educação física da escola.

Os garotos e garotas de sorte, que já estão viajando há uma semana, estão registrando tudo em um blog criado por eles como parte do trabalho escolar do projeto. André Pasqualini, do site CicloBR, também montou um Diário de Bordo em seu blog.

Certamente, os alunos estão aprendendo muito sobre si mesmos nessa viagem, testando e conhecendo seus limites e suas possibilidades. Uma cicloviagem é uma oportunidade de ver o mundo de uma forma muito diferente do tradicional. Uma experiência da qual se lembrarão para sempre.

Saiba Mais
Uma viagem de 300 km de SP a Paranaguá de bicicleta
Site Praias do Paraná       

Alunos de escola rural percorrem 300 km de bicicleta
Blog Das Ruas, por Iuri Rubim  

Detalhes e trajeto da viagem
CicloBR

      CicloAitiara – uma idéia genial
Bicicleta na Rua        

Projeto CicloAitiiara
Site oficial

Blog do Projeto CicloAitiara
Blog dos alunos

Diário de Bordo
Blog da viagem, por André Pasqualini

Não são mais as mesmas pessoas, nem os mesmos sorrisos, nem as mesmas palavras, nem os mesmos olhares. O ritmo da bicicleta, a possibilidade de ver e ouvir o mundo em outra dimensão, age de maneira muito forte, vai se traduzindo nos comentários aqui e ali, entre uma pedalada e outra, quando um encosta e papeia um pouquinho, vai em frente e encosta em outro colega e papeia mais outro pouquinho… Alguma coisa está se modificando, se sutilizando, e eu espero poder estar levando de volta, junto com eles, crescimento e encantamento com o mundo em volta.
Professora Ana Ventura,
no Blog do Projeto CicloAitiara
Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

2 comentários para Uma viagem para aprender e nunca mais esquecer

  • Aline Souza

    Que projeto MARAVILHOSO!!!!!!!!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • O cicloturismo mudando sua percepção do mundo | + Vá de bike! +

    […] Falei recentemente aqui sobre o Projeto CicloAitiara, onde uma turma de alunos de 14 a 16 anos fez uma cicloviagem de 300km, junto com professores e cicloturistas experientes. Nos relatos do blog dos alunos e do Diário de Bordo da viagem, é possível ver como essa experiência muda a visão de mundo das pessoas. […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>