Ciclonômades

Foto: Dudu Green

O termo, que eu vi pela primeira vez no blog do Dudu Green, ele mesmo um ciclonômade, refere-se a quem passa a vida viajando em uma bicicleta.

Assemelham-se aos cicloturistas, mas estes geralmente têm um destino, um objetivo (geográfico ou pessoal) e um tempo previsto para a viagem. Já os ciclonômades não se fixam por muito tempo em nenhum lugar, tampouco ficam muito tempo seguido na estrada. Vivem um pouco aqui, um pouco ali, mas se mudam antes de criar raízes.

O ciclonômade usa sua bicicleta para viajar, não carrega muitos objetos pessoais, não tem muitas roupas e geralmente vive o agora. Quando se fixa em algum lugar, procura algum trabalho temporário, alguma atividade que lhe garanta o sustento e algum dinheiro extra para cair na estrada novamente.

De cicloturista de longa distância para ciclonômade, é um pulo. O cicloturismo transforma a pessoa e ela pode gostar tanto dessa mudança a ponto de adotar a cicloviagem como estilo de vida.

Sumira, a ciclonômade
Foto: Pedalinas

Mas nem todos são “cicloturistas experientes”. Esses dias encontrei no site das Pedalinas um curto relato sobre Sumira, uma ciclonômade que viaja com três filhas, em três bicicletas. A mais novinha vai na garupa da mãe.

Não sei a idade das meninas, mas apesar de achar muito legal a vida ciclonômade, espero que ela dê um tempo e coloque as meninas para estudar. Nem que seja para continuar viajando nos finais de ano.

Essa mulher já percorreu cinco estados brasileiros com as filhas, vivendo da venda de artesanato. Ela não tem alforges, não tem corta-vento, não tem barraca, as bicicletas são simples. E conseguiu viajar desde Alagoas até São Paulo com as meninas, sem ter um destino final.

E você, já ouviu falar de algum ciclonômade vivendo por aí?

2 comentários em “Ciclonômades

  1. Quem ousaria dizer o que é melhor? 🙂

    Vale falar da familia Pedaluz que, se não me engano, há 9 anos pedala pela america latina com instrumentos. Tocando e dançando por onde passam.

    E os cyclowns da europa.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *