Como foi a pedalada-manifesto em BH

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!
Cerca de 70 ciclistas participaram da manifestação – Foto: Vinícius Mundim Zucheratto

Semana passada comentei aqui sobre a pedalada-manifesto que seria feita em Belo Horizonte nesse último domingo. O objetivo era reivindicar a inclusão de uma ciclovia no projeto de reforma de uma grande avenida da cidade e propor diversas medidas de baixo custo para incentivar o uso da bicicleta, contando inclusive com a entrega de uma carta de reivindicações destinada ao prefeito.

Para entender melhor os motivos da manifestação, recomendo a leitura do post anterior. Vale também a pena ler a “aula” dada pelo cicloativista Vinícius Mundim Zucheratto nos comentários da página, ao ler – mais uma vez – que o relevo de uma cidade é impedimento para o uso da bicicleta. A respeito disso, dois comentários curtos: bicicletas têm marchas e empurrar não é crime. 😉

Mas vamos ao título desse post. O site Mountain Bike BH publicou um texto contando sucintamente como foi a manifestação, com vários links para fotos, vídeos e textos da repercussão da manifestação. Cerca de setenta ciclistas pedalaram pela cidade e participaram da entrega da carta-manifesto, que foi recebida de maneira muito cordial pelo presidente da BHTrans, Ramon Victor César, que representou o Prefeito Márcio Lacerda e prometeu “estudar o assunto”.

Contatos como esse com o poder público são importantes instrumentos de cidadania. Sensibilizar as administrações públicas quanto ao fato de haver cidadãos interessados em uma cidade inclusiva, que atenda a todos e não apenas à minoria que utiliza o automóvel, traz a longo prazo uma cidade melhor para todos. Em Belo Horizonte, em São Paulo e em qualquer lugar do mundo.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

1 comentário para Como foi a pedalada-manifesto em BH

  • Fabiano Faga Pacheco

    Daqui há poucos dias, vc vai saber como foi a audiência pública da Câmara de Vereadores sobre a construção de ciclovia na Lagoa da Conceição (na Osni Ortiga)

    Thumb up 1 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>