O exemplo vem de cima

Em uma cidade onde as autoridades de trânsito dão o mal exemplo de estacionar na calçada, o cidadão se acha no direito de fazer o mesmo.

Viatura do DETRAN-SP em cima da calçada, na Av. Europa
Foto: Vá de Bike!
CET em cima da ciclovia e da calçada
Foto: Pedalante
Agente da CET estaciona em cima da calçada na R. Tabapuã, no Itaim Bibi.
Foto: Vá de Bike!
Viatura da Polícia Militar estacionada na calçada, na Av. Paulista com a Consolação. Então um cidadão também estaciona na calçada, bem ao lado da base móvel, e tudo bem.
Foto: Apocalipse Motorizado
Motos da ROCAM estacionadas na calcada na Av. Paulista, durante a World Naked Bike Ride 2009
Foto: CicloBR

Na próxima vez, vou chamar o Asdrúbal da Caneta

10 comentários em “O exemplo vem de cima

  1. Segundo o CTB: “os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada…”

    Portanto o senhor dono deste site não entende bulhufas do que está falando, vá fiscalizar o trabalho de vossa genitora e deixe quem de fato necessita trabalhar em paz.

    Thumb up 0 Thumb down 3

    1. Seria interessante citar a íntegra do inciso, né, colega? No lugar onde você colocou reticências, vinha o texto “quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente” (art. 29, inciso VII). Ou seja, quando estiverem atendendo a uma emergência, têm todo o direito de estacionar sobre a calçada. Nenhuma das fotos mostra uma situação de emergência. O motorista da primeira foto, por sinal, parou na calçada PARA IR AO BANCO.

      Grande abraço.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  2. SOMENTE PARA ESCLAREÇER VIATURA POLICIAL PODE ESTACIONAR EM CALÇADA EM OCORRENCIA OU EM LUGAR ONDE EE FEITO ESTACIONAMENTO ONDE OCORREM CRIMES E PARA NÃO ATRAPALHAR TRANSITO PODEM ESTACIONAR NA CALÇADA, E O CARRO CIVIL QUE ESTÁ AO LADO DA BASE ELLE ESTARIA FAZENDO BO OU ESQTARIA QUEBRADO
    PARA NÃO CAUSAR TRANSITO MAIOR NA VIA OU CAUSAR ALGUM AIDENTE É REITIRADA A VIA…

    Thumb up 0 Thumb down 1

    1. Marcelo

      Em atendimento de emergência, viaturas policiais, bombeiros e ambulâncias podem sim estacionar na calçada. Mas “não atrapalhar o trânsito” não está na lei, não é correto e nem ético. E, afinal, na calçada atrapalha-se o trânsito de pedestres, muitas vezes fazendo com que eles tenham que utilizar a via para transitar, sendo colocados em risco de vida.

      Não atrapalhar o trânsito de veículos não é desculpa para atrapalhar o trânsito de pedestres. E estacionar na rua em vez da calçada é mais do que uma questão de lei, de tráfego, de espaço: é uma questão de respeito.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Belo post. E olha que eu sempre achei que em São Paulo as coisas eram melhores, em termos de cidadania, do que aqui no Rio. Vivemos numa bandalha generalizada e para mim o trânsito das nossas grandes cidades refletem a falta de amadurecimento da nossa sociedade. Os exemplos flagrados por vocês mostram inapelavelmente que ainda há um longo, longuíssimo caminho, até alcançarmos o status de país de primeiro mundo. Mas não vamos desistir.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *