Tour de France para detentos

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!
Ciclistas no Tour de France – Foto: Jarrett Campbell, via Flickr

Cerca de 200 prisioneiros experimentarão liberdade, vento no rosto, céu aberto, paisagens inesquecíveis e trabalho em equipe em uma iniciativa inédita de uma prisão em Lilly, na França. Alguns estão treinando há dois meses, provavelmente ansiosíssimos por poder pedalar cerca de 2.400 km até chegar em Paris.

Os detentos serão acompanhados por 124 guardas e treinadores. Para evitar fugas, serão mantidos em um único grupo e não haverá classificação por colocação ou premiaçãopara quem chegar primeiro. Nenhum ciclista poderá pedalar longe do grupo.

O objetivo da experiência, que inclui um rígido treinamento, é fazer os criminosos entenderem que trabalhar duro e em equipe traz bons resultados, preparando os presos para o retorno à sociedade. A possibilidade de sair um pouco da prisão e experimentar o lado de fora em cima de uma bicicleta fez com que até presos sedentários decidissem participar da iniciativa e encarar os treinos com seriedade.

Os prisioneiros, que cumprem de cinco a dez anos de prisão, veem a “corrida” como uma chance de escapar da realidade diária da prisão, além de poder mostrar à sociedade que, apesar de estarem pagando por um crime que cometeram, também são pessoas e podem ter recuperação.

Veja a matéria da BBC, com vídeo.

Trabalho em equipe  

Para quem não conhece muito o ciclismo de estrada, o trabalho em equipe se dá, principalmente, no revezamento de quem fica na frente, “cortando” o vento. Esse puxador faz mais esforço que os demais ciclistas, que seguem atrás dele aproveitando o que chamamos de “vácuo”. Depois de algum tempo, quem vai na frente é substituído por outra pessoa e pode “descansar” no vácuo de alguém.

Há ainda outras atividades, como buscar água e suplementos no carro de apoio e poupar o sprintista para o final da corrida, trabalhos realizados pelo gregário.

(via @wadilson)

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

1 comentário para Tour de France para detentos

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>