Entenda melhor esse tal de Tour de France

O Tour de France é uma competição fascinante, principalmente pelas imagens que proporciona e pelo esforço sobre-humano dos participantes. Entenda melhor a estratégia, a história e as curiosidades dessa prova que leva multidões às ruas e estradas para ver os competidores passando, nesse sábado 9 de julho, na ciclo-oficina Mão na Roda.

O Tour de France é uma disputa por equipes, que envolve não só pernas, mas principalmente estratégia. O time todo trabalha em um esforço conjunto para que o sprintista passe a linha de chegada e acumule pontos a cada etapa.

Há ainda as provas de montanha com subidas matadoras, etapas de longa distância e provas de contra-relógio. Há quatro premiações diferentes, cada uma em um quesito, na competição que atravessa o país e atrai multidões. E muitos outros detalhes interessantes, como o trabalho heróico e quase anônimo dos gregários, revezamentos para vencer a resistência do vento e aproveitar o “vácuo”, pelotões misturando as equipes, reabastecimentos sem interromper a pedalada, “fugas” nem sempre bem sucedidas…

Muita coisa? Sim, muito mais do que você imagina! E, se você quer saber mais, tem nesse sábado uma ótima oportunidade de entender melhor essa competição maravilhosa, disputada por homens com capacidades físicas bem acima da média. Não basta só técnica, dedicação e preparo físico, a genética determina até qual posição na equipe é mais adequada a você. Nem todos nascem sprintistas.

Para quem não vai ao Fórum Semana do Ciclista – Tendências, é uma excelente alternativa! E o palestrante é o Odir, autor do site as bicicletas, que tem feito uma cobertura ótima do Tour. Será na Ciclo-oficina Mão na Roda, dia 9 de julho. Mais informações no cartaz oficial, logo abaixo. E é de graça, claro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *