Bicicletas comunitárias na UnB

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!
Foto: Isabela Lyrio/UnB Agência (Divulgação)

Na Universidade de Brasília, como em muitas universidades do país, as distâncias que os alunos precisam percorrer para ir de um prédio a outro podem ser bem grandes. Andar chega a ser cansativo, além de consumir tempo que nem sempre o aluno tem. Os ônibus costumam demorar a passar. Como Brasília não é exatamente uma cidade amiga das bicicletas, ainda são poucos os que a utilizam para ir ao campus, podendo aproveitá-la para os deslocamentos internos.

Pensando nisso – e inspirados nas bicicletas brancas do Provos e em outras experiências com bicicletas públicas pelo mundo – foi criado em 2007 o Projeto Bicicleta Livre, que vem agora colher seus frutos na forma de dezoito bicicletas amarelas espalhadas em três pontos da universidade, disponíveis para empréstimo gratuito a estudantes, professores e funcionários.

O projeto recebe doações de bicicletas que não estão sendo utilizadas e dá a elas um novo uso. Cinquenta delas já foram recebidas e estão sendo consertadas e pintadas para serem disponibilizadas. Não é preciso cadastro, retenção de documento, caução, nada disso: basta sentar na bicicleta e pedalar até o destino. Pede-se apenas que, ao fim do dia, as bicicletas sejam devolvidas ao local de onde foram retiradas (três pontos dentro da universidade: ICC Norte, ICC Sul e Faculdade de Educação Física).

O projeto também aceita voluntários para ajudar a reformar e dar manutenção nas bicicletas. Se você quer ajudar mas não entende bulhufas de mecânica de bicicleta, não tem problema: eles ensinam. Você ajuda a disponibilizar mais bicicletas e ainda aprende a consertá-las. E se você é aluno da UnB, pode ganhar créditos de extensão e até uma bolsa participando do projeto.

Se você é de Brasília e tem uma bicicleta encostada que possa ser doada para o projeto Bicicleta Livre, entre em contato com o grupo.

O grande objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Usando dentro do campus, as pessoas vão perceber que elas podem ser utilizadas fora desse espaço também.
Yuriê Baptista César, coordenador do Bicicleta Livre,
em artigo no site da UnB
Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

5 comentários para Bicicletas comunitárias na UnB

  • FLAVIA

    EXCELENTE! PARABÉNS PELA INICIATIVA. DENTRE TANTAS NOTÍCIAS TRISTES E SEM VALOR NENHUM, É UM ALIMENTO PARA A ALMA SABER QUE TEMOS PESSOAS COM IDÉIAS E PRÁICAS ASSIM!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Manual do Ciclista de Brasília « Bicicleta na Rua

    […] Eu, estudante G1 & DFTV O Eco ONG Rodas da Paz Transporte Ativo [1] Transporte Ativo [2] UnB Agência + Vá de bike! + […]

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Sorocaba estuda implantação de bicicletas públicas | + Vá de bike! +

    […] de São Paulo, Rio de Janeiro e recentemente Brasília (nesta, exclusivamente dentro da UnB, em uma iniciativa isolada do poder público), parece que […]

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Fabiano Faga Pacheco

    ah, esqueci de dizer…
    o prefeito voltou do congresso mundial da ONG Cities-for-Mobility (relacionado à Semana Internacional da Bicicleta) com umas idéias diferentes na cabeça…
    coisa como construir 100km de ciclovias…

    e o Avaí inaugurou o novo bicicletário.

    (e eu não vou falar do Audax, a PMrodoviária não deixa, rs)

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Fabiano Faga Pacheco

    ow, o Yuriê participou de uma Bicicletada em Floripa este ano. Foi a que menos teve gente (chuva!!!) e nem eu pude ir (lesão no tornozelo…). Boa pessoa ele! Ele esteve na Semana Internacional da Bicicleta tb. Falou um pouco do projeto dele.
    Aliás, a situação aqui em Floripa está bem boa, sabe?
    Só tá faltando gente pra dar conta de tanto serviço!
    Em off, vai aluguel de bicicleta em parceira com a Sertell (do Samba), no projeto Floripa Bike, com 28 estações de empréstimo. Deve sair até ano que vem uma ciclovia na Osni Ortiga (a que vai pra Lagoa pelo Sul). Encabeçam a pressão por ela a Associação de Moradores da Lagoa, o Movimento Ciclovia na Lagoa Já e a ViaCiclo (além das Bicicletadas mensais na região). Vai ser refeita uma ciclofaixa em frente ao Shopping Beira-Mar que tá dando o que falar, uma unidade de conservação vai ter projeto de educação ambiental ligado ao uso da bicicleta, continuam projetos de cicloturismo da Travessia Pacífico Atlântico – O desafio da sustentabilidade, e o Voo de Bike (ambos ligados a questões ecológicas e de transporte) e o Bicicleta na Rua, bem, acabei de ver que tá com PageRank maior q o site da ViaCiclo (por essa eu não esperava!). Tem tb um blog coletivo da Bicicletada Floripa http://bicicletadafloripa.wordpress.com (até pra diminuir a qtde de mensagens na lista de discussão local e tb pra encontrar uns arquivos de modo mais fácil).
    mas shhhh!
    não espalha!
    Abraços

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>