Restaurante Lilló, na R. Borges Lagoa, em São Paulo: há anos cobrando dos clientes para estacionar seus carros na calçada.

Restaurante Lilló há anos estaciona os carros dos clientes na calçada. Foto: Willian Cruz

Carro na calçada? Veja o que fazer

Quando vir um carro estacionado sobre calçada ou faixa, não se estresse: ligue para o órgão de trânsito de sua cidade. Em SP, isso funciona.

No Restaurante Lilló (R. Borges Lagoa, 1321), cobram para estacionar seu carro na calçada (foto de 03/set/08, às 20h26)
No Restaurante Lilló, na Vila Mariana, cobram dos clientes para estacionar os carros sobre a calçada. Foto de 03/09/2008.

Atualizado: O telefone da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo não é mais o 1188, citado no texto. O atendimento agora é feito pela central 156.

Numa noite em que eu voltava para casa aqui em São Paulo (de bike, claro), vi na R. Borges Lagoa um carro atravessado na calçada, cobrindo-a totalmente. O pior é que naquela região há vários hospitais, incluindo o da AACD. Ou seja: muitos pedestres com deficiência de mobilidade. E o motorista, sem noção total, ocupou a calçada toda.

Um pouco adiante, sobre a ponte que fica entre as duas pistas da Ascendino Reis (sobre a Rubem Berta), havia um caminhão da CET, desses que rebocam quem estaciona em local proibido. Fui até lá.

Havia dois agentes ali, um dentro do caminhão e outro do lado de fora, falando no rádio. Esperei esse terminar a conversa e dei um boa noite com um sorriso. A partir daí seguiu-se uma conversa interessante, que resumo abaixo. O agente da CET era bastante simpático e solícito, entendeu bem o que eu quis dizer e foi bastante receptivo.

– Boa noite, tudo bom?

– Boa noite!

– Olha, ali embaixo, tá vendo ali, atrás daquele poste? Tem um carro atravessado na calçada, pegando ela toda. E o pior de tudo é que sempre passa gente em cadeira de rodas por ali.

– Ah, to vendo. Já vou descer lá. Valeu! (não entendi se ele ia lá só dar uma multa ou levar o carro embora, mas pareceu decidido a fazer alguma coisa)

– Aproveitando, deixa eu te falar mais uma coisa… Tá vendo aquele restaurante ali, o Lilló? Se você passar por aqui umas 20h30, 21h, vai ver sempre um monte de carros de clientes que eles estacionam na calçada na maior cara de pau.

– Ah, eu já multei bastante ali, já até levei carro embora. E acho que a gente tem que fazer isso mesmo, porque por mais que o dono do carro não seja culpado, pelo menos ele nunca mais volta no restaurante, que é o que um restaurante que faz isso merece.

– É verdade. E o pior é que eles cobram mais de dez paus pra parar o carro da pessoa em cima da calçada.

– Pois é, maior sacanagem. Mas sabe o que você faz quando ver isso? Dá uma ligadinha no 1188 156 que a gente vem na hora e pega.

– Eu costumo cadastrar no site do SAC da Prefeitura, que tem um formulário pra preencher sobre isso…

– Lá é legal você cadastrar pra ficar histórico, aí eles agendam uma ação e tal… Mas se ligar no 1188 156 resolve na hora, porque eles passam pelo rádio e a gente tem meia hora pra atender a ocorrência.

– É que eu desanimei de fazer isso porque uma vez tinha um caminhão atravessado no canteiro central da Sumaré, cobrindo a ciclovia e as duas calçadas, eu liguei no 156 na época e me disseram que não podiam fazer nada. Depois disso eu não liguei mais.

– Agora mudou, antes era uma central da prefeitura, aí era um pouco mais burocrático, caía num atendimento centralizado. Agora é direto com a gente e eles passam por rádio, por celular, e a gente tem meia hora pra atender. Aqui nessa região da Vila Mariana, pelo menos, funciona bem. (N.E. Voltou a ser pelo 156)

– Ah, bom saber disso. Na próxima vez que eu vir, vou ligar então.

– Liga sim!

– Beleza, valeu! Boa noite e parabéns pelo trabalho!

– Obrigado, eu que agradeço a ajuda aí quando puder!

Não, o diálogo acima NÃO é uma obra de ficção. É o que me faz pensar que as críticas aos agentes, em muitos casos, refletem apenas uma indignação do interlocutor por ter sido multado.

Portanto, quando virmos um carro estacionado sobre a calçada aqui em São Paulo, principalmente em porta de restaurante (como esse Lilló, que faz isso há anos impunemente), a gente liga pra CET, no telefone 1188 156. Combinado?

Peço que quem fizer isso conte aqui, em um comentário nesse post. Funcionou? Não veio ninguém? Os manobristas tiraram os carros rapidinho quando chegou a CET e ficou por isso mesmo? Ou você chegou a ver um caminhão levando um carro em cima? Conte pra nós.

Outras cidades

Cada cidade tem seu órgão responsável pelo trânsito. Pode até ser que ainda não se preocupem tanto com calçadas e pedestres, mas a mudança tem que partir de nós. Isso não pode continuar sendo considerado “normal”.

Se ninguém reclamar, o órgão público continua fazendo vista grossa. Se você reclamar e ninguém fizer nada, continue reclamando sempre que acontecer, incentive outras pessoas a defenderem também seus direitos. Espalhe a informação, mostre que o órgão de trânsito não atua, denuncie a jornais, publique na internet. Pressão popular funciona e uma hora o poder público da sua cidade acorda.

A calçada NÃO é do dono da casa ou do estabelecimento, é de todos. Estacionar sobre ela é um desrespeito com o espaço público e com as pessoas que precisam passar por ali. Denuncie.

153 comentários em “Carro na calçada? Veja o que fazer

  1. Willian muito legal essa sua conversa com meu colega de trabalho, mais legal ainda sua atitude de colocar isso a público.
    Infelizmente Willian nós agentes de trânsito somos taxados de varias formas quase todas pejorativas, negativas e de forma distorcida. Não quero com isso dizer aqui que somos todos anjos salvadores, recheados de inteligência suprema, de bondade e donos da verdade, temos erros também, temos funcionários com visões e atitudes erradas, quem não tem? Mas em meus 9 anos nas raras vezes que os vi esses foram corrigidos por nós mesmos, é essa nossa intenção a nível geral.
    Somos um grupo pequeno, mas de guerreiros com a maior boa vontade em tentar fazer das tripas coração para fazer essa cidade se tornar menos desumana, ao contrário do que pensam, nosso carro chefe não é a autuação e sim a orientação e o zelo pela mobilidade, fluidez e segurança, é esse nosso slogan e nosso desafio.
    Para quem não vive a nossa realidade das ruas e nos vê como carrascos loucos por multar é muito fácil encontrar N motivos pra nos pré julgar, devido à proliferação de falsas interpretações por pessoas do mau, temos que estar dia a dia provando a sociedade nosso real valor, a radio peão de pessoas que vivem no mundo da selvageria e da impunidade nos faz ter batalhões de pessoas prontas a nos massacrar, é difícil meu amigo.
    É muito raro você ou qualquer pessoa ver nós em um noticiário salvando uma vida, mas salvamos muitas, efetuamos remoções de veículos quebrados em locais dos mais variados com alto risco a nossas vidas e a do cidadão que la se encontra, andamos kilometros com nossas pick ups pra cima e pra baixo arrumando semáforos, operacionalizando cruzamentos apagados, efetuamos operações em escolas de entrada e saída, serviços de apoio a travessia para garantir a segurança dos pedestres, tudo isto com intenção de preservar vidas, tanto dos motoristas como dos pedestres e assim salvamos, mas nada disso aparece e quase ninguém vê desta forma, isso doe, na mídia, o foco da câmera em casos de acidente fica no bombeiro e a alguns metros ao lado um ou mais agentes se esforçam para garantir a chegada e saída do socorro preparando o terreno e isto não aparece nunca, só o maldito talão de multa, este aparece, porque não me pergunte? Também não sei.
    É Willian somos a vidraça de uma cidade doente, o transito é nossa culpa, o atropelamento é nossa culpa, a multa é nossa culpa, a não multa é nossa culpa, a falta de ciclovias é nossa culpa, o excesso de velocidade é nossa culpa, a velocidade diminuída é nossa culpa, a falta de fiscalização e nossa culpa, ou seja, só apanhamos. Nós estamos no meio do pão, é isso que quero dizer, de um lado a sociedade sedenta de resultados, do outro a empresa CET, a prefeitura e a política com seus porquês, mas ninguém entende isto, nós somos os culpados os agentes de trânsito, somente nós, é complicado suportar isso.
    Pra você ter uma idéia somos somente 2000 agentes pra uma frota de 7 milhões de veículos, às vezes tenho a sensação de estar dentro de um liquidificador com água fervendo tamanha a quantidade de coisas que tenho que resolver e fazer, na Cidade do México a que mais se aproxima de nós em quantidade de agentes estes são 16.000 e eles tem 230 km de metros por la, aqui temos 62 km.
    Nosso treinamento é rígido e criterioso, e somos exigidos ao máximo, tanto em educação como em agilidade e mais ainda em procedimentos, mas a sociedade não entende desta forma, ela é doente, definitivamente esta cega e com o egoísmo a flor da pele e vivenciamos isto diariamente.
    Cada vez que alguém dirige a palavra de forma subjetiva a CET não fez isso, ou faz isso se potencializa mais um idiota a vir nos agredir e insultar nas ruas, penso que deveria se ter mais cuidado e se colocar de forma mais pontual quem errou ou esta errando, também somos cidadãos comuns quando tiramos nossos uniformes, me entende?
    Aproveitando a deixa do RC acima, não entendo porque ele diz que seria sobrenatural um agente da CET ir de bike ao trabalho. RC vamos de bike sim, vamos a pé, vamos de metro, de trem e às vezes de carro sabe por quê? Porque somos iguais a qualquer paulistano, pior sabemos que a situação do trânsito veicular ta feia, sabemos aonde tem lentidão, e torcemos pra muita gente fazer isso que fazemos senão estaremos lascados, todos, rsrs é engraçado isso, desculpe RC, mas lhe respondo assim para que você e muitos outros entendam que somos pobres mortais e quando tiramos nossas roupas comemos da mesma poeira beleza meu brother, nào se sinta ofendido por favor, eu ja pensei assim , e normal, unifoem, farda etc faz agente pensar os diabos de quem usa. Pior, tem gente que reclama e liga na nossa central pra dizer que estávamos comendo ou no banheiro, devem achar que somos ANDRÓIDS, não é possível, hehe, bom é isso, mais uma vez obrigado pela matéria Willian, uma matéria desta faz com que se salve 10 agentes de uma agressão na rua, formadores de opinião como você são a bala que nos matara ou o copo de água que receberemos numa tarde de 40 graus em um cruzamento,fique sabendo que nós que estamos na rua, somos a favor das bikes sim, só não queremos coloca-las nas ruas junto com os carros por enquanto poís temos um batalhão de idiotas assassinos com seus carros que não entendem desta forma ainda, e pior, o enquadramento para se autuar a distancia lateral de preservação do veiculo para com o ciclista ainda não esta autorizado para nós , somente para a policia como já deve ser de seu conhecimento,um abraço!

    Comentário bem votado! Thumb up 36 Thumb down 0

  2. Acabei de fazer uma denúncia no mesmo canal.
    Vamos ver o que dá.
    Trata-se de um estabelecimento comercial chamado Real Ville, que estacionam os carros dos clientes todos os dias na calçada….se eu tenho dificuldade para passar por lá, imaginem um cadeirante!
    Já alertei os gerentes e de nada adiantou…quero ver agora com canetada!

    abraços….e aprovei mto o 1188!
    Deu orgulho de utilizar!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Alexandre
    Para seu conhecimento, ouvi da CET há muito tempo (uma perua parada na porta da minha garagem e eu reclamei) que os fiscais podem fazer o que quiserem quando estão trabalhando, inclusive infringir as leis. Isso vale para CET, polícias e ambulâncias.
    Não acontece nada com eles.

    O post é sensacional e o serviço 1188 da CET é melhor ainda. Assim os motoristas desta metrópole subjugada pelo trânsito se dão conta que isso aqui não é terra sem lei (e nem exclusividade deles, né?)

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  4. Tive um problema com um marronzinho outro dia. O cara parou onde não poderia, atrapalhando o transito e passou a multar carros sem zona azul. Sei que ele está trabalhando , mas parar na frente do acesso de deficientes em uma esquina movimentada não se faz. Além de causar riscos aos demais estava atrapalhando o transito pois os demais deviam fazer a curva aberta.
    Parei e fui falar com ele. Ouvi que ele era autoridade e que se desejasse poderia ligar na CET que não aconteceria nada mesmo. Peguei o telefone e liguei na hora.
    E o cara continuou lá de propósito .
    è bom ouvir isso pois nem todos são iguais. Gostei da postura do rapaz que lhe atendeu e vou passar a usar mais o 1188

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. No último domingo tive uma experiência com eles. Liguei para o 156 e disse que queria fazer uma denúncia de estacionamento irregular e me passaram o 1188.

    Achei que por ser domingo ninguém ia atender ou ia demorar, mas atenderam rápido, pegaram o endereço e tal. Nesse meio tempo os carros estacionados no calçadão deram sairam – já estavam lá há um tempo -, disse à atendente que estavam saindo e ela encerrou o chamado.

    Abraço!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Olha, no fórum da Bicicletada Curitiba está rolando um tópico sobre isso, carro na calçada e ligações para o 156. Entre derrotas, empates e vitórias, o resultado que o povo está relatando tem sido em geral bastante positivo.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Willian, que legal isso..

    Eu também já havia feito com ovc recomendou, tempos atrás, de entrar no site da Prefeitura, e também desanimei, pois continuei a ver os mesmos carros parados nos mesmos lugares.

    Mas se o agente disse isso, não vou titubear. Além de fotografar o abuso, ciosa que geralmente faço, vou ligar pro 1188 na hora!

    Valeus!
    Bom pedal e até mais!
    Wadilson

    Thumb up 4 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *