Sorocaba estuda implantação de bicicletas públicas

Bicicletas do serviço UseBike,
em São Paulo. Foto: Divulgação

Depois de São Paulo, Rio de Janeiro e recentemente Brasília (nesta, exclusivamente dentro da UnB, em uma iniciativa isolada do poder público), parece que está chegando a vez de Sorocaba. A Prefeitura da cidade está investindo em um estudo sobre a implantação das chamadas “bicicletas públicas”.

A idéia é aproveitar a rede cicloviária já existente na cidade para oferecer uma alternativa sustentável de locomoção ao cidadão. E o melhor é que a Prefeitura percebeu que incentivar o uso da bicicleta é uma das maneiras de aliviar o trânsito, dizendo que “a longo prazo espera-se melhorias no tráfego local”. Afinal, como bem sabe quem acompanha de perto esse assunto, as bicicletas podem representar muitos carros a menos.

Segundo a Urbes – Trânsito e Transportes, além de indicar a quantidade e localização ideais dos pontos de entrega e retirada, o estudo apontará os passos a serem seguidos para implantar o serviço, como por exemplo um “reforço na educação de trânsito para convivência de motoristas e ciclistas”. Bonita a frase, hein?

Será que vão fazer campanhas educativas junto aos motoristas por respeito à bicicleta na via? Só acredito vendo, mas digamos que estou otimista. Sorocaba tem surpreendido na questão da mobilidade por bicicleta.

Floripa

O leitor Fabiano Faga, do site Bicicleta na Rua, informa em comentário neste blog que Florianópolis também pode ter serviço semelhante em breve. A ilha e a porção continental da cidade já sofrem há anos com o excesso de carros. E o incentivo ao uso da bicicleta por lá é mais do que bem vindo: é necessário. A ilha precisa ser preservada e protegida da presença cada vez maior do automóvel, que traz mais asfalto, mais poluição, mais absurdos e menos verde por onde passa.

Boas novas sobre Florianópolis sempre me deixam feliz. É uma cidade onde morei por alguns meses e que levarei sempre na memória e no coração, não só pelas paisagens mas pelos amigos que fiz por lá.

4 comentários em “Sorocaba estuda implantação de bicicletas públicas

  1. Conversando com o Prefeito de Sorocaba (que inveja eu tenho dos Sorocabanos) ele me disse que o plano é de colocar 10 mil bicicletas públicas e “totalmente gratuitas”.

    Olha, é difícil eu acreditar em políticos, mas nesse dá sim para acreditar, Se ele se candidatasse a Governador ou Presidente, teria o meu voto e de 90% dos Sorocabanos.

    Para se ter uma idéia, eles construiram uma ciclovia até dentro da cidade vizinha de Votorantim, pois muitos são os Sorocabanos que vão de bicicleta trabalhar na cidade vizinha. Aliás, todos os kms de ciclovias que tem em Votorantim, foram construídos pelo pessoal de Sorocaba.

    Paulistas, tenham inveja de Sorocaba, uma cidade proporcionamente até mais motorizada que São Paulo, com uma renda percapita maior, sem congestionamentos, sem problemas de poluição, mas com bicicletários em todos os terminais de ônibus, um plano cicloviário de 80 km de ciclovias, com mais da metade já construída, um rio que corta a cidade DESPOLUIDO com dinheiro da própria cidade, com 100% de esgoto tratado…

    E ainda um prefeito que gosta de bicicleta e investe muito nela. Olha que Sorocaba tem mais morros que São Paulo.

    Só inveja galera… Olha que já conversei pessoalmente com os dois prefeitos, o de São Paulo e o de Sorocaba… Só aumenta minha inveja.

    André Pasqualini

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *