Pró-Ciclista na Secretaria de Transportes: e daí?

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!
Foto: luddista

Cerca de um mês atrás, quando a mudança foi oficializada, o Vá de Bike! perguntou à Secretaria de Transportes (SMT) o que mudava com o Pró-Ciclista na nova secretaria. Esse texto ficou cozinhando aqui na minha mão e finalmente resolvi finalizar e colocar no site, antes que ele se torne obsoleto. Desculpem pela demora.

Segundo a assessoria de imprensa, “o fato de a coordenação do grupo estar sob responsabilidade da Secretaria de Transportes vai facilitar a participação do Pró-Ciclista em todas as etapas de planejamento e também dos projetos desenvolvidos na Secretaria”.

Na prática, o que a frase quer dizer é que o Pró-Ciclista terá a oportunidade de incluir melhorias e adaptações cicloviárias nos projetos de obras viárias. Assim, por exemplo, a reforma de uma avenida contaria com as opiniões e sugestões do grupo Pró-Ciclista – que podem ser levados em consideração ou não.

Mas, ao menos em teoria, isso já era assim quando o grupo estava na Secretaria do Verde (SVMA). As maiores vantagens, a meu ver, continuam sendo:

– possibilidade de realizar licitações para projetos que partam do próprio grupo, o que na SVMA não era possível

– agora o Secretário de Transportes passa a ter como atribuição do cargo trabalhar também para a bicicleta, não apenas para os carros

O Secretário de Transportes passou a ser o responsável direto pelo desenvolvimento do uso da bicicleta na cidade. Foi coerente de sua parte assumir esse compromisso e, atendendo ao que foi prometido, a passagem do grupo para a SMT foi realizado. Agora cabe a nós – todos nós – acompanhar de perto a evolução desses trabalhos e cobrar resultados.

O que exatamente é o Pró-Ciclista?

Segundo a SMT, compõem o grupo Pró-Ciclistas as seguintes secretarias e empresas:

Secretaria Municipal de Transportes (SMT)
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA)
Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb)
Secretaria Municipal de Coordenação das Suprefeituras (SMSP)
Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME)
Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla)
Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)
São Paulo Transportes (SPTrans)

Pelo que eu entendi – e me corrijam se eu estiver errado – há um funcionário de cada uma dessas entidades compondo o grupo. O objetivo disso é que esses funcionários levem a cultura da bicicleta dentro de suas empresas e secretarias e tragam também informações sobre pontos onde se pode fomentar o uso da bicicleta.

Assim, TEORICAMENTE, quando uma dessas secretarias ou empresas planeja uma obra viária, por exemplo, essa informação é trazida para o Pró-Ciclista, que pode levar conhecimento à secretaria ou empresa para que realize as adaptações necessárias para adequá-la ao uso da bicicleta como meio de transporte.

E está funcionando?

Eu usei o teoricamente ali em cima porque na prática não me parece estar acontecendo muita coisa. Principalmente se olharmos para as obras que estão em andamento na cidade, sem nenhum implemento cicloviário: ampliação da Marginal Tietê, novas pontes de ligação com a Anhanguera, nova ponte e ampliação de outra existente na Av. Salim Farah Maluf (Zona Leste), etc.

Aliás, nessa obra da Zona Leste – o Complexo Viário Padre Adelino – vão alargar o Viaduto Pires do Rio, que é onde a Radial Leste passa por cima da Salim Maluf. Como a ciclovia da Radial Leste termina ali pertinho, logo depois da estação Tatuapé (ou melhor, terminaria, já que ainda não concluiram a obra inaugurada no ano passado), podiam muito bem fazer um acesso para bicicletas nessa ponte, para conseguir ligar, no futuro, essa ciclovia até o centro da cidade.

A única novidade em termos de estrutura cicloviária que vi até agora foi a repintura da ciclofaixa que fica DENTRO do Parque do Ibirapuera, que deve ter sido uma iniciativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente…

Vou consultar novamente a SMT para ver o que eles tem a dizer sobre os trabalhos que estão sendo realizados pelo Pró-Ciclista e informo vocês por aqui.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

7 comentários para Pró-Ciclista na Secretaria de Transportes: e daí?

  • + Vá de bike! + - A bicicleta como meio de transporte no país do automóvel » Ciclovia do Rio Pinheiros será inaugurada com apenas dois acessos

    […] a sério seus próprios e raros discursos pró-bicicleta e sua posição como coordenador do grupo Pró-Ciclista. Mas eles preferem fazer vista grossa e se ausentar das discussões sobre o assunto (que não foram […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Bicicletas em São Paulo | DESERTORES DA ESCADA

    […] na cidade da Secretaria do Verde para a Secretaria dos Transportes em julho deste ano, que pode, teoricamente, facilitar as ações pró-bicicletas, já que a Secretaria do Verde não tinha autonomia para […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ciclofaixas e ciclovias em São Paulo: próximos passos | + Vá de bike! +

    […]  do município de São Paulo (SMT) sobre os trabalhos realizados pelo grupo Pró-Ciclista, neste um mês de atividades na Secretaria. Também perguntei sobre as ciclofaixas aos domingos, que seriam implementadas a partir do dia 30 […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Ciclofaixas aos domingos: juntando as peças | + Vá de bike! +

    […] leitores Stan e Juliano deixaram comentários sobre o projeto das ciclofaixas aos domingos aqui em São Paulo, com foto e link da matéria do […]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Juliano Pappalardo

    Eis o link da matéria que o Stanley citou:

    http://www.readmetro.com/show/en/MetroSaoPaulo/20090715/1/2/

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Juliano Pappalardo

    Opa Willian, parece que pensamos de forma parecida, após ler tive a impressão que o grupo pró-ciclista ao invés de ser composto por verdadeiros ciclistas, e permitir a participação dos cidadãos ciclistas, coloca uma pessoa de cada “escritório da prefeitura” e que eles se entendam…

    Não podemos deixar que algo tão importante para nós que é ir de bike COM SEGURANÇA aonde quisermos na nossa cidade, fique condicionado a este grupo que não divulga suas idéias e as põe no crivo da população.

    Talvez um grupo que ligue os ciclistas paulistanos a prefeitura ainda esteja para surgir.

    Um abraço,

    Juliano

    P.S.: Como o Stanley disse, talvez um começo já seria a ciclofaixa que une os parques.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Stanley Calderelli

    Acredito que de iiniciativa própria — tirando as feitas em anos eleitorais — essa oficialização do transporte por bicicleta nas secretarias da Prefeitura vá facilitar o pleito por melhorias na infraestrutura para ciclistas.

    Um pequeno começo já não são as ciclofaixas ligandos parques aos domingos de manhã?☺
    http://twitpic.com/agbn7 e http://twitpic.com/ag31e

    — stan

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>