Gentileza não, é Lei!

Os paraciclos que ficam do lado de fora do Pão de Acúcar “verde” continuam sendo chamados de bicicletário e de gentileza.

Bicicletário-gentileza do Pão de Açúcar "Verde"
Bicicletário-gentileza do Pão de Açúcar "Verde"

LEI Nº 14.266, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2007
Art. 8º Os terminais e estações de transferência do SITP, os edifícios públicos, as indústrias, escolas, centros de compras, condomínios, parques e outros locais de grande afluxo de pessoas deverão possuir locais para estacionamento de bicicletas, bicicletários e paraciclos como parte da infra-estrutura de apoio a esse modal de transporte.

Veja a íntegra da Lei

Além de ser Lei, o mercado tem sim que se responsabilizar pela segurança do veículo estacionado, do mesmo modo que se responsabiliza pelos carros e motos que ficam no estacionamento.

Colocar um paraciclo do lado de fora com uma plaquinha dizendo que é apenas uma gentileza não os exime da responsabilidade de reparar o veículo furtado. E bicicleta é sim um veículo, definido como tal pela Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro).

Portanto, não acredite quando vir uma plaquinha dessas. E se tiver a infelicidade de ter a bicicleta furtada num paraciclo de supermercado, siga as dicas que estão no final deste texto.

Atualizado: Há tempos devo um post para comentar a situação atual. Pouco tempo após essa matéria, a placa isentando de responsabilidade foi retirada. O paraciclo foi colocado no subsolo, junto às motos, em área coberta e reservada. Excelente. Tenho usado com frequência.

9 comentários em “Gentileza não, é Lei!

  1. Achei show o cabo que prende a roda dianteira e o banco. Qual marca? Onde acha? Tem o canal?
    Além disso muito bons os acessórios como o paralama e o bagageiro. Porque não faz um post falando de sua bike? Acho que ia esclarecer muita gente. Eu por exemplo quero comprar uns acessórios prá deixar minha MT mais urbana por conta de uma adoção diária de ida ao trabalho mas não sei quais são os melhores apetrechos.
    abraço

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Surpreendente a resposta do Pão de Açúcar. Será que veremos bicicletários em outras lojas? Será que haverá facilidades reais para os ciclistas que são clientes e para os clientes que querem ser ciclistas?

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Olá!
    Agradecemos o alerta feito, pois a partir dele pudemos estudar formas de implantar melhorias nesse serviço. De imediato o bicicletário foi alterado de local propiciando maior conforto e segurança aos clientes ciclistas. Toda a sinalização na loja também está sendo revista bem como outras melhorias estão em andamento.
    Gostaríamos de aproveitar para colocar à disposição nosso canal de atendimento casadocliente2.0@grupopaodeacucar.com.br que também poderá ser utilizado, sempre que desejar registrar suas opiniões, sugestões e críticas sobre nossas lojas e serviços.
    Grupo Pão de Açúcar

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *