Foto: Willian Cruz / vadebike.org

Rota Cicloturística Márcia Prado – é nesse sábado!

No ano passado, cerca de mil ciclistas desceram a Serra do Mar em direção ao litoral paulista através da Rota Cicloturística Márcia Prado. Nesse sábado, 18 de dezembro, ela estará aberta novamente.

A Rota Marcia Prado é uma sugestão de caminho feita pelo Instituto CicloBR, para que as autoridades criem um meio atraente e seguro para o ciclista chegar ao litoral paulista. O percurso é inspirado no trajeto da última viagem que a ciclista Márcia Prado realizou em vida.

Apesar de estar em processo de aprovação e oficialização, a rota ainda não está aberta em definitivo, portanto é bom aproveitar essa oportunidade de conhecer o caminho. Ainda não sabemos quando ela abrirá em definitivo, nem quando será possível descer novamente.

O caminho é MUITO bonito, principalmente se você o fizer por inteiro, passando pela Ilha do Bororé. Há até duas passagens de balsa pela represa. É um passeio que vale muito a pena.

O trajeto

Em 2009 a rota teve como ponto inicial a estação Grajaú da CPTM. Esse ano, ela estará sinalizada desde o inicio da Ciclovia da Marginal Pinheiros, junto à estação Vila Olímpia da CPTM, saindo do município de São Paulo e passando por São Bernardo do Campo, Parque da Serra do Mar, Cubatão e Santos.

Haverá uma saída inaugural às 7h da manhã nesse ponto de início da ciclovia. Você pode aproveitar e sair junto com a grande massa de ciclistas que partirá de lá nesse horário. Recomendo, será bem mais divertido.

Se você não quiser ou não conseguir sair com essa massa, não se preocupe: a rota estará toda sinalizada com placas brancas com setas amarelas.

A única preocupação é chegar até o Parque da Serra do Mar até as 15h, pois só será permitido entrar nele até esse horário, para não haver risco de ter de pedalar dentro do parque à noite. Por isso, a sugestão para quem está iniciando no Cicloturismo é sair às 7h da manhã junto com essa massa que sai da entrada da Ciclovia, assim haverá tempo suficiente para chegar ao parque com toda a calma e sem forçar muito no pedal, além de ter tempo para resolver possíveis problemas com apoio tanto dos demais ciclistas como dos voluntários do CicloBR que estarão no trajeto.

Distância e grau de dificuldade

Camiseta do evento 2010, que estará à venda na Rota. A renda será destinada ao Instituto CicloBR. Foto: Felipe Aragonez

Partindo da estação Vila Olímpia, a rota tem 100km. Alternativamente, você pode fazê-la a partir da estação Grajaú, diminuindo o percurso para 80km, já que o embarque de bicicletas estará liberado nesse dia (apenas nas estações Vila Lobos, Cidade Universitária, Pinheiros e Vila Olimpia).

Apesar de o litoral ficar “lá embaixo”, o trajeto é longo e há várias subidas pelo caminho, além dos trechos em terra, podendo ser considerado um percurso de dificuldade média para o cicloturismo.

A rota é indicada para pessoas que já pedalam com certa regularidade e que não tenham nenhum problema físico. Uma boa maneira de saber se você conseguirá fazer o trajeto com tranquilidade, é realizar um pedal na cidade de cerca de 40 quilômetros em um intervalo de 3 horas. Se conseguir fazer sem grandes dificuldades, é bem provável que você esteja apto a percorrer o trajeto.

Vai dar praia?

Se você descer cedo, consegue ainda curtir a praia. As cidades do litoral tem muitas ciclovias e você pode aproveitar para passar por elas, conhecer um restaurante bacana, tomar uma água de coco, colocar os pezinhos na areia. Você pode voltar no mesmo dia ou passar a noite em algum hotel ou pousada para curtir a praia no dia seguinte. Só recomendo comprar com antecedência a passagem da volta e ficar atento para não perder o horário do ônibus.

Dicas para cicloturistas iniciantes

Faça uma revisão na sua bicicleta e principalmente nos freios, se necessário troque pois eles serão bem exigidos na descida da serra. Na entrada do Parque da Serra do Mar, voluntários do Instituto CicloBR farão uma avaliação em cada bicicleta, verificando principalmente o sistema de freios; se não estiverem em boas condições, não será permitido que o ciclista acesse o parque, para evitar acidentes.

O trajeto é em sua maior parte em ruas asfaltadas, mas há cerca de 20 quilômetros em estrada de terra. O ideal é que a bicicleta tenha pneus híbridos, já que o trecho de terra, se não estiver chovendo, é possível ser percorrido com pneus de asfalto sem grandes problemas.

Vista maravilhosa ao longo do caminho. Não esqueça de levar sua câmera. Foto: Willian Cruz / vadebike.org

Se vai dormir no litoral e precisará levar roupas, instale um bagageiro na bicicleta e coloque sua bagagem nele. Nas costas leve no máximo uma mochila de hidratação. Levar muito peso na mochila pode deixar suas costas e ombros doendo.

Se vai voltar no mesmo dia, nossa sugestão é que volte de ônibus até o Jabaquara. Se você vier de fora da cidade, o melhor a fazer é estacionar o carro nas proximidades da estação Jabaquara e de lá seguir pedalando até a estação Vila Olímpia da CPTM. Mas não pedale pela Avenida dos Bandeirantes, use essa rota sugerida para ir até a estação.

Se hidrate muito durante a viagem e se alimente. Se você tiver uma mochila de hidratação, leve-a; se não tiver, sugiro levar uma garrafa grande de água no bagageiro. Jamais pedale com sede ou com fome: são indicadores de que já passou da hora de se hidratar ou de se alimentar. Coma antes de sentir fome, beba antes de sentir sede. Leve frutas secas, barras, gels de hidratação e até mesmo um lanche se possível. Se sentir fome pare e se alimente. Se sentir sede e a água tiver acabado, peça um pouco para alguém. Não pedale com fome ou sede em hipótese alguma, o percurso é longo.

Em caso de dúvidas, mande um e-mail para rotamarciaprado@ciclobr.org.br e os voluntários do Instituto irão ajudar a esclarecer suas dúvidas.

Participe!

Prepare sua bicicleta e participe do Passeio Cicloturistico da Rota Márcia Prado. É uma viagem que você não vai esquecer.

Este ano é esperada uma massa de dois mil ciclistas. Junte-se a nós e vamos mostrar o quanto queremos essa rota para o próximo ano, estabelecida em definitivo e nos permitindo acessar o litoral com nossas bicicletas. Faça parte desta luta, para que possamos comemorar mais essa conquista em 2011.

Nos vemos pelo caminho!

Saiba mais

Página oficial, no site do Instituto CicloBR

A história da Rota Márcia Prado, publicada no jornal Destak.

Veja fotos que foram tiradas durante a sinalização da Rota, no ano passado

Veja fotos da descida realizada em 2009

Mais fotos, vídeos e relatos da descida do ano passado

Flyer de divulgação do evento (clique para ampliar)

1 comentário em “Rota Cicloturística Márcia Prado – é nesse sábado!

  1. O quê???
    Não se pode usar pneu vegano pra descer???
    Sa-ca-na-gem! rsrs
    Bom, este ano estarei aqui pelo Sul mesmo. Em férias, finalmente! Tenho uns vídeos da última descida da Márcia por esta rota, quiçá já aproveite para editá-lo no Movie Maker e divulgar na rede.
    Espero o post da pedalada de hoje, ein!
    Abraço

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *