Ciclofaixa de Lazer na Zona Sul da cidade

Inauguração do trecho três da Ciclofaixa de Lazer – mais detalhes

Ciclofaixa passa a ligar cinco parques, durante 9 horas, em todos os domingos e feriados nacionais. Inauguração oficial às 10h no Parque do Povo, mas o trecho novo deve estar operando desde as 7h.

Ciclofaixa passa a ligar cinco parques, durante 9 horas, em todos os domingos e feriados nacionais

Foto: Willian Cruz

O chamado “trecho 3” da Ciclofaixa de Lazer, ligando o Parque do Povo ao futuro Parque Clube do Chuvisco (detalhes aqui) será inaugurado mesmo nesse domingo, segundo o órgão responsável, a SEME (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação). A inauguração oficial ocorre no Parque do Povo, a partir das 10h do domingo, com a presença do atual secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Bebetto Haddad. Em seguida, haverá uma pedalada coletiva pelo novo trecho, mas espera-se que ele esteja operando já desde as 7h.

Atualmente, a Ciclofaixa de Lazer integra os Parques das Bicicletas, do Povo, do Ibirapuera e Villa-Lobos. Com a expansão, passará a ter um percurso de aproximadamente 45 quilômetros (considerando ida e volta), totalmente sinalizado por placas e pintura de solo. Ela também passa a funcionar em feriados nacionais.

Mecânico do SOS Bike prestando atendimento. Foto: Ciclofaixa/Divulgação

Guardas civis metropolitanos e policiais militares garantirão a segurança dos ciclistas no trajeto. A operação ainda conta com uma equipe de 500 pessoas, entre monitores da SEME  e agentes da CET, auxiliando e informando os usuários. A expectativa é que a CicloFaixa de Lazer passe a beneficiar mais de 50 mil pessoas por final de semana, superando a média atual de 30 mil ciclistas.

Socorro mecânico

Para quem ainda não sabe, há alguns meses está em operação o serviço gratuito do SOS Bike, para ajudar em reparos emergenciais, ajustes e regulagens.

Dois mecânicos atendem em uma base fixa no Parque das Bicicletas e outros oito circulam ao longo de todo o trajeto, para você não ficar na mão. O serviço de SOS Bike é uma realização da Bradesco Seguros, com a parceria da Caloi e do Instituto CicloBR.

No último final de semana, um dos mecânicos me ajudou a tentar consertar o freio da bicicleta do meu filho. Acabamos desistindo porque a ciclofaixa estava para fechar, mas o alicate que ele tinha adiantou bastante o trabalho, me permitindo terminar sozinho um pouco depois. Obrigado.

Respeite ciclistas menos experientes, pedalando com crianças ou com menos condicionamento físico. A Ciclofaixa é para todos.

3 comentários em “Inauguração do trecho três da Ciclofaixa de Lazer – mais detalhes

  1. Aprendi a andar de bicicleta numa destas da foto, era do meu irmão e era verde. Quem anda numa dessas aro 20 consegue pedalar qualquer coisa depois.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Também aprendi a pedalar sem rodinhas numa dessas, igualzinha a essa da foto. E ela é dobrável, repare no quadro (embora raramente alguém a dobrasse, porque era preciso soltar um parafuso usando a ferramenta correta).

      Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Quando criança, tive uma berlineta (só que vermelha) igual a da garota. Boas lembranças… É, a ciclofaixa também é um túnel do tempo.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *