Aprendendo a andar de bicicleta na idade adulta

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Quer aprender a andar de bicicleta?

O Bike Anjo promove uma oficina gratuita em várias cidades brasileiras. Clique aqui para saber locais, datas e horários!

As três moças nessa foto tinham acabado de aprender a andar de bicicleta. Foto: Pedalinas

Quando eu era criança, uns 30 anos atrás, era muito difícil alguém que não soubesse andar de bicicleta. Naquela época (e antes dela), as crianças podiam pedalar nos bairros de São Paulo como se pedala nas ruas de cidades do interior, mesmo no que hoje é chamado de centro expandido (se sua cidade ainda é assim, não deixe isso morrer por aí também, por favor).

Faz pouco tempo que percebi quantos adultos não sabem pedalar aqui em São Paulo. Para mim sempre foi tão natural que eu nem pensava no assunto. Mas por estar ficando mais velho (estou com 37), já existe hoje toda uma geração de adultos que cresceram depois de mim e praticamente têm idade para serem meus filhos. E essa geração que veio logo depois da minha já não cresceu com a bicicleta como parte indissolúvel da infância. O que é uma pena, mas não é vergonha e muito menos exceção!

Os homens continuam escondendo essa situação. Muitos deles, como raposas desdenhando das uvas, fingem que não se importam em saber andar de bicicleta. Ou realmente não se preocupam, já que o carro ainda lhes é muito mais importante. “Eu, andar de bicicleta? Pra quê, se eu tenho carro? E no domingo prefiro ver televisão…”

Já as mulheres são mais corajosas. Muitas ainda se intimidam em dizer isso, mas cada vez mais delas admitem não apenas não saberem pedalar, mas principalmente a vontade de aprender. E isso é o mais importante.

Ensinando a andar de bicicleta

O Bike Anjo realiza oficinas regulares para ensinar a pedalar, para quem não sabe se equilibrar na bicicleta e tem receio de tentar aprender. As pessoas são muito bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e geralmente aprendem logo na primeira aula.

Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdade, independência e autonomia.

Sempre que me pedem para dizer o que significa a bicicleta com uma única palavra, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar de bicicleta: liberdade.

Quer aprender?

Saiba aqui sobre a EBA – Escola Bike Anjo, uma oficina gratuita em diversas cidades do país!

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

53 comentários para Aprendendo a andar de bicicleta na idade adulta

  • Junyara

    Gente.. Não sei se algum de vcs já passaram pela minha situação.. Mas eu não sei andar de bicicleta, comprei uma moto 50 cilindradas mas não andava nela, agora comprei uma 150, bem mais pesada e estou treinando nela.. Meu equilíbrio não é dos melhores, mas o pior é o meu psicológico e o medo de cair. Alguém já conseguiu andar de moto sem saber andar de bicicleta ? :/

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

    • Jane

      Olá eu tenho 31, ganhei uma moto do meu pai, mas também não sabia andar de bicicleta. Foi muuuuito difícil, várias vezes achei que não iria conseguir, nem em linha reta eu andava, eu tombava já na partida e um pessoal me segurando. A pior parte é os braços meio bambos, perdendo o domínio… Ainda estou treinando, tive que fazer muita mentalização positiva, mas tudo se adquire com a prática. Em fevereiro é o meu teste do Detran, e estou confiante. O medo vc perde com o tempo, não desista, pense positivo!

      Thumb up 0 Thumb down 0

    • Eliana

      Oi, pessoal! Andei muito de bicicleta até os meus 18/20 anos. Depois parei por força das circunstâncias. Há 16 anos tirei habilitação de moto e a uso muito no dia a dia. Claro que quem já andou de bicicleta na vida vai facilitar pra andar de moto por causa do equilibrio. Mas nada a ver. Vale a nossa vontade. Cair faz parte da brincadeira, dizia a mnha mãe quando me via cair do tico-tico….kkkkk.
      Hoje gostaria de voltar a andar de bicicleta e gostaria de que que me apresentassem algum grupo que anda à noite em bandos (vejo muito isso quando estou de moto)…. Gostaria de fazer parte também.
      Alguém aí pode me ajudar a encontrar algum grupo? Agradeço desde já. Bjs a todos.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Emerson

    Olá!

    Alguém aí na região de Itaúna MG?

    Abraços!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Gisele

    Tenho 41 anos e vergonha por não saber andar de bicicleta. Surgiu a vontade de aprender a pouco atrás, até então era segredo e nem queria pensar no assunto. Gostei dos comentários aqui, vi que não sou única. Tem algum lugar em Canoas ou Porto Alegre/RS?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • le

    Aprendi a andar de bike com 47 anos e me sinto muito orgulhosa, sensação única de liberdade, de voltar a infância, de realização pessoal e missão cumprida…
    Se vc acreditar e ter resistência vc consegue, um tombinho aqui e outro ali, faz parte!!!
    Dicas: Vá para um parque com algum instrutor((a) ou mesmo sozinho(a. Existe parque tem bike para aluguel a hora, como o Vila Lobos e o pq do Ibirapuera, comece com uma bike de aro menor e não use a ciclofaixa, ela é exclusiva para quem já esta craque…Prefira espaços abertos sem o risco de atropelar alguém e vc se sentira mais seguro!!!
    Pedalar é responsabilidade e exige muita atenção!!! Espero que tenham sido vlida minhas dicas, pois faz pouco tempo que aprendi, boa sorte para quem está iniciando!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  • jane

    Tenho um grande desejo de aprender andar de bicicleta. Mas todos dissem que na m8nhamidade de 40 anos é humanamente impossível, Jane

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Simone

      Boa tarde Jane.

      Eu também pensava assim, que era impossível. Mas depois que aprendi, vi que não é impossível quando tentamos. Estou com 33 anos e aprendi faz 6 meses. Peguei uma bike emprestada, fui tentando no quintal. Cai, levantei e assim fui até conseguir. Foi um momento de muita alegria porque não acreditava em mim.
      Não desiste, já assisti vídeos de pessoas idosas conseguindo. Você vai conseguir também. Não desista.

      Thumb up 4 Thumb down 2

  • Jana

    Tenho 24 anos, e não sei andar de bike. Mas tenho uma vontade enorme de andar de moto!
    Então pedi uma bike emprestada a uma amiga, e estou tentando aprender sozinha mesmo! Por enquanto, tô tentando andar no quintal de casa, mas assim que tiver um domínio maior, vou para algum parque, até conseguir andar nas ruas!
    Mas aconselho a todos que estão com a mesma vontade que eu de aprender a andar de bicicleta que não desistam, porque não é assim tão difícil… Sei que dá mesmo um pouco de vergonha não saber andar, mas nem todo mundo tem a oportunidade de aprender quando criança, e isso é mais comum do que imaginamos!
    Uma boa dica é aproveitar o friozinho dessa época e as muitas blusas que usamos como proteção, caso a gente caia! kkkkkk
    Boa sorte, pessoal!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Marisa

    Boa tarde. Farei 50a e quero comprar uma bicicleta por lazer e por saúde. Como estou acima do peso, bastante aliás, tenho dúvida se há um modelo mais apropriado porque quando andava e muito na minha juventude, ainda era a CALOI 10, com marchas e nem sei se existe e se é apropriada. Podem me ajudar ??? Espero que sim. Abraço e agradeço desde já.

    Thumb up 0 Thumb down 2

  • Jamile

    Oi, moro em Jaraguá do Sul, / SC tenho 33 anos e quero muito aprender a andar de bicicleta, quando pequena tentei algumas vezes e nunca tive sucesso, aí desencanei, mas sempre senti vergonha de dizer que não aprendi…no ano passado me mudei de Osasco / SP para cá, e aqui embora exista um carro por habitante na cidade, é muito comum as pessoas andarem de bicicleta, faz parte da cultura da região…fico olhando as moças e até senhoras pedalando e me sinto presa, queria poder fazer o mesmo, ter mais liberdade e independência (já que não dirijo tbm), quero ir para o trabalho de bike, pq além de ser mais perto do que o percurso que antes eu tinha que percorrer em SP, me ajudaria a entrar um pouco em forma, rsrs, já que ganhei uns quilinhos com o casamento…

    Dúvida: terá aqui tbm a oficina?
    Por favor considerem, rsrs, ficarei muito feliz..

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • cidinha

    meu filho tem 8 anos e não sabe andar de bicicleta

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Nena sanches

    Eu adoraria andar de bike,tenho uma que eu consegui ajuntar moedas em um cofrinho,ai comprei mas ja faz quase dois meses e até agora eu só fico tentando,e nd não tenho confiança em mim mesma,por isso eu adoraria que vcs viessem pra ca em Mongaguá litoral,pra eu aprender a pedalar,esse é meu maior sonho,mas só vejo que vcs anjos da bike só vão em lugares longe ,lugares esses que nem conheço.E tbm eu ja tenho 62 anos acho que nunca vou aprender msm assim obgda bjs.meu nome é Nena Sanches

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • William

    Ow, eu tenho 26 anos e nunca aprendi a andar.
    Pessoal de FOrtaleza podia me dar uma força,
    posso comprar uma bike, mas nem mesmo sei qual comprar,
    vamos me ajudem nessa minha realização pessoal.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Lucia Boonstra

    Tenho 57 anos e quero aprender a andar de bicicleta.
    Moro no Condominio Mansões Colorado em Sobradinho, Df.
    Espero resposta.
    Um abraço,
    Lucia.

    Thumb up 2 Thumb down 1

  • Simone

    Eu tenho 31 anos, meu sonho é aprender, pois meu esposo anda de bike todos os dias e meu filho de 1 ano e meio, vai na cadeirinha com ele. Fico triste porque tenho vontade, inclusive por ser atividade física, estou sedentária e aprender andar de bicicleta, vai me ajudar. Meu sonho é andar de bicicleta, espero que eu consiga.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Daniel

    Alguma dica de algo similar pra homens em Porto Alegre?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Jefferson Aquino

    Tenho 42 anos, moro no Rio de Janeiro e gostaria muito de aprender a andar de bicicleta. É incrível a quantidade de pessoas que também não sabem. Pois agora resolvi perder a vergonha e procurar alguém que possa me ensinar. Tem alguma oficia no Rio? como posso fazer contato?

    Desde já agradeço.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • zilda s dos santos

    QUERO aprender andar de bicileta sp centro

    Thumb up 0 Thumb down 1

  • Junior

    Obrigado, Willian!! Mas somente para informar, eu gostaria de fazer esse pedido nesse mês, no dia do aniversário dela: 24 de janeiro!! Abraços!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Junior

    Pessoal, tudo bem? Eu preciso da ajuda de vocês para algo especial! Encontrei o site em uma busca no Google pois vi em vocês uma saída para meu noivado. Isso mesmo: pretendo pedir minha namorada em casamento! Ela não sabe andar de bike e achei muito boa a iniciativa de vocês. Acho que a ideia de fazer esse pedido relacionado com “ensinar minha namorada a andar de bicicleta” seria bem original e de um romantismo sutil bem bonito! Enfim, se vocês puderem me ajudar nessa “empreitada”. Seria interessante se fizéssemos isso aos poucos, sei lá… algo como se no momento em que ela aprendesse a andar sozinha eu aparecesse com as alianças. Alguma coisa nesse sentido. Onde e quando será o próximo encontro de vocês? Abraço!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • juliana

    eu gostaria de aprender a andar de bicicleta em belo horizonte, tem algum lugar?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • oziane souza

    oi queridas… aqui em manaus há algum grupo em que eu possa participar e aprender a andar de bicicleta!!! abs

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • zilda s dos santos

    EU fequi muto feliz saber que tem lugar que encina adutos eu quero como fazer p participar?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Eliane

    Tenho 49 anos e aprendi há sete meses, aqui no Rio, com o pessoal do Caminhos da Terra. Não achei nada fácil — depois do pacote de quatro aulas, fiz uma a mais para tentar me sentir um pouco mais segura. Comprei uma bicicleta um mês depois, para não desistir. Pedalo sempre nos fins de semana, levei vários tombos no início, mas hoje já consigo passear nas ciclovias. Andar no trânsito, nem pensar. Sinto falta de interlocução. Por exemplo, tenho a maior dificuldade nas curvas fechadas. Isso tem a ver com inabilidade de iniciante, com o fato de minha bike ser uma dobrável, Blitz City, que dizem ser muito instável, ou por que, depois de determinada idade, tudo é difícil, mesmo? Como todo mundo sabe andar de bicicleta desde criança, é difícil compartilhar essas coisas. Talvez eu pare com a minha bicicleta na pracinha e troque umas ideias com a garotada que acabou de sair das rodinhas!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Willian Cruz

    Bike Anjo e Pedalinas estão fazendo uma oficina mensal, gratuita, para ensinar a andar de bicicleta. Veja as datas para 2012: http://vadebike.org/2012/02/aprenda-a-andar-de-bicicleta-depois-de-adulto-com-bike-anjo-e-pedalinas/

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Fernanda

    Ola, adorei achar vocês aqui! Meu sonho é aprender andar de bicicleta, tenho 31 anos e nenhum equilíbrio……..rs. Podem me ensinar? No primeiro domingo de abril poderei começar.
    Grata……………………….Fernanda.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • sueli brosco

    Eu so consigo andar de bike no estacionamento de um hiper mercado, sinto muito medo de cair ,tenho 50 anos , nunca tive uma bike, ganhei do meu marido, ele desce a serra de bertioga de bike eu morro de vontade de pedalar sem medo , porem , nao consigo

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Victoria

    Eu tenho 12 anos, e nao consigo andar de bike,queria q alguem me ajuda_se..//

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • william

    gostaria muito de contar com o apoio de vocês nesta empreitada pois ate o momento nao sei andar de bike e estou aguardando parceiros para o apoio e até mesmo nos incentivarmos juntos a mais esse dsafio!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Damiana

    Olá! Fiquei muito feliz em ver uma iniciativa assim! Quando era pequena meu pai me deu uma bicicleta, mas não era muito didático. Quando estava soltando as rodinhas eu caí feio e ele disse que eu era burra e que jamais aprenderia.A bicicleta foi vendida. A dor da queda feia, a vergonha, tudo aquilo que disse me traumatizou. Eu às vezes vou ao parque só para ver as pessoas andando, acho tão lindo! Tão livre! Eu mudei meu estilo de vida totalmente para trabalhar mais perto de casa e ter uma vida menos parada no trânsito. Uma bicicleta me daria uma mão enorme para ir a alguns lugarer e o desejo interno de aprender ainda existe. Será que eu consigo? Tenho muita vontade. E acho que depois de adulta consigo superar melhor minhas falhas, pois agora moro sozinha, sou independente desses julgamentos familiares…. Vocês poderiam me ajudar? Se aprender a andar direitinho, também gostaria de dicas para andar na rua, porque aqui em SBC ciclovia ainda é um sonho. Obrigada!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Willian Cruz

    Mariana, Sandra e demais interessadas, desculpem não termos trazido informações antes, mas estávamos esperando ter algo positivo para comunicar a vocês.

    Agora Bike Anjo e Pedalinas têm uma oficina mensal, vejam aqui: http://vadebike.org/2012/02/aprenda-a-andar-de-bicicleta-depois-de-adulto-com-bike-anjo-e-pedalinas/

    Participem e depois nos contem como foi! 🙂

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Mariana

    Sandra eu tô esperando resposta até hoje e nada…:(

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • sandra regina dos santos

    Estou de férias e eu e minha mãe gostaríamos de aprender a andar de bicicleta.
    Quando é que as “Pedalinas” farão uma nova oficina ?
    Grata Sandra.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Mariana

    Oi, quando vai ter aula pra adultos leigos de novo agora em 2012??Queria aproveitar as férias de janeiro!!Mandei e-mail mas ninguém responde!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Leo Barbosa

    Rozane,
    Você aprendeu com as pedalinhas?????
    Abços

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Rozane

    olá,conheço a G3.

    Aprendi com 34 anos eu tinha medo até de olhar para a bike.
    Hoje pedalo tranquilamente.
    Aprendi em duas aulas.
    4121-9998

    Thumb up 1 Thumb down 3

  • Leo Barbosa

    Oiê!!!

    Nossa! Vi o blog agora e estou com os olhos brilhando! E é assim que eu me sinto sempre que vejo alguém passar por mim pelando. Comprei a minha em Dezembro mas ainda não aprendi. Tem sempre alguém olhando… sei lá.

    Será que aos 39 eu ainda posso? Penso que sim, mas sozinha é muito difícil.

    Linda iniciativa

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Guilherme

    Dabid Byrne já disse que esta é uma revolução liderada pelas garotas. O que os homens fazem é seui-las.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Fabricio Semmler

    “Ganhar as ruas”

    Exatamente a expressão que pensei quando caiu a ficha de que eu estava pedalando no asfalto pela primeira vez. E em seguida “liberdade” também. O que seria isso, inconsciente coletivo? Ou é apenas a sensação que a bicicleta proporciona mesmo?

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Ninalikes

    Lembrando que a oficina APRENDA A PEDALAR deste domingo é MISTA! Meninos e meninas aprendendo juntos!

    Domingo (31) a partir das 15h na Praça Vegana. Logo mais tem flyer e mais informações no blog das Pedalinas <3

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Marcello Ruivo

    Essas damas mulheres estão de brincadeira séria. Conheci a Ciclofemini e fiquei encantado. Agora vem vcs. Essa revolução pelas frentes femininas.
    Como disse a Claudia. As mulheres medem um índice de desenvolvimento.
    Minha cognição antropológica borbulha.
    Voce acha que poderia aplicar o mesmo principio com Homens adultos que “coalharam” no tempo com relação a “pegada” da bike em trânsito ?
    Teriamos assim, mais contingente humano ?
    Me ajude pensar nisso se quiser.
    Boa luz a vcs.
    Fiquei fascinado pela Claudia Franco.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Aline Cavalcante

    A nossa proxima oficina será esse domingo, dia 31, na Praça Vegana (em frente à frutaria, na esquina da Angélica), a partir das 15h. Logo logo informações no blog das Pedalinas =)

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Esther

    Fico super honrada com a menção, e torço demais para incentivar outras pessoas a ganharem as ruas!
    É sempre possível, o importante é deixar a vergonha ou o orgulho de lado e se jogar, sempre tem alguém pra apoiar.

    Queria registrar que hoje, com a ajuda de um Bike Anjo, fui pedalando pro serviço pela primeira vez (de muitas que virão!). São mais ou menos 13km por percurso, e está sendo uma delícia, não vejo a hora de voltar pra casa! Trânsito? Ônibus cheio e demorado? Pff. HAHAHA

    Beijos e abraços, obrigada a todxs xs envolvidos na minha conquista, todo o mérito a vocês!

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 6

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>